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Uma Revisão Sistemática Sobre o Efeito de Testagem na Aprendizagem

Recordar informações previamente memorizadas aumenta a retenção destas informações na memória, um fenômeno chamado “efeito de testagem”. O presente estudo objetivou selecionar e avaliar artigos sobre o efeito de testagem, a fim de verificar a extensão e importância desse fenômeno, trazendo os principais resultados de pesquisas recentes. Para isto, realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2006 e 2012, período em que houve um aumento expressivo na quantidade de publicações sobre este tema. A busca dos artigos foi desenvolvida nas bases de dados Web of Science, PubMed e PsycINFO. Os resultados, organizados quanto ao formato de teste (recordação e reconhecimento), indicaram que a realização de testes produz efeitos notavelmente benéficos para a retenção de memórias de longo prazo. Entretanto, uma explanação teórica referente aos processos cognitivos envolvidos neste fenômeno ainda precisa ser desenvolvida e testada uma vez que tal explicação possuiria importantes implicações para o desenvolvimento de práticas educacionais eficazes.

memória; recuperação da informação; aprendizagem


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