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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 8, Número: 14-15, Publicado: 1998
  • Apresentação

    Bafa Filho, Oswaldo; Silva, José Aparecido da
  • Editorial

  • Le programme harmonie: evaluation de l'impact d'un programme d'enrichissement familial sur des meres ayant un jeune enfant

    Lachanté, Carl; Daigneault, Michel

    Resumo em Francês:

    La présente recherche vise à évaluer un programme d'enrichissement familial qui s'adresse à des familles ayant un enfant d'âge préscolaire. Ce programme, appelé HARMONIE, se présente sous la forme d'une activité intensive de fin de semaine dans une base de plein-air impliquant les parents et l'enfant. 11 vise trois objectifs: ( 1 )accroître le sentiment de compétence parentale; (2) diminuer le degré de stress parental et en particulier le stress associé à la perception de difficultés chez l'enfant-cible; (3) assurer un partage équitable de la responsabilité párentale entre les conjoints. L'échantillon est composé d'un groupe expérimental constitué de 17 mères ayant participé avec leur conjoint et leur enfant au programme Harmonie et d'un groupe contrôle de 18 mères. Les effets de l'intervention ont été examinés 3 mois après et 6 mois après le programme sur le plan du stress parental, du sentiment de compétence et du partage des responsabilités parentales. Les résultats indiquent que le progmmme Harmonie a un impact significatif sur la réduction du stress parental et l'augmentation du sentiment de compétence parentale.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to evaluate the effects of a enrichment program for families with preschooler. This program, entitled HARMONIE, consists of an intensive week-end session with parents and children in an outdoor setting. The goals of the program are: 1) to increase the perception of parental sense of competence ; 2) to promote a fair division of household and child caring responsabilities between the mother and her main support figure; 3) to reduce the degree of parental stress in general and of stress associated to child dificulties in particular. The sample is composed of an experimental group of 17 families and a control group of 18 families. The effects of the program are assessed 3, and 6 months after the intensive week-end session. Target variables are: parental stress, sense of parental competence, and division of household and child caring responsabilities. Results support the effectiveness of the program particularly in term of a reduction of parental stress and an increase of parental sense of competence.
  • Famílias e modos de vida: gênero, gerações e identidade

    Lago, Mara Coelho de Souza

    Resumo em Português:

    Este artigo discute alguns conceitos, em função de seu uso multidisciplinar e pela forma como têm sido utilizados nesta linha de pesquisa. A seguir, tece comentários sobre resultados de trabalhos de campo, realizados através de método etnográfico e centrados na investigação das trajetórias de sujeitos, no processo de urbanização da Ilha de Santa Catarina.

    Resumo em Inglês:

    As an introduction, this paper discusses some concepts that have a multidisciplinar use and therefore have been used in this research. Then, the author coments the results of field work in which an etnographic approach was utilized. The focus of the investigation is the subject's life trajectory, as it is impacted by the process of urbanization of Santa Catarina Island.
  • Vida familiar e trabalho de crianças e de jovens pobres

    Gomes, Jerusa Vieira

    Resumo em Português:

    O artigo discute o trabalho de crianças e de jovens brasileiros pobres, enfatizando as relações entre modelos de família, socialização e trabalho. Passa-se por uma revisão histórica abrevida, que chega até o ECA, discutindo os avanços reais e as incongruências de todo processo que guarda, subjacente possibilidades de desvio dos reais objetivos das lutas para assegurar o não trabalho infanto-juvenil, sobretudo quando ele representa perigo par o desenvolvimento físico, psíquico e social do iindivíduo.

    Resumo em Inglês:

    This article discuss children and adolescents work mainly in poor classes in Brazilian society. The relationships between family, socialization and work are emphasized. The discussion is based first of all in a brief historical review of the subject: The work in childhood and youth, till the last law proposed in brazilian society- ECA; second in pointing the real gains and the conflictual ideas behind the fights against the work of children and adolescents, specially when it is considered the physical, psychological and social development of them.
  • Realidades sociais e escolares e dinâmica familiar nos meios populares

    Zago, Nadir

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa voltada para a compreensão dos percursos escolares e mobilização familiar nos meios populares. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semi-diretivas realizadas com 34 famílias de um bairro da periferia urbana de Florianópolis. A análise privilegiou a compreensão dos percursos escolares como processo e na sua interação com as disposições sociais, simbólicas e das práticas definidas pelos sujeitos sociais. A análise desenvolvida revela racionalidades diferenciadas nas práticas de socialização e escolarização dos filhos.

    Resumo em Inglês:

    The present work intends to present the results of a research focussed on the comprehension of school courses and family mobilization in the popular class. The results were obtained from 34 interviews with families living in a peripheral neighborhood of Florianópolis. The analysis highlighted the importance of school courses as a process and their interactions with social and symbolic factors and practices defined by the individuals. Analysis also reveals distinguished rationalities about the socialization and schooling practices of children.
  • A dimensão metarepresentativa da brincadeira de faz-de-conta

    Sperb, Tania Mara; Conti, Luciane de

    Resumo em Português:

    A habilidade para metarepresentar de 14 tríades de crianças com média de idade de 5 anos e 2 meses foi investigada nas formas como as crianças iniciam o faz-de-conta e em como as relacionam com os termos mentais que empregam. Cada tríade brincou por 10 minutos numa sala da pré-escola. As verbalizações das crianças foram transcritas e codificadas segundo categorias de termos mentais e de formas de iniciar o faz-de-conta. As formas "planejada" e "entender o faz-de-conta no outro" foram as mais utilizadas pelas crianças, relacionando-se de forma decrescente com as categorias de termos mentais " expressão de desejo", dirigindo a interação", "modulação de asserção", "expressão de estado mental", sendo diferentes para meninos e meninas. Discute-se os resultados, considerando-se o isomorfismo entre a representação subjacente ao emprego dos termos mentais e à brincadeira de faz-de-conta.

    Resumo em Inglês:

    Children's different forms of starting pretend play and their relation with ways of using mental terms were investigated in 14 triads (M: 5.2 years). Each triad played for 10 minutes in a preschool room and their verbalizations were transcribed and coded according to categories of mental terms and forms of starting pretend play. "Planned" and "understanding pretend in the other" were children's most utilized forms of starting pretense. They related in a decreasing way, and differently for boys and girls, to the categories of mental terms "expression of desire", "guiding interaction", "modulation of assertion", and "expression of mental state". The correspondence between the underlying representation existing in the use of mental terms and in pretense is taken into account when discussing results.
  • Relação família-escola: novo objeto na sociologia da educação

    Nogueira, Maria Alice

    Resumo em Português:

    Este artigo trata do aparecimento, a partir dos anos 1980, de um novo objeto no campo da Sociologia da Educação: o das interações entre as famílias e a instituição escolar. Parte-se do exame das primeiras formas de tratamento dado, pelos sociólogos, ao tema da família, as quais se limitavam a observar a influência do background familiar sobre os destinos escolares das crianças. A isso ela contrapõe as abordagens atuais que enfatizam os processos domésticos e cotidianos, e as práticas concretas dos atores, através dos quais se dá (ou não) essa influência.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the appearance, since the 80's, of a new subject in the field of Educational Sociology: the one of family and school interaction. The first treatments to family's theme by sociologists are examined, showing that they are limited to the observation of family's background influence in children's schoolarship destiny. The discussion presents arguments and approachs to prouve that daily process and concret childrearing practices are the ones responsibles for this type of influence.
  • Como estudar a "família" e o "pai"?

    Dessen, Maria Auxiliadora; Lewis, Charlie

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda algumas questões teóricas, metodológicas e práticas sobre temas relativos à influência paterna e à natureza das interações pai-criança e, também, algumas dimensões que as pesquisas sobre "família" e "pai" deveriam considerar, no Brasil. A discussão será baseada nos pressupostos de que: a) há vários tipos de famílias; b) os pais desempenham papéis diferentes em diferentes épocas e contextos culturais; c) os papéis paternos são multidimensionais e complexos. Para compreender o que é ser "pai" é preciso, primeiro, conhecer o que acontece dentro da "família", levando em consideração as interações e as relações desenvolvidas entre os seus diferentes subsistemas, bem como o contexto social no qual as "famílias" estão inseridas.

    Resumo em Inglês:

    We will discuss some theoretical, methodological, and practical issues in current research focusing on the nature of father-child interactions and paternal influence. Moreover, we will suggest some dimensions which research on families and fathers in Brazil should consider. This discussion will be based on the following assumptions: there are several kinds of families; fathers play different roles in different cultural contexts and historical times; and paternal roles are multidimensional and complex. To understand "fathers" we have to know firstly what happens within the "family", taking into account the interactions and relationships developed between the different family subsystems as well as the social context in which that families are embedded.
  • O relacionamento entre pais e filhos em famílias de camadas médias

    Romanelli, Geraldo

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa as relações entre pais e filhos de camadas médias na fase de transição para a maturidade, quando estes procuram autonomia e liberdade para realizarem-se como indivíduos singulares. A pesquisa foi realizada com dez famílias - 20 pais e 18 filhos - e os dados foram coletados através de entrevistas gravadas, efetuadas de acordo com um roteiro semi-estruturado. A análise dos dados indica algumas mudanças que se manifestam, sobretudo, em relação a maior proximidade do genitor com os filhos e na sua disponibilidade para dialogar e negociar com estes. Contudo, essa aproximação não elimina os impasses entre ambos, que estão radicados na contradição entre a realização do interesse coletivo da família, expresso em um projeto familiar, e os anseios individualizados dos filhos.

    Resumo em Inglês:

    In the present study, the relationship between middle class parents and children were analyzed during the transition phase towards maturity, when children look for autonomy and freedom to for fulfillment as separate individuals. The study was conducted on 10 families - 20 parents and 18 children - and the data were collected during taped interviews held according to a semistructured outline. Data analysis indicated some changes that mainly manifest as closer proximity of the parents to their children and availability for dialogue and negotiation with them. However, this rapprochement does not eliminate the impasses on either side, which are rooted in the contradiction between the fulfillment of collective family interests, expressed as a family project, and the individual aspirations of the children.
  • O cotidiano e as relações familiares em duas gerações

    Simionato-Tozo, Stella Maria Poletti; Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes

    Resumo em Português:

    A sociedade ocidental, durante o século XX, encontra-se em um constante processo de mudança e as transformações são percebidas em muitos aspectos, incluindo a vida familiar e a rotina diária das crianças. Deste modo, este estudo foi elaborado objetivando descrever aspectos da vida familiar e da infância durante as últimas três décadas. Para alcançar este objetivo, famílias de camada média urbana de uma cidade de porte médio foram entrevistadas a respeito da infância dos pais e dos filhos e das suas relações com os adultos. Discute-se a influência de algumas macro-variáveis, como a industrialização, a urbanização, a sociedade de consumo, na vida familiar e na determinação da rotina diária das crianças e questiona-se seus efeitos no desenvolvimento na infância.

    Resumo em Inglês:

    The western society, during the XX century, is in a constant change process, and the transformations can be seen in many aspects, that include family life and children day-to-day routine. So, this study was planned to bring data about some aspects of Brazilian family life and infancy during the last decades. To accomplish this objective, urban families from middle class were interwied according to a guide whith questions about the parents and kids' infancy, as well as their adult relationships. These results allow us to discuss the influence of some macro variables - like industrialization, urbanization, consumption society - in brazilian family life and in the determination of day-to-day children routine. What can be discussed is their influence on childhood development.
  • Famílias de crianças acometidas por doenças crônicas: representações sociais da doença

    Crepaldi, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Este artigo trata de uma revisão bibliográfica sobre a participação de familiares no atendimento da criança hospitalizada e apresenta resultados parciais de um estudo que investigou as representações sociais que as famílias de crianças hospitalizadas, acometidas por doenças crônicas, têm sobre a doença e a hospitalização de seus filhos. Na enfermaria estudada, as famílias participavam de atividades especialmente destinadas à elas (programa mãe-participante), que visavam, fundamentalmente, a veiculação da informação. Para por em prática esta medida a equipe utilizava-se de técnicas grupais. A população estudada constituiu-se de 38 famílias, perfazendo um total de 50 participantes e a metodologia de coleta de dados envolveu uma combinação de técnicas: observação participante de campo, observação sistemática e entrevistas. Os resultados indicaram que a primeira preocupação dos familiares é conhecer o diagnóstico, a representação da doença tem o sintoma como núcleo central e a hospitalização é vista inicialmente como uma experiência negativa.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a review of literature of family participation in the assistance of hospitalized children, and presents, also, the partial results of a study that investigated families's social representations of their children's chronic illness and hospitalization. In the pediatric unit, parents were invited to participate in activities especially planned for them, whose aims were to convey and share information. To do so, the staff used group technique. The sample consisted of 38 families and the methodology of data collection was a combination of techniques such as systematic observation and interview. The results showed that family's main concern was the diagnosis, that the illness representation has the symptom as the main point, and that hospitalization is viewed firstly as a negative experience.
  • Questões éticas na pesquisa com famílias

    Dessen, Maria Auxiliadora; Avelar, Luciana Peticacis de; Dias, Rosana Lima de Sousa

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivos apresentar e discutir alguns princípios éticos relacionados às condutas adotadas na pesquisa em Psicologia, enfatizando questões relativas às realizadas com famílias. Para isto, são apresentadas, inicialmente, algumas reflexões sobre as éticas filosófica e normativa e, também, regras gerais a serem seguidas por profissionais e pesquisadores da área de Psicologia. Questões relativas à coleta e arquivamento de dados, bem como à comunicação dos resultados obtidos são temas discutidos na sequência e delas decorre a necessidade de olhar para a ética específica a cada projeto, antes de que sua implementação aconteça, condição fundamental para minimizar os riscos de se proceder de maneira não ética ao trabalhar visando a construção de um conhecimento científico.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to present and discuss some ethical principles related to the conduct in psychological research, emphasising family research issues. In order to reach it, we initially present some reflections about philosophic and normative ethics and some general rules that we should pursue if we work in the area of psychology. We also discuss some issues related to the data collection and store as well as the communication of research results. This article is concluded pointing out the necessity of discussing the specific ethical issues of a given research project before its implementation in order to minimise the risk of adopting non-ethical conducts.
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