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Docentes e Competência Midiática: Uma Experiência de Cidadania em Colômbia e Equador

Resumo:

Em um mundo cada vez mais saturado e infoxicado, a literacia mediática emerge como uma necessidade de filtragem eficiente da vasta quantidade de informação que consumimos. A presente pesquisa tem como objetivo analisar qualitativamente o grau de competência midiática dos docentes colombianos (cidade de Medellín) e equatorianos (cidades de Loja e Zamora) através da aplicação de uma taxonomia adaptada do modelo de competências mediáticas, que é constituído por seis dimensões e 12 indicadores. A mostra analisada foi composta por 654 docentes de 81 instituições públicas e privadas. Foi aplicado um instrumento de levantamento de dados com a finalidade de determinar o nível de competência midiática dos docentes por cada dimensão. Os resultados obtidos expressam um grau baixo e mediano de competência mediática, o que evidencia a necessidade de intervenções prioritárias a partir de trabalhos locais, regionais e internacionais que mobilizem cooperação científica, acadêmica e política para melhorar o desempeno de um grupo que deveria liderar a formação geral da cidadania.

Palavras-chave:
professores; pedagogia; televisão educativa; meios de comunicação; alfabetização

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