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Paidéia (Ribeirão Preto), Número: 4, Publicado: 1993
  • Editorial

  • Entrevista com a Profª Dulce Regina Roquette Loures

  • História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão

    Ribeiro, Paulo Rennes Marçal

    Resumo em Português:

    O autor faz um estudo sobre os aspectos mais importantes da história da educação escolar no Brasil, desde o período colonial até o final do regime militar, buscando estabelecer uma ligação entre cada período histórico e a legislação educacional em vigor.

    Resumo em Inglês:

    The author studies aspects of the history of education in Brazil since the colonial period until the end of the military polytical system. He tries to establish junction between each historical period and the educational legislation.
  • Afinal, para que serve a escola?: representação feita por adultos alfabetizados e analfabetos

    Tfouni, Leda Verdiani; Romanelli, Geraldo; Alvares, Ana Mana; Garcia, Roberta M. da S.

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo investigar qual a opinião que grupos de adultos alfabetizados e não alfabetizados fazem da escola, bem como as suas representações subjacentes acerca do papel social dessa instituição. Mais especificamente, procura-se verificar se a experiência concreta com a vida escolar, aliada à alfabetização, leva as pessoas a terem opiniões sobre a escola que seriam diferentes daquelas opiniões de pessoas analfabetas, com pouca, ou nenhuma, experiência escolar.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to investigate adult illiterate and semi-literate's opinion about school, as well as their underlying representations about the social role of that institution. More especifically, we try to determine whether people's concrete schoolling experience, together with literacy, drive them to have opinions about school which would show to be different from illiterate, or semi-literate adults.
  • Educação de crianças: idéias numa revista católica brasileira (1935 a 1988)

    Caldana, Regina Helena Lima; Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou descrever elementos do ideário de educação de crianças ao longo do século XX no Brasil, através da análise de um veículo de comunicação escrita selecionado em função de sua temática, e da regularidade de sua publicação. O material selecionado foi a revista Família Cristã referente ao período de 1935 a 1988, cujos artigos foram analisados qualitativamente; os dados evidenciaram que a evolução na concepção de educação, ao longo das seis últimas décadas, traça um caminho que vai: a) de um enfoque moral (décadas de 30 a 50) a uma abordagem psicológica (décadas de 70 a 80), que diz que educar é levar ao amadurecimento e equilíbrio emocional; b) de uma ênfase no controle exercido sobre o comportamento (décadas de 30 a 50) para o exercido sobre a subjetividade (década de 80); c) da valorização da sabedoria popular (décadas de 30 e 40) à fala do especialista (década de 50 em diante).

    Resumo em Inglês:

    This study had as an objective to describe childrearing concepts during the XX century in Brasil, through the content analyses of some magazines, chosen by their subjects and publication regularity. It was selected as material the magazine "Família Cristã", covering the period of 1935 until 1988; their articles were submited to qualitative analyses; the results showed that the evolution in education ideas, through the six decades, designs a picture that moves: a) from a moral (30 to 50 decades) to a psychological approach (70/80) that considers education as emotional maturity and equilibrium; b) from an emphasis in behavior control (30 to 50 decades) to subjectivity control (80 decade); from folk wisdom (30 and 40 decades) to the specialist speech (50 decade until nowadays).
  • Psicólogo Escolar, Orientador Educacional e Assistente Pedagógico na escola: um trabalho em cooperação?

    Machado, Vera Lúcia Sobral; Xavier, Ana Paula M.; Papo, Guiomar R.; Wierman, Maria Letícia; Castaldelli, Valéria; Domingues, Valéria

    Resumo em Português:

    A figura do Psicólogo Escolar parece estar surgindo com maior intensidade no cenário educacional brasileiro. Observa-se um aumento na procura desse profissional, pelas diferentes Instituições escolares, bem como movimentos de sindicatos e conselhos no sentido de coordenar discussões a respeito do papel a ser executado por este profissional e atuações junto a redes de ensino municipais e estaduais que estão levando à contratação desse profissional. Frente a esse fato torna-se interessante investigar até que ponto esse novo cargo entra em conflito com os já existentes, principalmente o Orientador Educacional. Realmente, embora teoricamente as atribuições de cada profissional estejam definidas, na prática tem-se observado uma confusão de papéis devido a uma dificuldade de delimitação do campo de atuação de cada um deles. Assim sendo, o objetivo desse trabalho foi constatar até que ponto essa dificuldade existe, e se gera conflito ou cooperação em termos de realização do trabalho. Para tanto, foi feito inicialmente um levantamento das escolas estaduais, municipais e particulares registradas na Delegada Regional de Ensino de Ribeirão Preto, nas quais havia um desses profissionais. A partir desse levantamento foram visitadas escolas onde existia um ou mais destes profissionais. Em cada uma das escolas visitadas foram realizadas entrevistas e os dados obtidos foram trabalhados em termos de conteúdo das entrevistas, analisando-se os seguintes pontos: formação profissional, colocando em evidência a relação dessa formação com a atuação hoje e os problemas dessa atuação; dificuldades apontadas com relação à atuação e limitações percebidas; expectativas do trabalho profissional existente na situação em relação ao outro profissional não existente; o interesse entre os profissionais nas situações em que o trabalho é conjunto.

    Resumo em Inglês:

    The figure of the School Psychologist is becoming more conspicuous on the Brazilian educacional scene. The demand for the services of these professionals by different teaching Institutions has been increasing, and so have Union and Council movements aiming at the coordination of discussions on the role of school psychologist and concentrating efforts to have city and state schools hire these professionals. In view of these considerations, it is interesting to investigate to what extent this new professional position in is conflit with existing ones, especially that of Educacional Advisor. Indeed, even though theoretically the attributions of each professional are defined, in practice a confusion of roles has been observed due to the difficulty in delimiting the area of action of each. Thus, the objective of the present study was to determine the extent of this difficulty and whether it creates conflict or cooperation in terms of work performance. The first step was a survey of state, city and private schools registered with the Regional Department of Education of Ribeirão Preto and counting with the services of these professionals. Schools where one or more of these professionals were present were visited and interviews were carried out. The data obtained were processed in terms of contexts of the interview and the following points were analyzed: professional training, emphasizing the relationship between tins training and the present performance, and the problems concerning the latter; difficulties and limitations perceived by the professionals in terms of performance; expectations concerning professional work existing in the situation in relation to the absence of the other professional; exchange between professionals in situations where they work together.
  • O ensino de Psicologia no século XIX na cidade do Rio de Janeiro

    Massimi, Marina

    Resumo em Português:

    Objeto do artigo são os conhecimentos psicológicos transmitidos e produzidos em instituições de ensino superior e secundário na cidade do Rio de Janeiro, durante o século XIX (até 1870), visando-se evidenciar por meio da análise critica a significação conceituai e a função social doe mesmos no fimbito do contexto brasileiro da época. Através de um levantamento de material documentário relativo a algumas escolas importantes do Rio de Janeiro, no século XIX, foi possível reconstruir o quadro dos conteúdos e das práticas psicológicas objeto de ensino e de elaboração em tais escolas, evidenciando-se a coexistência de diferentes propostas em termos de abordagens doutrinárias, de enfoques metodológicos, de objetivos visados.

    Resumo em Inglês:

    The object of the article is the psychological knowledge produced and transmitted in the Institutions od Higher Education and Secondary Schools in the city of Rio de Janeiro during 19th (until 1870), loking at heir conceptual signification and social function in the ambit of Brazilian spciety of that time, as a critical analysis. A survey using sources about some of the most important Education Institutions of Rio de Janeiro in the 19th century was made, allowing a reconstruction of the psychological contents and practices of these Institutions. A coexistence of different proposals for doctrinal approaches, methodological focuses and aimed objects were presented.
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