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Comparação por Sexo do Desempenho em Leitura de Escolares com Dislexia do Desenvolvimento

Resumo:

Este estudo objetiva comparar o desempenho dos escolares com dislexia entre os sexos feminino e masculino em provas de leitura de palavras e pseudopalavras, de compreensão de orações e textos. Participaram 48 escolares com dislexia do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental (8 a 12 anos de idade) de escola pública e particular divididos em: GI - 14 meninas e GII - 34 meninos. Foram aplicadas provas de avaliação de leitura de palavras e pseudopalavras, compreensão de orações e textos, das Provas de avaliação dos processos de leitura. Os resultados indicaram evidência de diferença por sexo nas provas de leitura de palavras de baixa frequência e compreensão de orações. Concluiu-se que a discussão sobre a diferença entre os escolares com dislexia por sexo pode ser relevante no contexto educacional, pois dentre as cinco variáveis estudadas, duas forneceram informações para levantar maior discussão sobre o tema, destacando a importância de mais estudos.

Palavras-chave:
aprendizagem; leitura; avaliação; dislexia; sexo

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