Acessibilidade / Reportar erro

A Participação de Crianças e Professora na Constituição da Brincadeira na Escola

Resumo

Considerando-se as relações brincadeira-desenvolvimento e a marginalização da brincadeira na escola, evidenciada em estudos anteriores, buscou-se analisar, neste estudo de caso, a participação de crianças e professora na constituição da brincadeira em uma pré-escola pública de Fortaleza. Foram adotados como procedimentos: observação da rotina da turma (composta por 24 crianças de baixa renda), entrevista semiestruturada, elaboração e explicitação de desenhos, história para completar, jogo simbólico e análise desse jogo e das brincadeiras vividas na escola, em parceria com as crianças. A análise dos dados construídos permitiu concluir que a brincadeira valorizada pela professora é aquela planejada e dirigida por ela objetivando a aprendizagem e o treino de habilidades. A brincadeira livre, valorizada pelas crianças, ela vê como “bagunça”. A ausência de reflexão crítica sobre a postura adultocêntrica da sociedade, somada à escassez de conhecimentos a respeito das relações brincadeira-desenvolvimento infantil, comprometem a qualidade do trabalho da professora.

Palavras-chave:
comportamento de brincar; educação infantil; formação de professores

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br