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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 15, Número: 32, Publicado: 2005
  • Editorial Editorial

    Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
  • A ética nas relações de trabalho: reflexões sobre fontes de poder em Foucault e Heller Pesquisas Teóricas

    Villela, Elisabeth Caldeira; Pita, Patrícia de Souza; Breitenbauch, Graziela

    Resumo em Português:

    Este trabalho ressalta a dificuldade da cultura produtiva de valorizar a identidade pessoal do sujeito além da profissional. As competências proclamadas como essenciais à sobrevivência pessoal e organizacional, tais como: autonomia, liderança, comunicação e cooperação são analisadas em Foucault e Heller, no confronto dos sujeitos, no qual construir o "eu" e o "nós" conjuga um processo educacional. Conclui-se que, a subjetividade, desde os séculos XVIII até início do século XXI encontra-se empobrecida na sua existência como "ser" e valorizada como "dever ser". Aprender a lidar com as normas exige dedicação, compromisso, responsabilidade, para aprender a optar, decidir, discernindo atitudes e exercendo o princípio da liberdade.

    Resumo em Inglês:

    This paper stands out the productive culture difficulty to value the citizen's personal identity beyond the professional one. The abilities proclaimed as essential to the personal and organizational survival, such as autonomy, leadership, communication and cooperation are analyzed, in Foucault and Heller, in the confrontation of the citizens, in which to construct "me" and "us" promotes an educational process. It is concluded that the subjectivity, since the 18th until the beginning of the 21st century, is found poor in its "to be" existence and valued as "ought to be". Learning to deal with the norms demands devotion, commitment and responsibility to learn, choose and decide, discerning attitudes and exerting the principle of freedom.
  • Psicologia clínica, psicoterapia e o estudante de psicologia Pesquisas Teóricas

    Meira, Cláudia Hyala Mansilha Grupe; Nunes, Maria Lúcia Tiellet

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo revisar a bibliografia sobre o estudante de Psicologia e seus interesses pela Psicologia Clínica e pela Psicoterapia. O estudo mostra que os calouros iniciam a graduação com um modelo de Psicologia Clínica e mantêm esta perspectiva durante o curso, seguindo a direção da profissão no Brasil. O interesse pela Psicologia Clínica, pela Psicoterapia e pela Psicanálise, coloca o alunado frente à questão da psicoterapia pessoal, estimulado pelos professores e colegas, como ferramenta importante para o crescimento. A revisão bibliográfica foi realizada nas bases de dados Scielo e PsycInfo, e em revistas das bibliotecas da UFRGS e PUCRS.

    Resumo em Inglês:

    This article reviews literature concerning psychology students and their interest in clinical psychology and psychotherapy. Freshmen enter the undergraduate course for a psychology degree with a model of clinical psychology and maintain such perspective during the course, following the direction of Brazilian Psychology as a profession. The interest in clinical psychology, in psychotherapy, and in psychoanalysis (in Rio Grande do Sul) directs students to personal psychological treatment which is stimulated by professors and peers, understood as an important tool for personal/professional development. Scielo and PsicInfo as well as journal from the libraries of UFRGS and PUCRS based the literature review.
  • Construção da conscientização sócio-ambiental: formulações teóricas para o desenvolvimento de modelos de trabalho Pesquisas Teóricas

    Gumes, Susan Mara Lacerda

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo discutir questões afeitas à conscientização ambiental. Na resolução das questões ambientais, os grandes desafios estendem-se pela conscientização. A maioria dos modelos de conscientização ambiental adota uma perspectiva unidirecional, que enfatiza em seus conteúdos os aspectos relativos ao ambiente natural, enquanto que, a dinâmica do ecossistema, numa perspectiva moderna, enfatiza uma abordagem integrada entre os aspectos naturais e os culturais. Na busca de formulações que possam colaborar na mitigação deste descompasso, recorre-se a teóricos que propõem, em suas análises, elementos que contribuam para a elaboração de modelos de trabalho capazes de contextualizar e interagir com os aspectos sócio-culturais, considerando a complexidade das relações sócio-ambientais e levando à utilização das forças potenciais do psiquismo humano.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at discussing environmental consciousness matters. The greatest challenges to face environmental issues have to due with people consciousness. Most of the environmental consciousness models use a unidirectional approach, stressing the natural environment without taking into consideration human dimensions. A modern environmental preoccupation, however, emphasizes an integrated perspective between natural and human dimensions. In order to contribute to reduce this existing gap, this paper aims to work with some theoreticians who bring elements for models of work able to contextualize and integrate social-cultural with natural aspects, taking into consideration the complexity that involves social-environmental relations, emphasizing the use of the potential strengths of the human psyche.
  • Percepção de apoio social na adolescência: análise fatorial confirmatória da escala Social Support Appraisals Relatos De Pesquisa

    Antunes, Cristina; Fontaine, Anne Marie

    Resumo em Português:

    Durante a adolescência, a percepção de apoio social parece estar relacionada com o ajustamento psicossocial do adolescente e com o processo de desenvolvimento da sua auto-estima e da sua identidade. Este estudo aprecia algumas das qualidades psicométricas de um instrumento construído por Vaux para avaliar a percepção dos adolescentes do apoio emocional recebido da família, dos amigos e dos professores, o Social Support Appraisal (SSA). A sua consistência interna em estudantes portugueses do 7º ao 12º ano de escolaridade é satisfatória e melhora com a progressão na escolaridade. A sua estrutura, evidenciada graças ao recurso à técnica de modelação de estruturas covariantes (análise fatorial confirmatória, com o programa EQS, Bentler) revelou-se multidimensional e hierárquica, formada por um fator de segunda ordem e por três fatores de primeira ordem, que diferenciam a percepção de apoio social dos amigos, dos professores e da família.

    Resumo em Inglês:

    Social support has been studied as an important variable, related to several aspects of Human behaviour and psychological well-being. During adolescence, the perception of support from the most important network resources - such as family, peers and teachers - seems to be related to the children's psychosocial adjustment, self-esteem and identity development. This study aimed to observe the psychometric qualities of an instrument developed by Vaux et al (1986) to assess the adolescents' perception of emotional support from family, peers and teachers. The "Social Support Appraisals" scale (SSA) was adapted to Portuguese students between 7th and 12th grades and it was analyzed in its reliability and factorial validity, using confirmatory factor analysis (CFA). Reliability revealed to be better in older students and CFA revealed a hierarchical structure, with a second order factor (emotional support) and three first order factors - emotional support from teachers, peers and family.
  • O teste de Zulliger e avaliação de desempenho Relatos De Pesquisa

    Ferreira, Marcia Eloisa Avona; Villemor-Amaral, Anna Elisa de

    Resumo em Português:

    Este trabalho aborda a avaliação da personalidade no contexto organizacional, tendo como objetivo buscar evidências de validade para o teste Zulliger por meio da correlação com um questionário de Avaliação de Desempenho. Foram avaliados os resultados de uma amostra de 86 sujeitos, com formação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica, Ciência da Computação, Análise de Sistemas e Estatística, com idades entre 22 e 43 anos, gêneros masculino e feminino. O Zulliger foi analisado conforme o Sistema Compreensivo. A Avaliação de desempenho considerou os itens relacionamento interpessoal, tomada de decisões, busca por inovação, organização e solução de problemas. As análises de correlação entre os dois instrumentos indicaram que profissionais mais disciplinados e organizados, que possuem iniciativa e uma visão prática e buscam resultados concretos são mais bem avaliados do que os imaturos emocionalmente, altamente críticos e mais egocentrados, que priorizam as próprias necessidades em detrimento das dos outros.

    Resumo em Inglês:

    This paper brings information about personality assessment in the organizational context, and the objective was to look for validity evidences for the Zulliger test in correlation with a questionnaire of Job Performance Evaluation. The results from a 86 subjects sample were examined. They had bachelor's degree in Electric Engineering, Computer Engineering, Electronic Engineering, Computer Science, System Analysis, and Statistics, men and women between 22 and 43 years old. The Z-test was analyzed using the Comprehensive System. The results showed that more disciplined and organized professionals, having initiative and practical vision, which target realistic results had an overall better evaluation. Not so well did the emotionally immature ones, or the ones highly critical and self-centered, who prioritize their own needs instead of the other ones' necessities.
  • Relatos de violência, concepções de violência e práticas escolares de professoras: em busca de relações Relatos De Pesquisa

    Souza, Liliane Viana de; Ristum, Marilena

    Resumo em Português:

    Dando continuidade a um estudo sobre concepções de violência e práticas docentes, esse estudo objetivou: analisar os relatos de episódios de violência vivenciados por professoras; relacionar os relatos ao conceito de violência dessas professoras e também às suas práticas em sala de aula e, finalmente, comparar professoras de escolas públicas e particulares quanto aos relatos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com 47 docentes de escolas públicas e particulares. Nos relatos de violência na escola, predominaram as ações violentas praticadas pelos alunos e nos relatos de violência no bairro, predominaram as ações delinqüenciais. A relação triangular entre relatos, concepções de violência e práticas docentes indicou que os relatos confirmam, em certa medida, os resultados, tanto sobre as concepções de violência como sobre as práticas docentes. Embora tenham fornecido importante quadro complementar para a compreensão da concepção de violência dos professores, os relatos foram insuficientes para abarcar todas as dimensões desse conceito.

    Resumo em Inglês:

    This work aimed at analyzing the teacher's reports of violence events; to associate these reports to their concepts of violence and classroom practices, and to compare public and private schools teachers considering their reports. Forty seven public and private schools teachers were interviewed. According to the reports of violence events occurred in the school, the violent actions practiced by pupils were more common, and in the reports of violence in the neighborhood, the delinquency actions predominated. The triangular relation among reports, violence concept and teacher's practices indicated that those reports confirm somehow the results on the concepts of violence as well as on the teacher's practices. Although they have provided an important complementary picture to the understanding of teachers' violence concept, the reports were insufficient to meet all dimensions of this concept.
  • Mudança de atitudes sociais em relação à inclusão Relatos De Pesquisa

    Omote, Sadao; Oliveira, Anna Augusta Sampaio de; Baleotti, Luciana Ramos; Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira

    Resumo em Português:

    Este artigo relata um estudo sobre a mudança de atitudes sociais em relação à inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Participaram do estudo 56 alunos do CEFAM, distribuídos em dois grupos. Com base em algumas técnicas de modificação de atitudes sociais, foram organizadas atividades direcionadas à temática da inclusão, na forma de um curso de 14 horas distribuídas em sete encontros semanais de duas horas. As atitudes sociais em relação à inclusão foram mensuradas antes e depois dessa intervenção, por meio da Escala Lickert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI). Em ambos os grupos, os escores do pós-teste são significantemente maiores que os do pré-teste, indicando que as atitudes sociais de futuros professores do Ensino Fundamental, em relação à inclusão, se tornaram mais favoráveis. É discutida a importância de se incluírem no currículo de formação de professores atividades capazes de modificar suas atitudes sociais.

    Resumo em Inglês:

    This article reports a study on the social attitudes adjustment towards school inclusion of students with special educational needs. Fifty six students of CEFAM, distributed in two groups participated in the study. Based on some social attitude change techniques, some activities relating to the issue of inclusion were organized in a 14-hour shaped like course distributed in seven weekly two-hour meetings. The social attitudes toward inclusion were measured before and after that intervention by a Lickert type scale of social attitudes toward inclusion. In both groups of subjects, the scores of the post-test were significantly greater than that of the pre-test, indicating that future teachers' social attitudes toward inclusion became more favorable. The importance of including activities capable of modifying social attitudes toward inclusion in the curriculum of teachers' training courses is discussed.
  • O desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental Relatos De Pesquisa

    Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite

    Resumo em Português:

    Pesquisa anterior mostrou que a profissionalidade de professores de 5ª a 8ª séries se desenvolve em diferentes níveis e que há certos padrões nas reações dos professores diante de conflitos do cotidiano escolar. O presente estudo investigou se existiriam diferenças entre professores quanto aos níveis alcançados. Foram entrevistadas 14 professoras de 1ª a 4ª de uma escola pública paulista sobre histórias hipotéticas, cada qual contendo problema a ser julgado/solucionado; a análise obedeceu a critérios baseados no referencial piagetiano. Os resultados indicaram que os depoimentos dos professores de 1ª a 4ª séries se distribuem pelos mesmos níveis encontrados anteriormente e que são as mesmas as formas de reação ao conflito. Conclui-se que o desenvolvimento profissional docente ocorre em uma seqüência de níveis hierárquicos e, para que os esquemas profissionais progridam e se aperfeiçoem, é fundamental a tomada de consciência dos obstáculos enfrentados, primeiro passo para a sua solução.

    Resumo em Inglês:

    A previous research showed that the professionality of teacher's from 5th to 8th grades is developed in different levels and that there are certain patterns in the teachers' reactions up against daily school conflicts. This present study intended to verify if there would be differences in the professionality levels between the teachers. Fourteen teachers from 1st to 4th grades of a public school in a city from São Paulo State were interviewed about hypothetical stories, each one containing a problem to be judged/solved; the analysis complied with piagetian criteria. The results indicated that these teachers' depositions are distributed by the same levels previously found and the reaction ways to the conflict are just the same. It was conclude that the teacher's professional development occurs in a sequence of hierarchical levels and in order to make the professional schemes progress and improve it is fundamental to be aware of the presented obstacles, first step for its solution.
  • Conhecimento de mulheres sobre câncer de mama e de colo do útero Relatos De Pesquisa

    Silva, Nancy Capretz Batista da; Franco, Maria Aparecida Paiva; Marques, Susi Lippi

    Resumo em Português:

    No Brasil, a incidência do câncer de mama e do colo do útero está altamente relacionada à falta de informação. É importante avaliar o conhecimento da população feminina sobre o assunto e, a partir disso, estabelecer estratégias para a diminuição das ocorrências. Assim, este trabalho visou avaliar o conhecimento de 294 mulheres- funcionárias de hospital, escolas e professoras- com idade entre 20 e 57 anos, sobre este tema, por meio de teste objetivo e questionário. Os dados revelaram que embora 89,11% delas procurava adotar condutas preventivas, ainda há dúvidas sobre formas de incidência e prevenção do câncer de mama e colo do útero. Aponta-se a viabilidade e aplicabilidade do instrumento (teste objetivo) como recurso técnico para planejamento de intervenções que ampliem o conhecimento sobre a doença e mudem a atitude da população na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo do útero no âmbito da Saúde Pública.

    Resumo em Inglês:

    In Brazil, breast cancer and colon cancer incidences are highly related to the lack of information. It is important to evaluate the knowledge that the feminine population has about this matter to establish strategies in order to decrease those events. In this context, the purpose of this study was to evaluate the knowledge that 294 women (hospitals, schools and universities functionaries, teachers and professors), aging from 20 to 57 years old, have about this subject employing an objective test and a questionnaire. Data revealed that although 89.11% of them tried to assume preventive conducts, there are still some doubts about breast and colon cancer incidence and prevention forms. It is supported the instrument (objective test) viability and applicability as a technical resource for a intervention planning that disseminates knowledge about the disease, which might result in a change of the population behavior on prevention and precocious detection of breast ad colon cancer in Public Health area.
  • Contexto e normas de associação para palavras: a redução do campo semântico Relatos De Pesquisa

    Janczura, Gerson Américo

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo coletar normas de associação semântica para categorias naturais. Utilizando-se o método da associação livre, os participantes foram solicitados a produzir a primeira associada que completasse o significado de sentenças que serviam como contexto para as categorias. As associações produzidas em dois contextos semânticos diferentes foram comparadas com associações produzidas sem contexto. As seguintes medidas foram produzidas para cada categoria: o tamanho da categoria, as associadas semânticas, erros, omissões e respostas idiossincráticas. Propôs-se, ainda, um índice de ocorrência intra-categórica que permite identificar quais são os membros mais provavelmente lembrados, independentemente da condição experimental. A análise das normas evidenciou um efeito de redução do campo semântico, e identificou os membros a serem gerados, apesar de a categoria ter sido apresentada isoladamente ou em contextos diferentes. Uma redução média de cinqüenta por cento no campo semântico foi observada quando as categorias conceituais estão contextualizadas.

    Resumo em Inglês:

    This study presents semantic association norms for natural categories. Participants were instructed to produce the first response to sentence cues using a free association procedure. The free associations produced in two different contexts were contrasted to categories presented with no context. The following parameters were calculated: category set size, word associates, errors, omissions and idiosyncratic responses. A measurent index that indicates which category members are more likely remembered regardless of category condition was proposed. Results indicated a reduction effect on the semantic field. It was also demonstrated that some category members are more likely produced regardless of whether the category was experienced either with or without context. The category semantic field is reduced about fifty per cent when categories are presented within a sentence context.
  • Estudo qualitativo de crenças relativas aos cuidados domiciliares e à morte entre familiares de portadores de HIV/AIDS e câncer Relatos De Pesquisa

    Barbieri, André Luiz; Machado, Alcyone Artioli; Figueiredo, Marco Antônio de Castro

    Resumo em Português:

    A aids e o câncer tem incitado atitudes preconceituosas de discriminação e medo, entretanto, o trabalho incessante de pessoas envolvidas com os cuidados, possibilitou um existir mais digno e humano para os indivíduos acometidos por essas doenças. Este estudo tem como objetivo, fazer um levantamento das crenças dos familiares dos portadores de HIV/aids e de câncer, relacionadas à morte e ao atendimento domiciliar. Para tal, foram realizadas entrevistas individuais e semi-estruturadas, com 15 familiares de portadores de HIV e com 10 familiares de portadores de câncer, baseadas nos procedimentos de evocação-enunciação-verificação, para levantar-se as crenças relacionadas à morte e ao atendimento domiciliar. As crenças levantadas neste estudo mostram o despreparo e as dificuldades dos familiares no enfrentamento da morte e no cuidar do doente. Observa-se a necessidade da criação de programas que visariam à orientação e o suporte emocional, tanto do doente quanto do familiar.

    Resumo em Inglês:

    AIDS and cancer have incited prejudiced attitudes of segregation and fear; however, the constant work of people involved with care taking made respectable and humanitarian life possible to individuals that were taken ill. The present study has the objective of surveying the beliefs of the HIV/AIDS and cancer patients relatives related to death and home care. Therefore separate and semi-structured appointments were done with 15 relatives of HIV sick people and 10 relatives of cancer patients based on procedures of evocation-enunciation-verification to survey the beliefs related to death and home care. The beliefs surveyed demonstrate the lack of preparation and the difficulties that relatives have towards death and care of the patients. It is observed the need of creating projects that would aim emotional advising and aid to patients and relatives as well.
  • Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas Relato De Experiência Profissional

    Bonotto, Dalva Maria Bianchini

    Resumo em Português:

    Atualmente o modelo clássico de formação docente tem sido revisto, discutindo-se a necessidade de um processo que permita maior participação do professor, como profissional e como pessoa. Nesse sentido o uso de técnicas projetivas pode se constituir em um procedimento útil a ser empregado nas propostas de formação. Elas foram utilizadas em um curso de formação contínua sobre Educação Ambiental, destinado a professores das séries iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho apresento essa experiência, discutindo possibilidades que esse procedimento pode oferecer em termos da formação docente, a partir da análise de relatos feitos pelos professores participantes do curso.

    Resumo em Inglês:

    The traditional model of teacher education has been reviewed, for analyzing the need of a greater participation of the teacher in this process, as professional and also as an individual. Under this view, the use of projective techniques may constitute a useful procedure to be used on the teacher education programs. They were used in an in-service Environmental Education program directed to elementary school teachers. In this paper, this experience is presented and the possibilities that this procedure may offers in terms of teacher education are discussed from analysis of reports held by the teachers attending the program.
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