Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças geradas pela internet no cotidiano escolar: as reações dos professores

Changes produced by the internet in school life: teachers’ reactions

A Internet gerou novas formas de produção, divulgação e armazenamento de conhecimentos e informações, as quais têm provocado profundas mudanças nos processos pedagógicos tradicionais. A análise de 20 entrevistas realizadas com professores do ensino Fundamental e Médio de escolas particulares do Rio de Janeiro foi reveladora. Suas respostas, reações, comentários e atitudes indicam que tais mudanças os têm atingido profundamente e feito enfrentar dolorosos conflitos internos. Mesmo assim, eles estão conscientes de que precisam aprender a lidar com alguns dos novos fenômenos produzidos pela Internet, principalmente com o excesso, a superficialidade e a renovação constante de informações. Por isso mesmo estão: revendo os conceitos de informação e conhecimento; reformulando práticas pedagógicas tradicionalmente usadas na pesquisa escolar; tentando se adaptar às transformações na tradicional relação professor-aluno na qual antes eram poderosos e privilegiados transmissores de conhecimento; finalmente, alterando a própria concepção do que significa ser professor hoje.

Internet; Informação; Conhecimento; Professores; Conflitos Internos


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br