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Paidéia (Ribeirão Preto), Número: 2, Publicado: 1992
  • Apresentação

  • Atividades da criança: educação x liberdade x restrições

    Caldana, Regina Helena Lima; Alves, Zélia Afaria Mendes Biasoli; Simionato, Stella Maria P.

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo descrever e analisar o grau de liberdade de ação e escolha permitido pela mãe nas atividades diárias e brincadeiras da criança. Os dados foram obtidos através da análise das respostas de 110 mães a 15 questões do Roteiro Reestruturado de Biasoli-Alves e Graminha (1979), que investigam as condições oferecidas à criança em termos de movimentação e espaço físico, determinação de atividades e horários, uso da casa, da TV, brincadeiras e brinquedo. Os resultados indicam que as mães procuram dar liberdade a seus filhos, mas também lhes colocam restrições, num padrão próximo ao sugerido pela literatura psicológica, o que não deixa de implicar numa tutela coastante sobre a criança.

    Resumo em Inglês:

    This study has meant to describe the level of freedom of action and of choice the mothers allow their children to have on their daily activities. Data was obtained by the analysis of the answers 110 mothers gave to 15 questions from the Biasoli-Alves & Graminha Reestructured Guide (1979), which investigate the conditions offered to the child in terms of physical space, delimitation of activities, use of home, TV set, play and toys. The results show that the mothers try to give freedom to their children in a similar pattern to the one the psychological literature suggests, as well as they set up restrictions, in a pattern of constant watchful care over the child.
  • A escola pública de 5ª a 8ª séries: algumas características dos alunos, dos professores e do trabalho docente em sala de aula

    Camargo, Dair Aily Franco de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho foi realizado em duas etapas complementares, com os seguintes objetivos: 1) descrever uma amostra aleatória de escolas públicas (de 5ª a 8ª séries), quanto às taxas de evasão, reprovação, transferências e recuperação; 2) coletar dados sobre o trabalho realizado por professor e alunos em sala de aulas e analisar através deles, até que ponto é válida a afirmação de que o fracasso do aluno é produzido dentro da própria classe. Para isso, selecionamos, aleatoriamente, e trabalhamos com 6 escolas públicas localizadas numa cidade do interior do Estado de São Paulo. Nossos principais dados indicam que: 25% dos alunos são reprovados no decorrer das quatro séries finais do 1º grau e 16% abandonam a escola neste mesmo período; em função do modelo teórico utilizado para a análise do trabalho em classe, podemos dizer que o fator mais determinante do fracasso escolar ocorre realmente dentro da própria sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    This research work was done with the following aims: a) to describe a random sample of public schools (5 to 8 high school series), failure, changing school and activities to cover deficiencies; and b) to collect data and to analyse how effective is the assertion that failure is done within the classroom. Aiming to answer these questions, we took randomly 238 pupils of 45 classes of 6 public schools, in a midland city of São Paulo State. Our main data show that: 25% pupils fall in course of four final series of high school and 16% leave school in this same period; the variables studied did explain a sugnificative amount of the school failure; according the theoretical model used, the most decisive element of pupil's failure occurs really within the classroom itself.
  • Escola pública de 1º e 2º graus: o laboratório das disciplinas pedagógicas

    Bruns, Maria Alves de Toledo; Rezende Pinto, José Marcelino de

    Resumo em Português:

    Este artigo visa fazer um diagnóstico dos principais fatores responsáveis pelo crescente esvaziamento dos Cursos de Licenciatura assim como apresentar uma experiência desenvolvida na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP nas disciplinas Psicologia Educacional I e II e Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus que busca enfrentar este problema através de um maior envolvimento dos Licenciandos, via projetos de pesquisa, com as escolas da rede pública de Ribeirão Preto e região.

    Resumo em Inglês:

    A diagnostic of the principal factors responsible for the increasing number of drop-outs in educational courses is presented. These factors are confronted by involving the students of these courses in research projects with primary and secondary public schools. The experience developed with these activities in the courses Educational Psychology I and II - and Structure and Functioning of Primary and Secundary Schools at the College of Philosopy, Science and Letters in the University of São Paulo, Ribeirão Preto, campus is described.
  • Competência social na formação do psicólogo

    Prette, Almir Del; Prette, Zilda Aparecida Pereira Del; Branco, Uyguaciara Veloso Castelo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar dimensões do repertório de competência social de alunos de início e término do curso de Psicologia e verificar se eventuais deficits são acentuados ou superados ao longo da formação acadêmica. Aplicou-se um questionário com 13 situações críticas de interação social em relação às quais o aluno deveria indicar: o grau de incidência da situação em sua experiência, o grau de incomodo produzido, a emissão (ou não) da resposta indicadora de competência social sugerida para a situação e a satisfação ou insatisfação com a resposta emitida. Os resultados evidenciaram um padrão amplo de semelhanças e bastante restrito de diferenças entre alunos de início e término do curso em todas as dimensões, exceto na de incômodo, com implicações para outras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to evalue some dimensions of the social competence among students from first and last stages of a course of Psychology in order to verify if possible deficits were increased or surpassed along the academic graduation. It was applyed a questionnaire with 13 social interaction critical situations for wich the student would have to indicate: the ocorrence degree in her (his) experience, the discomfort degree, the performing or not performing a response indicative of social competence, suggested to the situation, and the satisfaction or no satisfaction with the performed:response. The results showed a large pattern of similarities and a quite restricted pattern of differences in all evalued dimensions, except in discomfort, with implications to research and to the fitness of curriculum of Psychology concerning the needs of student background.
  • A aprendizagem teórico-vivencial: exploração de alguns limites e possibilidades

    Japur, Mansa; Loureiro, Sônia Regina; Campos, Maria Auxiliadora; Munari, Denise Bouttelet

    Resumo em Português:

    Esse estudo foi delineado com o objetivo de comparar a disponibilidade inicial de um grupo de alunos para uma proposta de aprendizagem teórico-vivencial com mudanças auto-observadas no final do processo. O grupo foi constituído por 12 alunos inscritos na disciplina "Dinâmica do Relacionamento Humano", oferecida em um Programa de Pós-Graduação para profissionais da Área de Saúde Mental. Os dados foram obtidos através de respostas dos participantes a questões abertas feitas no início e no final do processo do grupo, e foram tratadas pelo procedimento de análise categorial de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a falta de disponibilidade inicial para a tarefa grupai não se constituiu em fator impeditivo de mudanças positivas posteriores, enquanto que a disponibilidade associada a necessidades pessoais de interação, constituiu-se em limite para o alcance desse tipo de proposta.

    Resumo em Inglês:

    The present study was designed with the objective of comparing the initial availability of a group of students for a proposal of theoretical-living learning with self-observed changes at the end of the process. The gourp consisted of 12 students enrolled in the discipline "Dynamics of Human Relations" wich is offered in a Post-Graduate Program for professionals in the Mental Health Area. The data were obtained from the responses of the participants to open questions asked at the beginning and at the end of the group process and were analyzed by content category analysis. The results showed that the lack of initial availability for the group task did not represent a factor preventing later positive changes, whereas availability associated with personal needs for interaction represented a limit for the reach of this type of proposal.
  • Análise qualitativa de dados de entrevista: uma proposta

    Alves, Zélia Mana Mendes Biasoli; Silva, Maria Helena G. F. Dias da

    Resumo em Português:

    A abordagem qualitativa em pesquisa nas áreas da Educação e Ciências Sociais tem representado um caminho alternativo à rigidez positivista. Entretanto, vem preocupando os pesquisadores brasileiros pela sua característica de não sistematização. Face a isso, o presente trabalho visa contribuir para uma discussão metodológica sobre análise qualitativa ao relatar um procedimento sequenciado, sistematizado e passível de ser aplicado a dados de entrevista semi-estruturada e livre, que compreende todos os passos, da construção do instrumento para coleta de dados à apreensão do significado das falas dos sujeitos, terminando numa redação precisa, dentro do enfoque teórico do pesquisador.

    Resumo em Inglês:

    The qualitative approach in educational and social sciences research has presented an alternative way to positivism rigidity. However, its lack of sistematization worries Brazilian researchers. Than, this paper is devoted to a methodological discussion about qualitative analysis through the account of one sequence of procedures, applicable to interview data (guide free and part structured). The system comprisses some degress from the data collection to the subjects speech aprehension of meaning and adds a precise report, respected the researcher theoretical approach.
  • A Teoria dos Conjuntos de Cantor

    Freiria, Antônio Acra

    Resumo em Português:

    No final dos anos 50 e começo doe anos 60, houve uma reformulação significativa da Matemática no Brasil. Sob a bandeira do modernismo, seus defensores buscaram inovações no ensino da Matemática. Dessa forma, os reformistas se concentraram essencialmente na linguagem abusiva e no formalismo da Teoria dos Conjuntos, o que trouxe mais danos do que benefícios do ensino da Matemática de 1º e 2ºgraus. A linguagem formal da Teoria dos Conjuntos é porém sua parte menos importante. A teoria criada por Cantor tão logo revelou-se como o fundamento de toda a Matemática, possibilitando o desenvolvimento de novas disciplinas, como a Topologia, a Algebra Abstrata, a Teoria da Medida e Integração, a Teoria da Probabilidade e a Análise Funcional. O objetivo deste trabalho é um relato sucinto de como surgiu essa teoria, apresentando o "Conjunto de Cantor" como um dos mais ricos exemplos de "Conjunto perfeito" encontrados na literatura matemática.

    Resumo em Inglês:

    The idea of this work is to show how the set theory came on and some analytical properties of the Cantor set.
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