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Organizações & Sociedade, Volume: 20, Número: 67, Publicado: 2013
  • Editorial

    Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da; Andrade, José Célio Silveira
  • Executivos e smartphones: uma relação ambígua e paradoxal

    Borges, Ana Paula; Joia, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    Fundamentado em abordagens teóricas relativas à existência de paradoxos associados ao uso de artefatos tecnológicos, este artigo procura identificar a existência de paradoxos associados ao uso diário de smartphones pelos executivos brasileiros. O método de estudo de caso único foi aplicado analisando-se uma companhia brasileira atuante no setor farmacêutico, a qual tem por política fornecer smartphones a seus executivos seniores. Os dados foram coletados por meio de questionários desenvolvidos a partir dos paradoxos identificados na literatura, os quais foram respondidos por 14 executivos da companhia em questão, entrevistas em profundidade conduzidas com cinco desses executivos e análise de e-mails enviados pelos respondentes via smartphones por um dado período de tempo. Após a consolidação e análise dos dados obtidos verificou-se que dois paradoxos se mostraram fortemente associados ao uso de smartphones pelos executivos em questão, i.e. continuidade vs. assincronicidade e autonomia vs. vício. Além disso, três outros paradoxos se mostraram moderadamente associados ao uso de smartphones pelos executivos em questão, i.e. liberdade vs. escravidão, dependência vs. independência e planejamento vs. improvisação. Ao final, as implicações e limitações desta pesquisa são apresentadas.

    Resumo em Inglês:

    Based on theoretical approaches concerning the existence of paradoxes associated with the use of technological appliances, this article seeks to identify the existence of ambiguities in the day-to-day use of smartphones by Brazilian executives. The single representative case study method was applied, by analysing a Brazilian company within the pharmaceutical sector, which has a policy of providing smartphones to its senior executives. Data were collected from: questionnaires filled out by fourteen executives of the company in question; in-depth interviews conducted with five of these executives and e-mails sent by them via smartphones over a given period of time. After consolidation and analysis of the data obtained, it was seen that two paradoxes were strongly related to the use of smartphones by the executives in question, namely: continuity vs. asynchronicity and autonomy vs. addiction. Furthermore, three other paradoxes were moderately associated with the use of smartphones by the executives in question, namely freedom vs. enslavement, dependence vs. independence, and planning vs. improvisation. Lastly, the implications and limitations of the research are set forth.
  • Uma análise dos estudos sobre o feminino e as mulheres na área de administração: a produção científica brasileira entre 2000 a 2010

    Souza, Eloisio Moulin de; Corvino, Márcia de Mello Fonseca; Lopes, Beatriz Correia

    Resumo em Português:

    Este artigo consiste em analisar bibliograficamente as produções científicas, publicadas entre os anos de 2000 a 2010, que tiveram como tema central o feminino e a mulher em seis das principais revistas da área de administração no Brasil. Os periódicos pesquisados foram: Cadernos EBAPE, Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração de Empresas, Revista de Administração Mackenzie, Revista Organizações & Sociedade e Revista de Administração da Universidade de São Paulo. Os mesmos foram agrupados em três áreas temáticas, seguindo-se os critérios de Análise de Conteúdo. Conclui-se que a maioria dos artigos analisados aproxima-se dos movimentos feministas liberais e radicais. Apenas um artigo tem proximidade com o pós-estruturalismo e o pós-colonialismo. Contudo, não se pode afirmar que os artigos são representantes ideais destas correntes. Por fim, há carência de pesquisas que relacionem o feminino com questões de classe e raça, bem como estudos que pesquisem feminino em homens.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is a biographical analysis of the scientific publications between the years 2000 to 2010 which had as central theme the feminine and women in six major journals in the field of management in Brazil. The journals surveyed were Cadernos EBAPE, Revista de Administração Contemporânea, Revista de Administração de Empresas, Revista de Administração Mackenzie, Revista Organizações & Sociedade e Revista de Administração da Universidade de São Paulo. They were grouped into three thematic areas, following the criteria of content analysis. It is concluded that most of the articles analyzed approaches of liberal and radical feminist movements. Only one article has proximity to post-structuralism and post-colonialism. However, we cannot say that the articles are ideal representatives of these currents. Finally, there is a lack of research that relate class and race to feminine's issues, as well studies that search feminine in men.
  • Movimento sensual: um estudo da narrativa mitológica na publicidade de uma marca de moda praia

    Souza, Ildembergue Leite de; Leão, André Luiz Maranhão de Souza

    Resumo em Português:

    No mercado atual, pautado pelo consumo simbólico, as marcas são canais de autoexpressão para a construção de identidades e têm um papel transformador na sociedade, pois produzem e consomem significados localizados entre o mundo culturalmente construído e o consumidor. A marca é construída coletivamente pela ação de vários agentes, inclusive a publicidade, que tem no mito uma valiosa fonte para a produção de sentido. Baseado na semiologia barthesiana, este estudo qualitativo interpretativista procurou responder como o mito reproduzido na publicidade opera a significação da Movimento, marca com apelo simbólico. A análise do corpus de pesquisa, composto por anúncios de publicidade impressa, revelou a presença de oito mitos que, juntos, sugerem uma associação da marca com a metanarrativa da sensualidade. No texto, são discutidas as reflexões teóricas acerca deste achado e as implicações para a academia e a prática de marketing, além de indicações para futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    In today's market, guided by symbolic consumption, brands are channels of self-expression for the identity construction and have a transformative role in society, once they produce and consume meanings located between the culturally constructed world and the consumer. The brand is built collectively by the action of various agents, including advertising, that has in the myth a valuable source for the production of meaning. Based on Barthesian semiology, this interpretive qualitative study sought to answer how the myth played in advertising operates the meaning of Movimento, a brand with symbolic appeal. The research corpus analysis, consisting of print advertising ads, revealed the presence of eight myths that, together, suggest an association between the brand and the metanarrative of sensuality. In the text, we discuss the theoretical reflections on this finding and the implications for marketing academy and practice, as well as directions for future research.
  • Compreensão do desenvolvimento sustentável em contextos organizacionais a partir do estabelecimento de tipos ideais

    Munck, Luciano; Borim-de-Souza, Rafael

    Resumo em Português:

    Por meio das discussões e reflexões teóricas desenvolvidas neste artigo almeja-se atender ao objetivo de propor tipos ideais para orientar o desenvolvimento sustentável. Tal intento é justificado pelo entendimento de que as organizações têm suas respectivas racionalidades de gestão influenciadas pelos diferentes territórios a que pertencem. Isso torna o conhecimento das especificidades sociais, culturais, ambientais e econômicas destas localidades uma necessidade para a abordagem e a coerente gestão das múltiplas facetas do desenvolvimento sustentável. A proposição de tipos ideais visa a suprir o processo decisório organizacional com informações substanciais precedentes às decisões pontuais que se alinhem a um desenvolvimento sustentável. Sua elaboração passou por uma contextualização teórica oriunda das características dos Modelos Heurísticos propostos por Ramos (1983), as quais foram complementadas por contribuições pontuais extraídas da Sociologia Weberiana (WEBER, 1964, 1968) e enriquecidas pela indicação dos níveis de existência dos seres humanos (GRAVES, 1970, 1974) e dos níveis de representatividade das organizações (BECK ;COWAN, 1996) predominantes em cada uma das configurações teóricas estabelecidas. Ao longo do artigo essas bases teóricas foram relacionadas e sintetizadas em três tipos ideais de desenvolvimento sustentável: o modelo arcaico de desenvolvimento sustentável, o modelo de transição do desenvolvimento sustentável e o modelo atualizante do desenvolvimento sustentável. Esses modelos demonstraram consistente potencial para subsidiar decisões e conclusões sobre limites, possibilidades e desafios para melhor compreender o desenvolvimento sustentável em contexto organizacional.

    Resumo em Inglês:

    This article was developed with the objective of proposing ideal types to the orientation of the sustainable development. This purpose is presented because the managerial rationalities of the organizations are influenced by the territories where they are. The knowledge of the social, cultural, environmental and economic specificities of these places becomes needed to a better sustainable development management. The proposition of the ideal types aims to contribute to the decisions which are made in the organizations with coherent informations to a sustainable development. The contextualization of the ideal types counted with the following references: specific contributions of Weber's Sociology (WEBER, 1964, 1968), the Heuristic Models of Ramos (1983), the individuals' levels of existence indicated by Graves (1970, 1974) and the organizations' levels of representativeness studied by Beck and Cowan (1996). Through the relations between these references it was proposed three ideal types of sustainable development: the archaic model of sustainable development, the transition model of sustainable development and the actualizing model of sustainable development. These ideal types present consistent potential to help organizations in decisions about limits, possibilities and challenges of working with and for the sustainable development in a managerial context
  • Mercado regulado de carbono no Brasil: um ensaio sobre divergências contábil e tributária dos créditos de carbono

    Souza, André Luis Rocha de; Alvarez, Guineverre; Andrade, José Célio Silveira

    Resumo em Português:

    Este trabalho pretende discutir as divergências contábeis e tributárias das Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) no mercado regulado de carbono no Brasil, apontar suas lacunas e fragilidades, apresentar pontos de reflexão para a criação de um marco regulatório e de classificação contábil das RCEs, sugerindo um arranjo institucional neste sentido. Para alcance desses objetivos realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental que propiciou o desenvolvimento de um quadro conceitual de análise. As evidências apontaram que o mercado regulado de carbono no Brasil carece de normatizações, gerando uma diversidade de classificação e registro contábil dos créditos de carbono. Tende-se ao reconhecimento destes como estoques, uma vez que os benefícios financeiros gerados com suas vendas podem ser contabilizados como fator de redução dos custos de produção da empresa. Sob a ótica tributária, pairam ainda dúvidas quanto ao enquadramento das receitas dos créditos de carbono transacionados com o exterior, dada a indefinição de sua natureza jurídica. Por fim, sugere-se um arranjo institucional visando estabelecer diretrizes para regulamentação do setor no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This paper seeks to discuss accountancy and tax discrepancies related to Certified Emission Reductions (CERs) in Brazil's regulated carbon market, highlighting the gaps and weaknesses, presenting points to be considered in the creation of a regulatory framework and an accounting classification for CERs, and recommending an institutional arrangement to this effect. Bibliographic and documentary research was conducted in order to achieve these objectives, which led to the development of a conceptual framework for analysis. Evidence suggests that the regulated carbon market in Brazil lacks norms, creating diversity in the classification of and accounting for carbon credits. There is a tendency to recognize them as stock, since any financial benefits accrued by their sale may be accounted as a factor in reducing a company's production costs. From a tax perspective, questions remain about the revenue framework for carbon credits traded with foreign countries, given their lack of a legal definition. Finally, we establish a institutional arrangement to set out guidelines for the regulation of the sector in Brazil.
  • Possibilidades de dar sentido ao trabalho além do difundido pela lógica do Mainstream: um estudo com indivíduos que atuam no âmbito do movimento Hip Hop

    Bispo, Danielle de Araújo; Dourado, Débora Coutinho Paschoal; Amorim, Mariana Fernandes da Cunha Loureiro

    Resumo em Português:

    Este artigo foi movido pelo propósito de estudar o sentido que indivíduos envolvidos com a cultura Hip Hop atribuem ao trabalho. O referencial teórico explora os vários sentidos que o trabalho adquiriu, principalmente na contemporaneidade. Adotou-se uma abordagem qualitativa de investigação, optando-se pela história oral como método de pesquisa. A escolha dos dois indivíduos foi baseada no critério de informantes-chave. Utilizou-se a análise de conteúdo, comparando-se os dados obtidos com os ethos desenvolvidos por Bendassolli (2007; 2009) sobre o sentido do trabalho na sociedade contemporânea. O sentido do trabalho para os entrevistados fundamenta-se, sobretudo, no ethos romântico-expressivo. Porém, é importante deixar em evidência que no decorrer da vida, esses indivíduos circularam em mais de um ethos ou foram a eles expostos.

    Resumo em Inglês:

    This article explores the meaning that individuals involved with the Hip Hop attach to their work. The theoretical framework explores the meanings that work has acquired through history, especially in contemporaneity. A qualitative approach for investigation was adopted, with oral history as the major method of research. The selection of interviewees was based on the key informants' criterion. The data was analyzed through content analysis. Results obtained from this analysis were compared with the ethos developed by Bendassoli (2007; 2009) about the meaning of work in contemporary society. The conclusion reached was that the meaning of work for the respondents is based on a romantic-expressive ethos. It is important to clarify that throughout life these individuals experienced or were exposed to more than one ethos.
  • Free Float e valor de mercado corporativo: um estudo do período de 2001 a 2010

    Caixe, Daniel Ferreira; Matias, Alberto Borges; Oliveira, Sonia Valle Walter Borges de

    Resumo em Português:

    No Brasil, em geral, a estrutura societária das companhias é caracterizada por sua elevada concentração. Nessa situação, a função do modelo de governança corporativa deixa de ser a resolução do conflito de agência entre administradores e acionistas, passando a representar a mitigação do choque de interesses entre acionistas controladores e minoritários. Na literatura acadêmica, ainda não há um consenso sobre a relação entre a estrutura de propriedade e controle e o desempenho corporativo. Destarte, o presente artigo teve como objetivo averiguar se o free float impactou sobre o valor de mercado corporativo no Brasil, ao longo dos anos de 2001 a 2010. Para tanto, foi utilizada uma amostra composta por 236 empresas brasileiras não financeiras de capital aberto, somando 1190 observações. Foram empregados modelos dinâmicos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico (MMG-Sis). Os resultados apontaram que o free float total não apresentou relação com as variáveis dependentes. Todavia, o percentual de ações com direito a voto em circulação no mercado impactou positivamente sobre o Q de Tobin e o Valor da Empresa sobre o Ativo Total.

    Resumo em Inglês:

    In Brazil, in general, ownership structure of companies is characterized by its high concentration. In this situation, the role of corporate governance model is no longer resolving the agency conflict between managers and shareholders, but represent the mitigation of clash of interests between controlling and minority shareholders. In academic literature, there is still no consensus on the relationship between ownership and control structure and corporate performance. Thus, this study aimed to determine if the free float has impacted on corporate market value in Brazil, over the years of 2001 to 2010. For this purpose, a sample of 236 Brazilian non-financial publicly traded companies was used, counting 1190 observations. Dynamic models of multiple linear regression were employed, estimated by System Generalized Method of Moments (GMM-Sys). The results indicated that total free float was not associated with dependent variables. However, the percentage of voting shares outstanding available for trading in the market had a positive impact on Tobin's Q and Firm Value over Total Assets.
  • A reconstrução da carreira em ambientes de trabalho em transformação

    Duarte, Márcia de Freitas; Silva, André Luis

    Resumo em Português:

    Este artigo teve por objetivo compreender como os funcionários que vivenciaram, no ano de 2006, a operação de aquisição da instituição financeira internacional em que trabalhavam, por outra nacional, conseguiram reconstruir suas carreiras frente à situação vivenciada. A pesquisa é qualitativa, descritiva, apresentando corte temporal seccional com perspectiva longitudinal. Os dados foram produzidos junto aos funcionários remanescentes, por meio de entrevistas semiestruturadas e interpretados à luz da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os impactos gerados no ambiente de trabalho emergiram como gatilhos que desencadeiam novos ciclos de carreira, de modo que os funcionários reconfiguraram o significado da situação, encontrando maneiras de repensar seus objetivos e metas, ao usarem estratégias de enfrentamento frente à operação de aquisição.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to understand how the employees who faced, in 2006, a process of acquisition of a financial institution where they were employed by a national one, managed to rebuild their careers in this experienced situation. This is a qualitative and descriptive research which also presents a cross sectional cut and longitudinal perspective. Data were produced through interviews with remaining employees and interpreted using the content analysis technique. The results showed that the impacts emerged in the workplace acted as triggers to new career cycles. Using coping strategies against the process of acquisition, the employees reconfigured the meaning of the situation, finding ways to rethink their goals and objectives.
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