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Elaboração de Instrumentos Para Aferir Vergonha e Culpa em Adolescentes: Diferenças Empíricas Entre os Construtos

Vergonha e culpa são termos facilmente confundidos no cotidiano e muitas vezes usados como sinônimos. Embora sejam palavras com usos semelhantes, elas representam emoções morais teoricamente diferentes. Os objetivos deste estudo foram construir e validar instrumentos para avaliar vergonha e culpa e testar a independência empírica dos construtos. Participaram 580 estudantes de Ensino Médio de três Estados brasileiros, 55% do sexo feminino, média de idade 16,0 anos. Os participantes responderam a um questionário com perguntas sociodemográficas e escalas projetadas para este estudo para aferir vergonha e culpa. As escalas elaboradas apresentaram adequadas evidências de validade e fidedignidade. Um único fator foi extraído para aferir vergonha e para a culpa foram extraídos dois fatores (reconhecimento do erro e arrependimento). Os construtos mostraram-se correlacionados, mas independentes. Considera-se haver evidências suficientes para sustentar que vergonha e culpa são emoções com peculiaridades distintivas e são passíveis de serem aferidas com os instrumentos construídos neste estudo.

vergonha; culpa; adolescentes; construção do teste


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