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Habilidades Sociais em Crianças e Adolescentes: Diferenças entre Surdos e Ouvintes

Resumo

A surdez repercute em dificuldades na identificação de elementos de desempenho social das outras pessoas. Este estudo teve como objetivo avaliar as habilidades sociais de crianças e adolescentes surdos e ouvintes e traçar um perfil discriminante sobre categorias de habilidades sociais. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, comparativo. Os participantes foram 122 surdos e ouvintes, 61 em cada grupo, com idade entre 7 e 16 anos. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e o Teste de Habilidades Sociais para Crianças e Adolescentes em Situação Escolar. Os resultados apontaram déficits nas habilidades sociais de crianças e adolescentes surdos quando comparados aos ouvintes. Os perfis de habilidades sociais discriminaram em favor dos grupos de ouvintes, com exceção do item Conversação e Desenvoltura Social, que discriminou em favor das crianças surdas. Considerou-se as diferenças comunicacionais e desenvolvimentais no decorrer da discussão. Salienta-se a necessidade de pesquisas com surdos para propor intervenções adaptadas a esta população

Palavras-chave:
habilidades sociais; distúrbios da audição; avaliação

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