Acessibilidade / Reportar erro

Conflito e Triangulação Coparental, Regulação Emocional e Problemas Externalizantes em Adolescentes: Relações diretas e indiretas

Resumo

Dificuldades no exercício da coparentalidade reverberam em problemas externalizantes em adolescentes. Entretanto, há escassez no entendimento sobre mecanismos que medeiam essa relação. A regulação emocional apresenta-se como possível ligação entre esses construtos. O objetivo deste estudo foi testar um modelo estrutural no qual a desregulação emocional é mediadora entre coparentalidade e problemas externalizantes em adolescentes. Trata-se de estudo com delineamento quantitativo, transversal, explicativo. Contou com uma amostra de 229 adolescentes entre 11 a 18 anos, residentes no interior do Rio Grande do Sul. Foi utilizada modelagem de equações estruturais para testar a validade empírica do modelo teórico proposto. Os resultados forneceram evidências para o avanço do estudo das relações familiares e mecanismos explicativos no desenvolvimento de problemas externalizantes. Alguns domínios de desregulação emocional são mediadores da associação entre dimensões negativas de coparentalidade e problemas externalizantes. As relações diretas e indiretas entre as variáveis do modelo são analisadas e discutidas.

Palavras-chave:
distúrbios do comportamento; regulação emocional; relações familiares

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br