Acessibilidade / Reportar erro

Dificuldades no relacionamento professor/aluno: um desafio a superar

Difficulties in teacher/student relationship: a challenge to be overcome

O relacionamento professor - aluno é um tema que vem sendo investigado, através de diferentes estratégias metodológicas. Este trabalho trata a questão a partir da visão dos atores que participam do processo de ensino e aprendizagem, tendo por base professores e alunos de uma 8ª Série, de uma escola estadual da região de Londrina, Paraná, que responderam a um questionário, elaborado com questões abertas. Um estudo comparativo entre as informações fornecidas pelos dois grupos de participantes elucida momentos de tensão e de entrosamento entre estes personagens que constroem e reconstroem vivências e experiências capazes de expor valores e modos de vida. A luta pela sobrevivência de objetos alvo da escola, a aprendizagem e o conhecimento, é de interesse de todos, que consciente ou inconscientemente, participam do processo em busca de um caminho harmônico de convivência e crescimento.

Relacionamento Professor/aluno; Fatores Intervenientes; Processo ensino-aprendizagem


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br