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Representações femininas na mídia de negócios brasileira

Resumos

Esta pesquisa consiste em uma análise das representações femininas em duas revistas populares de grande circulação no mundo dos negócios. Foram utilizadas técnicas de análise do discurso e de crítica fotográfica mediante as quais se procurou observar as diferentes apresentações das imagens femininas nas revistas selecionadas, indo além da superficialidade da leitura casual e, com o olhar atento aos detalhes, investigando as formas mais veladas de discriminação e preconceito no mercado de trabalho. Para tanto, analisou-se a história do trabalho da mulher ao longo dos anos, as mudanças ocorridas nos papéis sociais dos gêneros e a importância da mídia na construção, desconstrução e difusão de valores sociais. Os resultados obtidos permitiram a construção de uma classificação das principais representações sociais da mulher nas revistas pesquisadas.


This research consists in an analysis of feminine representations in two popular maga zines of great circulation in the businesses world. Techniques of Discourse Analysis and photographic critic were used by which it was tried to observe the different feminine images' presentations in the selected magazines, going beyond the casual reading superficiality and, with an attentive glance to details, investigating the most veiled forms of discrimination and prejudice in the job market. For so much, it was analyzed the history of the woman's work along the years, the changes happened in the social papers of genders and the importance of the media in the construction, deconstruction and diffusion of social values. The obtained results allowed the construction of a classification of the woman's main social representations in the researched magazines.


ARTIGOS / ARTICLES

Representações femininas na mídia de negócios brasileira

Marlene Catarina de Oliveira Lopes MeloI ; Mônica Carvalho Alves CappelleII; Giselle de Souza MagesteIII; Maria José Menezes BritoIV

IUFMG/CEPEAD/NURTEG

IIUFMG/CEPEAD/NURTEG

IIIUFMG/CEPEAD/NURTEG

IV UFMG/CEPEAD/NURTEG

RESUMO

Esta pesquisa consiste em uma análise das representações femininas em duas revistas populares de grande circulação no mundo dos negócios. Foram utilizadas técnicas de análise do discurso e de crítica fotográfica mediante as quais se procurou observar as diferentes apresentações das imagens femininas nas revistas selecionadas, indo além da superficialidade da leitura casual e, com o olhar atento aos detalhes, investigando as formas mais veladas de discriminação e preconceito no mercado de trabalho. Para tanto, analisou-se a história do trabalho da mulher ao longo dos anos, as mudanças ocorridas nos papéis sociais dos gêneros e a importância da mídia na construção, desconstrução e difusão de valores sociais. Os resultados obtidos permitiram a construção de uma classificação das principais representações sociais da mulher nas revistas pesquisadas.

ABSTRACT

This research consists in an analysis of feminine representations in two popular maga zines of great circulation in the businesses world. Techniques of Discourse Analysis and photographic critic were used by which it was tried to observe the different feminine images’ presentations in the selected magazines, going beyond the casual reading superficiality and, with an attentive glance to details, investigating the most veiled forms of discrimination and prejudice in the job market. For so much, it was analyzed the history of the woman’s work along the years, the changes happened in the social papers of genders and the importance of the media in the construction, deconstruction and diffusion of social values. The obtained results allowed the construction of a classification of the woman’s main social representations in the researched magazines.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
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