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Ludoterapia de Criança com Síndrome de Asperger: Estudo de Caso1 1 Artigo derivado de pesquisa desenvolvida pelos autores no Curso de Especialização em Psicoterapias da Infância, promovido pelo Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Terapia de Juego con Niño con Síndrome de Asperger: Un Estudio de Caso

Este estudo objetivou discutir o processo psicoterapêutico de um menino de 12 anos de idade com Síndrome de Asperger, um transtorno global do desenvolvimento, atendido em um ambulatório de psicoterapia de um hospital público. Osetting terapêutico e a caixa lúdica tiveram que ser modificados e flexibilizados para atender às peculiaridades da criança. São discutidos o vínculo terapêutico e a importância de se manejarem as diferenças entre eu/não-eu para a terapia. Percebeu-se que o atendimento, adaptado às condições do ambulatório público, contribuiu para a capacidade de comunicação e de interação da criança, fato que aponta para a importância do debate sobre a psicoterapia psicodinâmica com esta população e formas de realizá-la.

Síndrome de Asperger; psicoterapia da criança; processos psicoterapêuticos


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