Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Número: 6, Publicado: 1994
  • Editorial

  • CEFAM - Uma proposta de formação e aperfeiçoamento de professores para o 1ºgrau

    Petruci, Maria das Graças Ribeiro Moreira

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende apresentar as principais considerações oriundas de um estudo realizado no período de julho de 1989 a julho de 1992, junto ao CEFAM de Franca (S.P.). O objetivo da pesquisa foi conhecer como se efetivava, na prática, a nova proposta de Formação de Professores, consubstanciada no projeto que instituiu os Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the main reflections raised by a study developed from july 1989 to July 1992, about the CEFAM (a center for teachers training and development), in Franca, São Paulo, Brazil. The research work aims to describe how this new project of teachers training was working in situations of real practice.
  • A proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: uma síntese e detalhamento para o ciclo básico

    Costa, Fátima Neves do Amaral; Casagrande, Lisete Diniz Ribas

    Resumo em Português:

    O trabalho sintetiza a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências e Programas de Saúde, elaborada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Evidencia-se sua sustentação teórica marcadamente sócio-histórica. São levantadas as dificuldades em se trabalhar esse enfoque pelo professor com formação tradicional. Discute-se a contribuição do profissional enfermeiro-educador, nesse quadro, relacionando-a à adequação dos elementos do plano de ensino da Proposta de Ciências da CENP (1992), particularmente dos temas relativos a saúde, para o Ciclo Básico.

    Resumo em Inglês:

    The paper begins with a shintesis of the Science and Health Programs Curriculum Proposal, worked up by the Pedagogic Studies ans Norms Coordination (CENP), from the bureau of Education in São Paulo State, Brazil. The Proposal's theoretical foudation on social-historic premises is also showed, toghether with the difficulties for the traditionally prepared teacher to work with it. Finally, the paper discusses the possible contribution of the educator-nurse professional, on the improvement of helth themes of the Proposal (1992), especially for the school. (Basic Cicle)
  • Ensino de 2º grau: em busca de uma organização condizente com as novas determinações postas pelo mercado de trabalho

    Oliveira, Maria Beatriz Loureiro de

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de compreender o papel e a função fundamental da educação em nível de 2º grau, este artigo tem o intuito de proporcionar ao leitor uma visão dos avanços e possíveis retrocessos acerca do assunto, na discussão que se trava nos meios acadêmicos, buscando fazer uma síntese das idéias correntes sobre o ensino de 2º grau.

    Resumo em Inglês:

    In order to understand the fundamental role and function of education in the last years of night-school, this paper intends to gine the reader a panoramic view if the progress and possible drawbooks this subyect has undergone in the academic discussions. In other words, it tries to present a synthessis of the current ideas about education in high school in the state of São Paulo, Brazil.
  • O comportamento de leitura de crianças e adolescentes, segundo a visão das mães

    Santos, Patricia Leila dos; Alves, Zélia Maria Mendes Biasoli

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa foi estruturada visando descrever qual a visão que adultos socializadores têm do comportamento de leitura das crianças e adolescentes, incluindo: o que eles lêem, os motivos que levam a essa atividade, a participação do ambiente. Para tanto, entrevistaram-se 45 mães de crianças e adolescentes que frequentavam da pré-escola à 8ª série, segundo o Roteiro para Investigação do Comportamento de Leitura. As entrevistas foram realizadas nas residências dos sujeitos, gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra e os dados qualitativamente analisados. A análise dos relatos mostra que: 1) De forma geral, crianças e adolescentes lêem, na maioria das vezes cumprindo exigências escolares; sua leitura produz outras atividades, que incluem o contar histórias, fazer comentários e pedir ajuda para tirar dúvidas; os livros infanto-juvenis e gibis são os materiais que mais se destacam. 2) A família costuma incentivar a leitura de diferentes maneiras, como ler junto ou fornecer e indicar livros, revistas, etc. Discute-se a participação da família e da escola no processo de leitura das crianças e adolescentes e a influência da atividade no processo de socialização.

    Resumo em Inglês:

    This research was structured in order to describe the view that adults have of children's and adolescents' reading behavior, including: what they read, the reasons that motivate their reading, the participation of the social environment. For this, 45 mothers were interviewed whose children went to private elementary schools, according to the "Roteiro para Investigação do Comportamento de Leitura" (Guide to Reading Behavior Investigation). The interviews were carried out in the mothers' houses, recorded and later fully transcribed, and the data were submitted to qualitative analysis. The analysis of the reports shows that: 1) As a whole, children and adolescents read with frequency, in most cases to fulfill the school's reading assignments; their reading generates other activities which include story-telling, making comments and asking for help in comprehension problems; books and magazines for children and adolescents are the reading materials that are the most mentioned. 2) The family usually foster the activity in different ways, such as shared reading and the indication and supply of books, magazines, etc. The discussion includes a reflection on the family and scholl participation in the children's and adolescents' reading behavior and also on the influence of the activity in the socialization process.
  • Psicologia na visão de psicólogos e psiquiatras brasileiros das primeiras décadas do século XX

    Massimi, Marina

    Resumo em Português:

    O trabalho relata alguns aspectos significativos da discussão acerca dos modelos de Psicologia científica que se delineou em vários artigos publicados em periódicos científicos brasileiros nas primeiras décadas do século XX. Nesses, médicos, filósofos e psicólogos discutem os objetos, os métodos, os objetivos e a utilidade da Psicologia científica, tendo em vista os desenvolvimentos das mais importantes propostas teóricas, como a Psicanálise, o Behaviorismo, a Teoria da Forma, e confrontando-as com os desafios e as problemáticas da realidade sócio-cultural brasileira. A cientificidade da Psicologia é discutida tendo como referencial modelos mais gerais de ciência.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes some significant aspects of the discussion about the models of scientific Psychology present in some articles published in Brazilian scientific journals at the beginning of this century. In these journals, physicians, philosophers and psychologista discuss the objects, methods, goals and usefulness of scientific Psychology, considering the development of the most relevant theoretical proposals such as Psychoanalysis, Behaviorism, and Gestalt Theory and relating to the challenges in problems of the Brazilian social-cultural reality. Psychology as a science is discussed within the context of more general models of science.
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br