Acessibilidade / Reportar erro
Organizações & Sociedade, Volume: 28, Número: 97, Publicado: 2021
  • Impacto Educacional da Pesquisa Editorial

    Bispo, Marcelo de Souza; Davel, Eduardo Paes Barreto

    Resumo em Português:

    Resumo Pensar os impactos da pesquisa acadêmica na educação é pensar de forma dinâmica: a educação afeta as formas de pesquisar (do ponto de vista da educação formal), assim como é afetada pelos resultados da pesquisa, que são pouco previsíveis e percebidos devido às constantes negociações entre os atores sociais em suas socializações cotidianas, em contextos diversos. A educação em administração (formal, não formal e informal) afeta e é afetada por visões conflitantes de mundo, produzidas dentro da própria área de administração. Nela, o impacto “benéfico” não se restringe a uma questão orientada prioritariamente por aspectos econômicos, instrumentais e financeiros, mas abrange um entendimento negociado de mundo que caminhe em direção ao bem comum. Toda pesquisa deve se preocupar com seu poder de afetar a visão e a prática educacional, de forma direta ou indireta. Como essa preocupação pode se tornar perene e central na prática da pesquisa acadêmica?

    Resumo em Inglês:

    Abstract To think about the impacts of academic research on education is to think dynamically: education affects the ways of doing research (from the point of view of formal education) and is affected by research results that are little predictable and perceived due to constant negotiations among social actors in their daily socializations in different contexts. Management education (formal, non-formal and informal) affects and is affected by conflicting views of the world, which are produced within the field of management itself and whose impact as “beneficial” is not just a matter oriented primarily by economic, instrumental and financial aspects, but also for a negotiated understanding of the world that moves towards the common good. All research must be concerned with its power to affect educational vision and practice, directly or indirectly. How can this concern become perennial and central to the practice of academic research?
  • Sociomaterialidade e Análise Organizacional: da Retórica à Relevância Artigo

    Holz, Edvalter Becker

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio amplia o debate sobre a sociomaterialidade com uma crítica à atual agenda ontológica. Com base na literatura influente nas áreas de administração e estudos organizacionais, e sistemas de informação, apresenta-se o surgimento, o desenvolvimento, a consolidação e a popularização do debate sobre as relações entre o social e o material em organizações. Com base nessa trajetória, sugere-se que a atual agenda para uma ontologia sociomaterial constitui-se predominantemente por meio de usos retóricos da noção de ontologia. A relevância desta+ contribuição reside em questionar o suposto desenvolvimento de uma ontologia capaz de fundir o social e o material, descrevendo e exemplificando suas estratégias retóricas: aleatoriedade autoral, centrifugação teórica e procrastinação conceitual. Conclui-se que é necessário retornar ao fenômeno relevante “no” debate do ponto de vista de sua trajetória: a difusão de novas tecnologias e as subsequentes implicações nos níveis organizacional e social. A principal implicação para pesquisas futuras é a adoção de ontologias pragmáticas visando restaurar a primazia do fenômeno sobre a ontologia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay expands upon the debate on sociomateriality with a critique of the current ontological agenda. Based upon the influential literature from the fields of management and organization studies, and information systems, it presents the emergence, the development, the consolidation and the popularization of the debate on the relations between the social and the material in organizations. Drawing on this trajectory, the paper suggests that the current agenda for a sociomaterial ontology is constituted predominantly through rhetorical uses of the notion of ontology. The relevance of this contribution lies in questioning the supposed development of a sociomaterial ontology, describing and exemplifying its rhetorical strategies: authorial randomness, theoretical centrifugation, and conceptual procrastination. It concludes that it is necessary to return to the phenomenon as relevant “in” the debate from the point of view of its trajectory: the diffusion of new technologies and the subsequent implications at the organizational and social levels. The main implication for future research is the adoption of pragmatic ontologies with the aim of restoring the primacy of the phenomenon over the ontology.
  • Gênero, Raça e Diversidade: Trajetórias Profissionais de Executivas Negras Artigo

    Coelho Júnior, Pedro Jaime de; Hein, Audrey Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Desde o início desse século a gestão da diversidade se apresenta como um importante tópico de estudos no campo de Administração no Brasil. Entretanto, pesquisas com foco na população negra ainda são escassas no país. A fim de contribuir para preencher essa lacuna, este artigo traz os resultados de uma investigação socioantropológica conduzida com o auxílio do método biográfico e etnográfico das trajetórias profissionais de duas gerações de executivas negras. As trajetórias foram analisadas a partir dos contextos sociais que as emolduraram, considerando gênero, raça e classe sob uma perspectiva interseccional. Os resultados revelam que os percursos de carreira da segunda geração foram construídos em um contexto social bem mais favorável; ele também evidencia, porém, que ainda estamos muito distantes da igualdade de gênero e raça no mundo corporativo brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since the beginning of this century diversity management has been present as an important topic of studies in the field Administration in Brazil. However, research on this topic that focuses on the Black population is still scarce. In order to contribute to fill this gap, this article brings the results of a socio-anthropological investigation conducted through the biographical method and ethnographic fieldwork on the professional trajectories of two generations of Black businesswomen. These trajectories were analyzed from the societal contexts that framed them and considering gender, race and class in an intersectional perspective. The results reveal that the career paths of the second generation were built in a much more favorable societal context. However, they also show that we are still very far from gender and racial equality in the Brazilian corporate world.
  • Lei Municipal de Incentivo à Cultura: Quais os Efeitos Inclusivos e Democráticos na Produção Cultural Local? Artigo

    Xavier, Wescley Silva; Baldez, Maria Aparecida Neves Azevedo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo analisar o efeito inclusivo e democrático da lei municipal de incentivo à cultura em Cataguases (MG), considerando fundamentalmente a promoção de cidadania e preservação identitária através da produção cultural. O acesso aos dados foi realizado a partir de entrevistas não estruturadas feitas com produtores culturais da cidade, sendo a análise procedida a partir de uma concepção marxista do discurso. Os resultados mostram que os projetos aprovados geram uma forma de centralização da produção cultural a nível local, que se caracteriza pela concentração dos recursos em grupos já estabelecidos e pelo distanciamento de grupos historicamente marginalizados. Além disso, esse quadro se agrava quando outras ações culturais são relegadas a fundações culturais da cidade, reforçando o caráter distintivo da cultura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyze the inclusive and democratic effects of municipal cultural incentives law in Cataguases, Minas Gerais, fundamentally considering the promotion of citizenship and identity preservation based on cultural production. Data were collected through non-structured interviews with Cataguases cultural producers and analyzed according to a Marxist notion of discourse. Our findings revealed that approved purposes lead to a form of centralization on cultural production at the local level, characterized by the concentration of resources on established groups and the detachment from historically marginalized groups. Moreover, this scenario is aggravated when complementary cultural actions are transferred to the city’s cultural foundations, reinforcing the distinctive character of culture.
  • Por Dentro do Campo: uma Narração Reflexiva dos Estudos Críticos em Políticas Públicas Artigos

    Boullosa, Rosana de Freitas; Peres, Janaina Lopes Pereira; Bessa, Luiz Fernando Macedo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva apresentar uma narração dos Estudos Críticos em Políticas Públicas ( Critical Policy Studies ) como uma escola de pensamento que se constrói, reflexivamente, dentro do próprio campo de estudos em políticas públicas, consolidando-o e pluralizando-o. Esta abordagem, embora pouco conhecida no Brasil, representa cada vez mais um caminho alternativo e consistente de estudos, que se distingue pela assunção da centralidade da linguagem como principal dimensão de análise nos processos de políticas públicas; pela escolha da interpretação como método; tendo os argumentos como principal material de pesquisa e o pós-positivismo como propósito. Metodologicamente, este artigo foi construído por meio de revisão narrativa da literatura, adotando, como ponto de partida, o fórum de discussão sobre “o que é crítico?”, publicado em 2016, pela Revista Critical Policy Studies e o próprio Handbook of Critical Policy Studies (Fischer, Torgerson, Durnová, & Orsini, 2016). Em cinco seções, narramos a conformação dos Critical Policy Studies passando, sobretudo, pelas abordagens interpretativista e argumentativa, buscando estabelecer diálogos férteis com analistas, burocratas, gestores e pesquisadores deste campo de estudos. Bem como com todos aqueles interessados em enfrentar os desafios da produção de outras narrativas e do desenvolvimento de novos processos de investigação e de ensino, com o objetivo de tornar os estudos em políticas públicas mais diversos e mais condizentes com a realidade brasileira. Concluímos que, paradoxalmente, a pluralidade – disciplinar, epistemológica, metodológica, teórica e temática – que caracteriza o desenvolvimento do campo de estudos em políticas públicas, no Brasil, ainda não se traduz, necessariamente, em políticas públicas mais participativas, inclusivas e democráticas. Nesse sentido, acreditamos que o esforço de contribuir para a introdução desta literatura no campo brasileiro não apenas pressupõe a adoção de uma postura de pesquisa crítico-reflexiva, como também representa um primeiro passo em direção à adoção de práticas mais democratizantes no campo das políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at presenting a narrative of Critical Policy Studies as a school of thought that is built, reflexively, within the Policy Studies field, consolidating and pluralizing it. This approach, although little known in Brazil, represents, increasingly, an alternative and a consistent path of studies, that distinguishes itself by assuming the centrality of language as an unit of analysis in policy processes; choosing interpretation as a method; taking the arguments as the main research material and post-positivism as its purpose. Methodologically, this article has been built through a narrative review of the literature and it adopted, as a starting point, the discussion forum on “what is critical?”, published in the Critical Policy Studies Review (2016 edition), and the Handbook of Critical Policy Studies itself (Fischer, Torgerson, Durnová & Orsini, 2016). In five sections, we narrate the development of Critical Policy Studies School passing, mainly, through interpretative and argumentative approaches, seeking to establish fertile dialogues with analysts, bureaucrats, managers and researchers. As well as with all those interested in facing the challenges of producing other narratives and developing new research and teaching processes in this field of studies, with the objective of making the Policy Studies field more diverse and more consistent with the Brazilian reality. We conclude that, paradoxically, the plurality - disciplinary, epistemological, methodological, theoretical and thematic - that characterizes the development of the Policy Studies field, in Brazil, still falls short of meaning more participatory, inclusive and democratic public policies. In this sense, we believe that the effort to contribute to the introduction of this literature in the Brazilian Policy Studies field not only presupposes the adoption of a critical-reflexive research stance, but also represents a first step towards the adoption of increasingly democratizing practices in the Policy field.
  • A Incômoda Ausência do Espaço e da Espacialidade em Estudos da Estratégia como Prática Social: uma Agenda de Pesquisa Artigo

    Borges, Jacquelaine Florindo; Takahashi, Adriana Roseli Wünsch

    Resumo em Português:

    Resumo Neste ensaio teórico, nós analisamos como os estudos da estratégia, vista como uma prática social, se beneficiam de um diálogo com estudos da filosofia, sociologia e geografia sobre o espaço e conceitos correlatos: espacialidade, território, região e lugar. Esses estudos compõem um quadro epistêmico e teórico diverso. As ciências humanas e sociais promoveram duas viradas epistêmicas no final do século XX: a volta à prática e ao espaço. No campo da estratégia organizacional, a virada prática não foi acompanhada por uma virada espacial. O nosso objetivo é analisar a espacialidade da estratégia como prática e propor uma agenda de pesquisa que conecta a estratégia organizacional com temáticas que vão além do mundo dos negócios. Ainda, amplia as fronteiras para o estudo da estratégia como um complexo de práticas socialmente situadas de strategizing de uma pluralidade de atores que criam e transformam o espaço como multiplicidade: físico/material, cultural/simbólico, político/econômico e representado/narrado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this theoretical essay, we analyze how strategy studies, seen as social practice, benefit from a dialogue with studies of Philosophy, Sociology and Geography about space and associated concepts such as spatiality, territory, region and place. These studies compose a diversified epistemic and theoretical framework. Human and Social Sciences have promoted two epistemic changes in the late 20th century, namely: the return to practice and space. The practical turn in the organizational strategy field was not followed by spatial turn. The aims of the present study are to analyze the spatiality of strategy seen as practice and to suggest a research agenda to connect organizational strategy to topics that go beyond the business world. It has also expanded the frontiers of studies focused on investigating strategy as a complex of socially-situated strategizing practices implemented by a plurality of actors who create and transform space as multiplicity: physical / material, cultural / symbolic, political / economic, represented / narrated.
  • Escala de Competências Gerenciais em um Contexto de Gestão Pública: Desenvolvimento e Evidências de Validação Artigo

    Paz, Luísa Magalhães Coelho Ávila; Odelius, Catarina Cecília

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo teve o objetivo de desenvolver e apresentar evidências de validação para uma escala de domínio de competências gerenciais no contexto da gestão pública. O instrumento inicial para coleta de dados foi desenvolvido com base em análise da literatura, validação teórica e semântica por juízes, além de pré-teste. O questionário foi respondido eletronicamente por 447 profissionais, gestores e não gestores, pertencentes a diferentes entidades públicas estaduais de assistência técnica e extensão rural. O resultado da análise fatorial exploratória apresentou indícios de validade e confiabilidade, indicando trinta itens de competências que se agruparam em três fatores: contribuição para a estratégia, prestação de serviços públicos e gestão de equipe. Concluiu-se que as evidências apontam a validade da escala para medir o domínio de competências gerenciais, contribuindo para a evolução e maior confiabilidade nos estudos de administração. Além disso, as competências identificadas reforçam o papel dos gestores no alinhamento e gestão da estratégia organizacional, apontam para a existência de características comuns a gestores que atuam em diferentes organizações e demonstram a adequação do instrumento à realidade do setor público. Sugere-se a utilização da escala em outros contextos de pesquisa a fim de confirmar sua estrutura e potencial de generalização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of the study was to develop and present validation evidences for a managerial competence mastery scale in the context of public management. The development of the initial instrument for data collection was based on literature analysis, and on theoretical and semantic validation made by judges, in addition to a pre-test. The questionnaire was electronically answered by 447 professionals—managers and non-managers—that belong to different public companies that works at the state level, engaged in technical assistance and rural extension. The results of exploratory factorial analysis presented signs of validity and reliability, indicating thirty competency items that were grouped into three factors: contribution for strategy, public service rendering and team management. As conclusion, the evidence indicates the validity of the scale to measure the managerial competence mastery, contributing to the evolution of managerial studies and increasing the reliability thereof. Additionally, the identified competencies reinforce the role of the managers in the alignment and management of organizational strategy, they indicate the existence of common characteristics of managers that work in different organizations and also demonstrate the adequacy of this instrument to the public sector reality. Finally, the use of the scale is suggested in other research contexts in order to confirm its structure and generalization potential.
  • Mudança Institucional Gradual e Transformativa: a Atuação de Stakeholders e Coalizões de Defesa no Caso da Usina Hidroelétrica de Belo Monte Artigo

    Vieira, Diego Mota

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho analisou a atuação de stakeholders e coalizões de defesa em processos de mudança institucional gradual e transformativa a partir do estudo de caso da Usina Hidroelétrica de Belo Monte. Para tanto, procedeu-se à análise do conteúdo de notas taquigráficas de audiências realizadas no Congresso Nacional e de outros documentos de acesso público. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com roteiro semiestruturado junto a indivíduos envolvidos na história da usina. Logo, foi possível caracterizar os stakeholders contrários e favoráveis ao empreendimento segundo o grau de influência e o papel que desempenharam. Além disso, segundo o Advocacy Coalition Framework , verificou-se como os stakeholders constituíram três coalizões de defesa e empregaram estratégias de mudança institucional dos tipos substituição, conversão e por camadas segundo o Modelo de Mudança Institucional Gradual e Transformativa. As evidências empíricas indicam que a composição das coalizões pode determinar o tipo de mudança institucional e que essas, por sua vez, também podem resultar da aprendizagem entre as coalizões, como a incorporação de considerações socioambientais que alteraram a configuração do projeto original da usina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work analyzes the performance of stakeholders and advocacy coalitions in processes of gradual institutional change based on the case study of the Belo Monte hydroelectric power plant. The methodology adopts content analysis, using shorthand notes of hearings held in the National Congress, and other publicly available documents. In-depth semi-structured interviews were also conducted, collecting data from individuals involved in the history of the power plant. The study allowed to characterize stakeholders pro or against the enterprise, observing their degree of influence and the role played. In addition, the work used the Advocacy Coalition Framework to verify how stakeholders formed three advocacy coalitions and exerted the strategies of institutional change ‘displacement,’ ‘conversion,’ and ‘layering’ following the gradual and transformative institutional change model. Empirical evidence indicates that the composition of coalition members may determine the type of institutional change and that institutional changes can also result from learning among coalitions, as the incorporation of socio-environmental considerations that have altered the original design of the hydroelectric power plant.
  • Regulação Cultural, Indicação Geográfica e a (Re)Significação de um Queijo Artesanal Artigo

    Almeida, Simone de Lira; Paiva Júnior, Fernando Gomes; Guerra, José Roberto Ferreira; Medeiros, Janann Joslin

    Resumo em Português:

    Resumo Leis e normas podem provocar mudanças no processo produtivo de uma organização, as quais repercutem nos elementos tangíveis e simbólicos de seus produtos. Partindo desse pressuposto dos estudos culturais, buscamos compreender como a prática da regulação cultural por um grupo de pequenos produtores está (re)significando o queijo coalho produzido artesanalmente no Agreste de Pernambuco. Utilizamos a análise de discurso em entrevistas e documentos, tais como decretos e regulamentos que tratam da produção de laticínios no Brasil, bem como do processo de indicação geográfica, e compararmos os significados culturais emergentes em dois âmbitos de regulação: o privado e o público. Os resultados revelam que a leitura que o Estado faz do queijo de coalho artesanal tem sido justificada por um discurso de “qualidade”, tanto em nível estadual quanto federal. No entanto, a regulamentação instituída na esfera privada da Associação dos Produtores lança mão de argumentos diversos para construir o discurso da qualidade a respeito desse mesmo alimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Laws and norms can change the production processes of an organization, with repercussions for the tangible and symbolic composition of its products. Based on this assumption of Cultural Studies, we seek to understand how the practice of cultural regulation by a group of small producers is (re)signifying the rennet cheese produced artisanally in the Agreste region of the Brazilian state of Pernambuco. We use discourse analysis to analyze interviews and documents such as the decrees and regulations that deal with processing dairy products in Brazil, as well as those governing the process of Geographical Indication, and compare the cultural meanings that have emerged in two spheres of regulation: the public and the private. Findings reveal governmental characterization of artisanal rennet cheese has been justified by a discourse of “quality” at both the state and federal levels. However, the regulation put in place in the private sphere of the Producers Association makes use of different arguments to construct the discourse of quality with respect to the same food.
  • Narrativas de Trabalhadoras Rurais: a Construção da Subalternidade, os Espaços Hierarquizados e a Dominação Colonial Artigo

    Dornela, Fernanda Junia; Oliveira, Cintia Rodrigues de

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo geral desta pesquisa é analisar as heranças do colonialismo expressas nas narrativas de mulheres trabalhadoras rurais da cafeicultura na região do Cerrado Mineiro. É uma pesquisa qualitativa, cujo material empírico é composto por entrevistas narrativas realizadas com quatorze trabalhadoras rurais da cafeicultura dos municípios de Patrocínio, Carmo do Paranaíba e Monte Carmelo, no estado de Minas Gerais. O material empírico foi submetido à técnica de análise temática. Os resultados sugerem que as heranças do colonialismo são expressas nas temáticas identificadas da subalternidade construída, dos espaços hierarquizados e da dominação colonial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this research, our aim is to analyze how gender relations are manifested in the narratives of women rural workers, in coffee farming in the Cerrado Mineiro Region, in a post-colonial perspective. It is a qualitative research, the empirical material of which consists of narrative interviews conducted with 14 rural coffee workers in the municipalities of Patrocínio, Carmo do Paranaíba and Monte Carmelo, in the state of Minas Gerais. The empirical material was submitted to the thematic analysis technique. The results suggest that gender relations are expressed through inheritances of colonialism, which constitute the themes identified: (1) constructed subordination; (2) hierarchical spaces; and (3) colonial domination.
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br