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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 16, Número: 35, Publicado: 2006
  • Editorial

    Mendes Biasoli-Alves, Zélia Maria
  • O Sociodrama como método de pesquisa qualitativa Pesquisas Teóricas

    Nery, Maria da Penha; Costa, Liana Fortunato; Conceição, Maria Inês Gandolfo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste texto foi propor o Sociodrama como método para a pesquisa qualitativa em Psicologia, de modo a propiciar a interação grupal como foco da investigação. Descreve-se a metodologia de intervenção sociopsicodramática, mostrando suas dificuldades tais como: planejamento da ação dramática, registro, observação, análise das informações e questões éticas. O Sociodrama pode ser opção para pesquisa ativa e construção de significações nas relações, num processo dialógico e compatível com pesquisas interventivas; busca-se ensejar reflexões que subsidiem o trabalho com grupos, e estabelecer uma ampliação sobre a micro-realidade social, considerando: a complexidade embutida nos relacionamentos afetivos, o potencial espontâneo do grupo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this text was to propose Sociodrama as a qualitative research method in Psychology, to enable the group interaction the focus of investigation. The methodology of sociopsychodramatic intervention is described, showing this method difficulties, as: dramatic action planing, registration, observation, information analysis and ethic matters. Sociodrama may be an active research and a relations meanings' construction, in a dialogic process and compatible with intervention researches; It is tried to generate a reflection that may bring subsidies to the work with groups, stablishing an enlargement over the social micro-reality, considering: the complexity built in the affective relations, releasing the spontaneous potential of the group.
  • Qualidade conjugal: mapeando conceitos Pesquisas Teóricas

    Mosmann, Clarisse; Wagner, Adriana; Féres-Carneiro, Terezinha

    Resumo em Português:

    Apesar da ampla utilização do conceito de qualidade conjugal, identifica-se falta de clareza conceitual acerca das variáveis que o compõem. Esse artigo apresenta revisão da literatura na área com o objetivo de mapear o conceito de qualidade conjugal. Foram analisadas sete principais teorias sobre o tema: Troca Social, Comportamental, Apego, Teoria da Crise, Interacionismo Simbólico. Pelos postulados propostos nas diferentes teorias, podem-se identificar três grupos de variáveis fundamentais na definição da qualidade conjugal: recursos pessoais dos cônjuges, contexto de inserção do casal e processos adaptativos. Neste sentido, a qualidade conjugal é resultado do processo dinâmico e interativo do casal, razão deste caráter multidimensional.

    Resumo em Inglês:

    Despite the wide use of marital quality concept, it is identified a lack of variables conceptual clarity. This article presents an area literature review with the objective of mapping out the conjugal concept. Seven theories about this subject were analysed: Social Exchange Theory, Behaviourist Theory, Attachment Theory, Crisis Theory, Simbolic Interactionism Theory, Family Systems Theory, Adaptation of Vulnerability to Stress Model. It is possible to identify three groups of variables in the definition of conjugal quality: spouses personal resources, context in which the couple is inserted, adapting processes. Hence, conjugal quality is the result of couple dynamic and interactive process, consequence of a multidimensional character.
  • Trabalho e família: o prolongamento da convivência familiar em questão Pesquisas Teóricas

    Henriques, Celia Regina; Féres- Carneiro, Terezinha; Magalhães, Andrea Seixas

    Resumo em Português:

    O presente estudo aborda a temática do trabalho em famílias de classe média, com prolongamento da coabitação de pais/filhos adultos. Fatores sociais particulares ao universo da classe média urbana podem ter, como conseqüência, o prolongamento da permanência dos filhos na família. Em um segundo, há diferentes representações do mundo do trabalho expressas pelos pais e filhos. A representação dos pais baseia-se na existência de laços com a instituição empregadora, na estabilidade. A dos filhos inclui a perspectiva de curto prazo e provisoriedade das experiências sociais, características da atualidade. Assim, a vida em família pode expressar um contexto de ambigüidades que permite o adiamento da separação entre pais e filhos.

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses the prolonged stay of adult sons in the middle-class parents home, linked to work perspective. Specific social factors pertaining to the world of urban middle-class families can lead to the stay extending of adult sons within the family home. Secondly, there are different representations of the work world expressed by parents and their children. The parents representation is based on the perception of stability and links with employers. In contrast, their children present short-term perspectives and provisional social experiences, characteristic of modern life. So, family life may express a context of ambiguity which allows the separation postponed of parents and sons.
  • Inteligência emocional e desempenho no trabalho: um estudo com MSCEIT, BPR-5 e 16PF Pesquisas Empíricas

    Cobêro, Cláudia; Primi, Ricardo; Muniz, Monalisa

    Resumo em Português:

    O presente trabalho teve como objetivo investigar a validade de uma medida de inteligência emocional correlacionando-a com medidas de inteligência, personalidade e desempenho profissional. Participaram do estudo 119 sujeitos, com idade entre 17 e 64 anos, de ambos os sexos e que trabalham em empresas situadas em municípios do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: Versão em Português do Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT), o Questionário Dezesseis Fatores da Personalidade (16PF), Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), Avaliação de Desempenho respondido por duas pessoas (um supervisor e um colega). Os resultados apontam baixa correlação entre inteligência emocional e personalidade, bem como com inteligência. Indicam também que a faceta regulação das emoções se correlaciona com o desempenho profissional e apresenta validade incremental em relação à inteligência. Em suma conclui-se que a inteligência emocional constitui um tipo diferenciado de inteligência útil na avaliação psicológica no contexto organizacional.

    Resumo em Inglês:

    This research had as objective to investigate the validity of a emotional intelligence measure correlating it with measures of intelligence, personality, and job performance. The participants were 119 subjects, aged 17 to 64 years old, of bothe sex that work in cities industries from the state of São Paulo. The instruments used: the Mayer-Salovey-Caruso-Emotional Intelligence Test (MSCEIT), protuguese version, the Sixteen Personality Factors Questionnaire (16PF), the Battery of Reasoning (BPR-5) a performance evaluation made by two persons (supervisor and a colegue). The results show low correlations between emotional intelligence and personality. Also that the branch managing emotions is correlated with job performance and presents validy with the intelligence. In sum it was concluded that emotional intelligence constitutes a differentiated type of intelligence useful for psychological assessment in the context of industrial and organizational psychology.
  • A percepção de adolescentes e de pais sobre decisão e autonomia Empirical Research

    Celen, Nermin; Cok, Figen; Bosma, Harke A.; Djurre, H. Zijsling

    Resumo em Português:

    Estudo objetivou investigar autonomia de decisão de adolescentes turcos de 12-18 anos de idade. Questionário PADM (Perspectivas na Tomada de Decisões por Adolescentes) foi administrado a 372 adolescentes de classe média, alunos de ensino fundamental e médio e a seus pais. O PADM verifica se adolescentes decidem por si mesmos ou se os pais impõem restrições, também se discutem o assunto. Foram usadas análises MANOVA. Os resultados mostraram que respostas afirmativas aumentam com a idade. Na perspectiva de pais e adolescentes a autonomia para tomada de decisões aumenta com a idade, o controle parental diminui, conflitos tendem a diminuir. Houve pequena diferença de gênero: meninas têm maior nível de autonomia decisional, meninos experimentam mais conflitos. As expectativas de autonomia decisional dos adolescentes tendem a ser maiores que as dos pais. Perspectivas de pais e mães sobre autonomia foram bastante similares; os resultados suportam o modelo de família proposto por Kaðýtçýbaþý.

    Resumo em Inglês:

    This study attempted to investigate decisional autonomy in Turkish adolescents from 12 to 18 years. The Perspectives on Adolescent Decision Making (PADM) questionnaire was administered to 372 middle class adolescents who attend middle and high schools and to their parents. The PADM assess if adolescents decide for themselves, or parents impose restrictions or adolescents and parents have arguments about the topic. MANOVA analyzes were used. Results showed that affirmative answers increased with age. From adolescent and parents' perspectives adolescent decisional autonomy grows with age, parental control decreases, conflicts between them tended to decrease, on the perspective of parents. There was minor gender differences: girls have higher level of decisional autonomy; boys experience more conflict. Adolescents' decisional autonomy expectations tended to be higher than those of parents. Fathers' and mothers' perspectives on decisional autonomy were very similar. The results support the new family model proposed by Kaðýtçýbaþý.
  • A equação simbólica como recurso terapêutico: contribuições para análise do questionário desiderativo Pesquisas Empíricas

    Guimarães, Nicole Medeiros; Pasian, Sonia Regina; Barbieri, Valéria

    Resumo em Português:

    O Questionário Desiderativo é um instrumento projetivo de avaliação psicológica que mobiliza, entre outros aspectos, a capacidade de simbolização do examinando. A ocorrência de equação simbólica nas respostas a esta técnica constitui, tradicionalmente, uma "falha" na utilização instrumental da Identificação Projetiva, sendo convencionalmente interpretada como indicador psicopatológico. No presente trabalho, são apresentadas respostas fornecidas por adolescentes ao Desiderativo, sendo que em algumas foi possível detectar um adequado processo de simbolização dos examinandos, enquanto noutras encontrou-se falhas por equação simbólica. A partir de contribuições psicanalíticas de Milner e Winnicott, foi possível rever a forma tradicional de interpretação destes fenômenos, lançando-lhes um olhar menos patologizante, e relativizando seu caráter sinalizador de empobrecimento das funções egóicas de simbolização. Ponderou-se ainda sobre as possibilidades terapêuticas do surgimento destes momentos de não-diferenciação diante de técnicas projetivas, nomeadamente no Questionário Desiderativo, podendo-se ampliar a compreensão psicodinâmica dos indivíduos submetidos a esse instrumento projetivo.

    Resumo em Inglês:

    The Desiderative Questionnaire is a projective instrument of psychological evaluation that mobilizes, among others aspects, the examined simbolization capacity. The occurrence of symbolic equation in this technique answers constitutes, traditionally, a "flaw" in the Projective Identification instrumental use, being conventionally interpreted as a psychopathological indication. Answers given by adolescents to the Desiderative are presented, and in part of them it was possible to detect an appropriate simbolization process among examined ones, while in others faults by symbolic equation were found. Throught the psychoanalytical contributions of Milner and Winnicott, it was possible to re-examine the tradicional interpretation of these phenomena, considering them less pathological, and relativizing its feature of the ego's simbolization functions impoverishment. It was also examined the therapeutical possibilities of the appearance of these moments of not-differentiation towards projective techniques, specifically the Desiderative Questionnaire. These contributions may offer a wider psychodinamical understanding over the individuals investigated by this projective technique.
  • Fatores de risco na adolescência: discutindo dados do DF Pesquisas Empíricas

    Brasil, Kátia Tarouquella; Alves, Paola Biasoli; Amparo, Deise Matos do; Frajorge, Kellen Cristine

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo investigar e discutir situações de risco psicossocial em adolescentes do Distrito Federal tomando por base a Teoria dos Sistemas Ecológicos. Foram aplicados 852 questionários em adolescentes de escolas públicas do DF, localizadas em regiões previamente selecionadas e com indicadores de risco psicossocial. Os resultados mostram que a violência, as tentativas de suicídio, a presença de drogas e a sexualidade são fatores de risco para os jovens. Contudo, estes adolescentes têm desenvolvido estratégias efetivas para a promoção de sua saúde, como o uso de preservativos nas relações sexuais, a convivência familiar cotidiana, a expectativa de apoio de vizinhos e líderes comunitários. Percebe-se que esta pode ser uma realidade específica do DF e salienta-se a necessidade de construção de Políticas Públicas que beneficiem as questões de prevenção à violência intrafamiliar, e também a obtenção de sustentabilidade econômica destes jovens.

    Resumo em Inglês:

    This study had as objectives to investigate and to discuss the risk situations for adolescents from the Distrito Federal, Brazil, based on the Ecological Theory Approach. 852 questionnaires were applied in adolescents from the public schools of the DF, localized in some regions previously identificated as in risk situation. The data show that the violence, the suicide attempt, the presence of drugs and the sexuality are indicators of risk. Nevertheless, the same data show that these adolescents are capable of developing protective strategies to the promotion of their health such as condom use in their sexual relationships, family daily contact and support expectation from the neighborhood. On observe that hese data can be specific from the DF but it is necessary to create and to apply Public Politcs related to the domestic violence prevention and to the economical support to this young people.
  • A assimetria na relação entre família e escola pública Pesquisas Empíricas

    Ribeiro, Daniela de Figueiredo; Andrade, Antonio dos Santos

    Resumo em Português:

    A relação entre família e escola vem sendo incentivada pelas políticas públicas, apontada como fundamental para uma escolarização bem sucedida. O atual estudo buscou compreender esta relação, tal como vem sendo vivenciada por pais de uma escola pública. Os participantes da pesquisa foram os agentes escolares e 22 responsáveis por alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Inicialmente foi realizada observação participante na escola e, em seguida, entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos alunos, em suas residências, tendo sido abordados três tópicos: a escola, a professora e a escolaridade. Buscou-se ainda resgatar a história das famílias, verificando as diferentes posturas dos pais diante da escola. Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo tradicional. Observou-se uma assimetria na relação família-escola, que parece contribuir para a perpetuação da dinâmica de exclusão de parte das camadas populares da escola pública.

    Resumo em Inglês:

    The incentive to the relationship between families and public school is a target of public politics, seen as something essential for an efficient learning. This research purpose was to investigate parents' experiences vis-à-vis their relationship with the school where their children study. The participants were school members and 22 students tutors attending the 3rd and 4th grades of elementary school. At first was done a participative observation within the school environment, after semi-structured interviews with the children tutors in their homes, focusing three aspects: the school, the teacher and the school education. The families' backgrounds were carefully taken into consideration, and parents showed different postures towards their relationships with their children schools. A traditional analytical approach was adopted to the data collected. As a result, this relationship was proved to be asymmetric, which seems to contribute to the maintenance of mechanisms of exclusion from public school over part of the underprivileged families.
  • Comunicação e participação pais-filhos: correlação com habilidades sociais e problemas de comportamento dos filhos Pesquisas Empíricas

    Cia, Fabiana; Pamplin, Renata Christian de Oliveira; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivos comparar indicadores de envolvimento de pais com filhos e esse envolvimento com o repertório de habilidades sociais e de problemas de comportamento das crianças. Participaram 110 crianças, da 4ª série do Ensino Fundamental, utilizando-se o Questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Filhos (QIFVF), para avaliar a percepção dos filhos sobre a comunicação dos pais e participação destes em suas vidas, o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (SMHSC-Del-Prette), para avaliar habilidades sociais e indicadores de problemas de comportamento. Foram efetuadas análises estatísticas. As mães apresentaram, conforme a avaliação dos filhos, melhores indicadores de comunicação e participação que os pais; estes indicadores estiveram correlacionados positivamente com os escores de habilidades sociais e negativamente com os de comportamentos externalizantes das crianças. Tais resultados sugerem a importância do envolvimento positivo dos pais sobre o desenvolvimento socioemocional dos filhos e a necessidade de programas nessa área.

    Resumo em Inglês:

    The objectives of this study were to compare indicators of the involvement between parents with their children and to compare parental involvement with the children's repertoire of social skills as well as to behavior problems. 110 children from the 4th grade of Elementary School participated, using the Quality of Family Interaction from the children's viewpoint questionnaire (QIFVF), to assess the children's perception of parental communication and involvement in their lives; the Multimedia System for Children's Social Skills (SMHSC-Del-Prette), to assess social skills and indicators of behavior problems. Statistical analyses were performed. According to the children, mothers showed greater indicators of communication and participation when compared with fathers; these indicators were positively correlated with the children's scores of social skills, and negatively correlated with children's externalizing behaviors. Results suggest that positive parental involvement plays an important role in children's socioemotional development and that programs for parents should be developed.
  • Continuidade dos estilos parentais através das gerações: transmissão intergeracional de estilos parentais Pesquisas Empíricas

    Weber, Lidia Natalia Dobrianskyj; Selig, Gabrielle Ana; Bernardi, Marcela Galvão; Salvador, Ana Paula Viezzer

    Resumo em Português:

    Práticas educativas parentais têm sido investigadas há várias décadas e são consideradas como importantes preditores para o desenvolvimento infantil e vêm servindo de modelo para os pais interagirem com a sua prole. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a transmissão intergeracional dos estilos parentais. Foram entrevistadas 21 mulheres, de sete famílias distintas, respeitando a linearidade trigeracional, utilizando-se a Entrevista de Apego Adulto, desenvolvida por George, Kaplan e Main e as Escalas de Qualidade de Interação Familiar - EQIF de Weber e colaboradores. Para análise dos dados utilizou-se o teste não-paramétrico de Mann-Whitney U. Os resultados mostram que em 91,7% dos casos ficou demonstrada a transmissão intergeracional. Da primeira para a terceira geração os dados revelaram pais sensivelmente mais autoritários do que as mães e estas mais submissas. Esses resultados levam à conclusão de que é necessária a divulgação de práticas educativas parentais adequadas como estratégias de prevenção.

    Resumo em Inglês:

    Parental practices have been investigated during decades and they are considered as important predictive factors in the child development and they provide a model of parental interaction with their children. This research had as objective to investigate the intergenerational transmission of the parental styles. Interviews were conducted with 21 women, from seven distinct families, respecting the trigenerational linearity, using the Adult Attachment Interview developed by George, Kaplan e Main and the Scales of Quality of Familiar Interaction Scales - EQIF of Weber and colaborators. It was used for the data analysis the non-parametric test Mann-Whitney U. Intergenerational transmission was found in 91.7% of the cases. From first to third generation the data showed that fathers were sensibly more authoritarian than the mothers and that they were more submissive. These results show that it is necessary to divulgate the adequated parenting practices as one prevention strategie.
  • Sentimentos e percepções da equipe de saúde frente ao paciente terminal Pesquisas Empíricas

    Quintana, Alberto Manuel; Kegler, Paula; Santos, Maúcha Sifuentes dos; Lima, Luciana Diniz

    Resumo em Português:

    O atendimento a pacientes terminais pelas equipes de saúde, comprovadamente apontado por evidências na literatura, mostra a grande dificuldade que esses profissionais têm em lidar com o tema "morte". O presente estudo objetivou compreender como as equipes de saúde definem e vivenciam o paciente terminal. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa que empregou a pesquisa etnográfica através de observação não-participativa, além de entrevistas semi-estruturadas nas unidades de hemato-oncologia e de infectologia de um hospital público. Os resultados certificaram as dificuldades por parte da equipe em lidar com pacientes terminais, bem como em defini-los como tais e comunicar aos mesmos a sua condição. Dessa forma, percebeu-se a intensa necessidade da realização de um trabalho direto com as equipes de saúde com o intuito de lhes proporcionar um espaço de reflexão e de entendimento, propiciando a continência das emoções suscitadas na equipe de saúde perante a situação da morte.

    Resumo em Inglês:

    The care given to terminally ill patients by health staff, properly indicated in evidences of literature, shows the great difficulties that those professionals have in dealing with the death. This study intends to show how those professionals define and experience terminally ill patients. Thus, a qualitative approach was applied to ethnographic research through observations and semi-structured interviews were used in the hematology-oncology and infectology departments of a public hospital. Results attest to the difficulties on the part of health staffs in handling and defining terminally ill patients, as well as the difficult task of rendering those patiens aware of their terminal condition. That said, one realizes the need for a direct-contact approach with such health staffs intending to provide them time for reflection and understanding which favor some restraint in their emotions brought on in face of death situations.
  • Processos de resiliência no contexto de hospitalização: um estudo de caso Estudo De Caso

    Bianchini, Daniela Cristina Silva; Dell'Aglio, Débora Dalbosco

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma revisão teórica e uma discussão crítica, a partir de um caso clínico, sobre o conceito de resiliência no contexto de hospitalização. A revisão bibliográfica foi realizada nas bases de dados Scielo e BVS-Psi. A resiliência, vista como a capacidade do indivíduo para enfrentar situações de risco de forma saudável, apresentando respostas adaptativas frente a adversidades, é um importante conceito a ser compreendido pelos profissionais que atuam na saúde. Analisar as diferentes formas apresentadas por pacientes para lidar com a doença, durante o período de internação em hospitais gerais, permite uma melhor compreensão das condições facilitadoras da resiliência e abre possibilidades para trabalhos de prevenção e promoção de saúde nestas instituições.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a theoretical revision and a critical discussion, from a clinical case, about resilience concept in the hospitalization context. Scielo and BVS-Psi based the literature review. Resilience, as individual capacity to face risk situations in a healthy way, presenting adaptive answers to adversities, it is an important concept to be understood by health professionals. Analyzing sickness during hospitalization period in general hospitals, allows a better understanding of facilitating conditions to resilience and open possibilities for prevention work and health promotion in these institutions.
  • Caminhos para o combate e prevenção à violência intrafamiliar Resenha

    Santos, Ana Cláudia Wendt dos
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