Acessibilidade / Reportar erro

Predição da tensão de cisalhamento do solo em ambientes agrícola e natural do Cerrado brasileiro

O objetivo deste trabalho foi desenvolver modelos uni e multivariados para estimar a tensão de cisalhamento máxima (τmáx), sob diferentes tensões normais (σn), conteúdos de água (U) e manejos do solo. O estudo foi realizado em Latossolo Vermelho distrófico sob Cerrado (área controle) e sob os sistemas de plantio direto e convencional. Amostras indeformadas foram retiradas na camada de 0,00-0,05 m e submetidas a U e σn crescentes, durante ensaios de resistência ao cisalhamento. Os modelos uni e multivariados - respectivamente τmáx=10(a+bU) e τmáx=10(a+bU+cσn) - foram significativos nos três sistemas de manejo do solo avaliados e explicam satisfatoriamente a relação entre U, σn e τmáx. O solo sob Cerrado apresenta a maior tensão de cisalhamento (τ) estimada com uso do modelo univariado, independentemente do conteúdo de água do solo, enquanto o solo sob manejo convencional apresenta os maiores valores com o modelo multivariado, os quais estão associados a menores conteúdos de água nos limites de consistência do solo, nesse sistema de manejo.

limites de coesão; interação solo-máquina; resistência mecânica; pressão de pré-consolidação; compactação do solo; qualidade física do solo.


Embrapa Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento; Pesquisa Agropecuária Brasileira Caixa Postal 040315, 70770-901 Brasília DF Brazil, Tel. +55 61 3448-1813, Fax +55 61 3340-5483 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: pab@embrapa.br