Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Número: 1, Publicado: 1991
  • Apresentação

  • A construção de uma proposta pedagógica para creches: uma trajetória de pesquisa em psicologia do desenvolvimento

    Ferreira, Maria Clotilde Rossetti; Carvalho, Mara Ignez Campos de; Rubiano, Márcia Regina Bonagamba; Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de

    Resumo em Português:

    Nossas pesquisas visam investigar alguns elementos mediadores da interação criança-meio baseadas em uma abordagem sócio-interacionista de desenvolvimento, a qual concebe a construção do conhecimento, da linguagem e da subjetividade se dando nas e pelas múltiplas interações que o indivíduo estabelece com outras pessoas, em ambientes organizados e estruturados pelos adultos conforme suas concepções sobre desenvolvimento e educação infantil. Alguns pontos básicos para a construção de uma proposta pedagógica para creches já foram sugeridos e exigem uma revisão do papel da recreacionista e dos profissionais de creche no desenvolvimento infantil.

    Resumo em Inglês:

    Our investigations aim to study some mediators of the child-environment interaction, based on a socio-interactionist approach which conceives the construction of knowledge, of language and of subjectivity as occurring by and through the interactions the individual establishes with other people, in a setting organized and structured by the adults according to their conceptions about child development and education. Some basic points have been raised for the construction of educational proposals for day care centers, which require a revision of the role of the caretaker and of day care professionals.
  • Ambientação à escola: atuação junto a um grupo de crianças iniciando o ciclo básico

    Machado, Vera Lúcia Sobral; Selegato, Maria Virgínia; Braga, Ana Lúcia de Abreu; Martinelli, Selma de Cássia

    Resumo em Português:

    Este é um estudo exploratório que descreve: um programa desenvolvido junto a crianças iniciantes no ciclo básico e algumas características comportamentais destas crianças nesta fase de transição ecológica. O programa envolveu uma atuação sobre o contexto ambiental visando a facilitação da ambientação das crianças à escola. Os resultados mostram dados favoráveis à proposta apresentada e novos estudos são sugeridos para maiores considerações.

    Resumo em Inglês:

    This is a preliminar study about a program applied to children attending elementary school first grade classes, and about some behaviord characteristics of these children in this ecological transition period. The program included an actuation on the environmental context aiming to facilitate children's adaptation to school. The results show that the proposal presented is suitable, and other studies are suggested to increase knowledge about this subject.
  • O fracasso escolar: uma explicação teórica

    Camargo, Dair Aily Franco de

    Resumo em Português:

    O que vamos expor neste artigo é o resultado de um levantamento sobre o fracasso escolar nas escolas públicas de Ribeirão Preto/SP, e, principalmente, o produto de nossas reflexões e esforços para explicar esses resultados, fundamendos-nos na teoria psicogenética.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents data collected on a survey about school failure in publics schools at Ribeirão Preto-SP. It describes mainly, our reflections and efforts to explain these results, grounded on psychogenetics theory.
  • Escolarização e representação do trabalho: mitos sem nexo? um estudo de caso

    Lopes, Ederaldo José; Bruns, Maria Alves de Toledo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é apresentar dados relativos à representação de trabalho por estudantes trabalhadores que estudam em curso noturno. Dezesseis estudantes da última série do primeiro grau responderam a um questionário e duas questões relativas ao trabalho foram analisadas. Uma análise qualitativa dos resultados mostrou que há uma tendência nítida em representar o trabalho como condição de sobrevivência. Ademais há um componente de prazer ligado ao trabalho. Fez-se uma discussão dos resultados, considerando o papel da escola, além de ideologia e cultura.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to present data about work image, by working students attending night courses. Sixteen students from elementary school final grades answered a questionnaire and two questions work-related were analysed. Qualitative analysis of results shows a strong trend to represent work as a condition of survival. There is also a work-related component of pleasure. Discussion of results considers the role of school, ideology and culture.
  • Didática no curso de pós graduação: uma contribuição para a transformação do fazer docente na universidade

    Casagrande, Lisete Diniz Ribas; Faleiros, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Trata-se do relato de uma experiência desenvolvida em cursos de pós-graduação, sobre o processo de investigação e desenvolvimento de um programa para a disciplina Didática Geral. Descreve: 1) o objetivo - transformação do fazer docente na Universidade; 2) o conteúdo - fundamentos teóricos do ensino superior e planejamento de ensino; 3) o método - "tomada de consciência e "micro-aulas". 4) a avaliação - diagnóstica, formativa e somativa.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the research and development process of a teaching plan for a post - graduate course called General Teaching Methods. The following items are presented: 1) the purpose - changing College ways of teaching; 2) the content - theoretical foundations of College teaching methods and teaching planning; 3) the ways of teaching - "awareness" and "micro-classes"; and 4) the evaluation-diagnostic, formative and summative.
  • O ensino da Psicologia Social: a opção preferencial pela concomitância teoria-prática

    Prette, Almir Del

    Resumo em Português:

    Este texto apresenta uma proposta de concomitância teoria-prática para o ensino da Psicologia Social e analisa as decisões de um professor relativas à sua implementação, descrevendo-se resumidamente os objetivos, conteúdos e procedimentos da disciplina. A proposta baseia-se em reflexões sobre conceito de aprendizagem na disciplina, sobre a necessidade de selecionar um referencial teórico, dada a multiplicidade de enfoques na Psicologia Social e, principalmente, sobre o conceito de prática e a natureza de sua articulação com a teoria enquanto guia para a seleção dos procedimentos.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a proposition of theory-practice concomitance to the Social Psychology teaching. It analyses the teacher's decisions concerning its implementation, describes the goals, contents and procedures of the subject. The proposition founds on considerations about the concept of learning in the subject, about the need to select a theoretical perspective among those of Social Psychology, and mainly about the concept of practice and the nature of its connection with theory, as a guide to select procedures.
  • Em busca de um padrão mínimo de recursos por aluno no ensino de 1º grau

    Pinto, José Marcelino de Rezende

    Resumo em Português:

    Este artigo visa aquilatar as reais disponibilidades de recursos públicos por aluno que demanda ao ensino de 1º grau, com base nas receitas tributárias dos três níveis do governo, na arrecadação do salário-educação e nos índices mínimos de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino definidos pela atual Constituição Federal. Em seguida, é analisado o padrão de ensino que este nível de recursos por aluno propiciaria se fosse efetivamente aplicado. Finalmente, são feitas algumas considerações sobre a demanda de recursos para a merenda escolar.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to stablish the level of public resources per pupil of brazilian primary school, guaranted by the three government's level and education salary tax, according the Federal Constitution. Next, the kind of instruction these resources may allow is evaluated. Finally, some considerations are made about the costs of school lunch.
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br