Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 20, Número: 45, Publicado: 2010
  • Sob o signo da diversidade: contribuições para o debate acadêmico de questões emergentes no mundo atual Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Paideia: relatório de gestão - 2009 Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Influência social na vida familiar: grupo étnico e relações interculturais Artigos

    Souza Filho, Edson Alves de; Beldarrain-Durandegui, Angel

    Resumo em Português:

    Analisamos lembranças de jovens judeus e não judeus para inferir padrões de influência social adotados por pais e antepassados. Supomos que o modo de influenciar entre os judeus esteja relacionado à busca de autonomia, diferenciação e delimitação de fronteiras interindividuais/intergrupais, enquanto entre os não judeus seja o contrário. Os jovens eram estudantes de ensino médio de duas escolas privadas. Com os sobrenomes, formamos subgrupos de asquenazins (judeus alemães), asquenazins/sefaradins (judeus ibéricos), judeus/não judeus e não judeus. Eles relataram lembranças de pais e antepassados, recuando até a 5ª geração; simularam autoapresentação para alguém de outra religião; indicaram lugares onde viveriam no exterior; e mencionaram dez sobrenomes fora das suas famílias. Os modelos de influência dos judeus enfatizaram aspectos individuais/grupais da vida familiar, os dos não judeus, relações interindividuais. A autoapresentação para outrem dos judeus mostrou focalização nos aspectos grupais de si e de outrem, enquanto a dos não judeus, cortesia/cumprimento.

    Resumo em Espanhol:

    Analizamos recuerdos de jóvenes judíos y no-judíos para inferir modelos de influencia social adoptados por sus padres y antepasados. Suponemos que el modo de influenciar entre los judíos esté relacionado con búsqueda de autonomía, diferenciación y delimitación de fronteras interindividuales/intergrupales, al contrario que entre los no-judíos. Los jóvenes eran alumnos de enseñanza secundaria de dos escuelas privadas. Con los apellidos formamos subgrupos ashkenazitas (judíos alemanes), ashkenazitas/sefarditas (judíos ibéricos), judíos/no-judíos y no-judíos. Ellos relataron recuerdos de padres y antepasados, retrocediendo hasta la quinta generación; simularon auto-presentación a alguien de otra religión; indicaron lugares del extranjero donde vivirían; y mencionaron diez apellidos que no fueran de su familia. Los modelos de influencia de los judíos enfatizaron aspectos individuales/grupales de la vida familiar, los de no-judíos relaciones interindividuales. La autopresentación de los judíos para otro mostró enfoque en aspectos grupales de si mismo y del otro, y el de los no-judíos cortesía/buena educación.

    Resumo em Inglês:

    Remembrances of young Jews and non-Jews were analyzed to infer patterns of social influence adopted by their parents and ancestors. We suppose that the ways of influencing among Jews is related to a search of autonomy, differentiation and demarcation of interindividual/intergroup boundaries, which is the opposite among non-Jews. The participants were students from two private high schools. Subgroups were formed according to surnames: Ashkenazim (German Jews), Ashkenazim/Sephardim (Iberian Jews), Jews/Non-Jews and Non-Jews. They reported remembrances of parents and ancestors, going back until the 5th generation; simulated a self-introduction to a person with a different religious background; indicated places abroad where they would live; and mentioned ten surnames other than their families'. Influence models of Jewish students emphasized individual and group aspects of family life, while non-Jews emphasized inter-individual relationships. The Jews' self-introduction to others revealed emphasis on their own and others' group aspects, while non-Jews emphasized courtesy/politeness.
  • Representações sociais construídas sobre os índios em Sergipe: ausência e invisibilização Artigos

    Lima, Marcus Eugênio Oliveira; Almeida, Alan Magno Matos de

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi analisar as representações sociais construídas pelos sergipanos sobre os índios. Foram entrevistados 378 moradores de seis cidades (cinco em Sergipe e uma em Alagoas). Os resultados obtidos indicam o predomínio de uma representação social cujo núcleo central é formado por elementos que referem um tempo passado e remoto, ou que denotam a distância física e cultural (como "matas", "florestas", "nudez", "pintura"). Igualmente, quando perguntados sobre o que lembram dos índios na história do Brasil, os entrevistados raramente referem acontecimentos recentes e têm mesmo dificuldade para produzir qualquer enunciação. O fato de morar longe ou perto de uma tribo indígena teve menos impacto nas representações sociais do que esperávamos. As conclusões indicam que, para muitos dos pesquisados, os índios existem apenas como uma ausência ou ainda de um modo naturalizado, como reminiscências fenotípicas e culturais de uma história de 500 anos de violência e extermínio.

    Resumo em Espanhol:

    Con el objetivo de se comprender cuales son las representaciones sociales construidas sobre los indígenas, fueran entrevistados 378 habitantes de 6 ciudades (5 en Sergipe y 1 en Alagoas). Las entrevistas fueron hechas em las casas de los residentes. Los resultados indican el predominio de una representación social de los indígenas anclada en el pasado remoto y es demostrada em los signos "bosques", "desnudos", "pintura", y otros más. También cuando se le preguntó el que se recuerda de los indígenas en la historia del Brasil, los entrevistados casi nunca describen acontecimientos recientes y, en muchas veces, ni acontecimientos remotos ellos logran recordar. La ciudad de los entrevistados tuvo menos importancia en las representaciones sociales que lo esperado. Muchos de los entrevistados piensan que los indígenas existen como una ausencia, como expresiones culturales que no han cambiado a pesa r de los 500 años de historia de violencia y exterminio.

    Resumo em Inglês:

    Aiming to understand the social representations of people in Sergipe, Brazil about Indians, 378 residents of six cities were interviewed (five cities in Sergipe and one in Alagoas). The results revealed the predominance of a social representation of Indians whose main meaning is formed by elements that refer to a past or remote time or which denote physical and cultural distance (i.e. "woods", "forests", "nudity", painting" etc). In a similar way, when participants were asked about what they recalled of Indians in the Brazilian history, they seldom mentioned recent events and had difficulty to mention even remote facts. Living far away from an Indian tribe had less impact on social representations than what was expected. The conclusion is that for many participants, Indians exist only as an absence or yet in naturalized way, as phenotypic and cultural remnants of a 500-year history of violence and extermination.
  • Influência dos valores organizacionais sobre estilos de gerenciamento em empresas de pequeno porte Artigos

    Gosendo, Eliana Elisabete Moreira; Torres, Cláudio Vaz

    Resumo em Português:

    No cenário das pequenas empresas são escassas as pesquisas realizadas pela Psicologia Social e do Trabalho, bem como pouco se têm estudado populações com baixa escolaridade. Os objetivos desta pesquisa foram identificar a hierarquia dos valores organizacionais e os estilos de gerenciamento e investigar a influência dos valores organizacionais nos estilos de gerenciamento. A amostra foi composta de empregados de 30 empresas. Na coleta de dados, adotou-se método adaptado para pessoas com baixa escolaridade. Os resultados apontaram o valor organizacional Domínio e o estilo de gerenciamento Tarefa como os mais percebidos pelos empregados. Os valores Autonomia e Bem-Estar aparecem como os melhores preditores para o estilo Relacionamento. O valor Conformidade é o único preditor do estilo Tarefa e o valor Autonomia é o melhor preditor do estilo Situação.

    Resumo em Espanhol:

    En la escena de las compañías pequeñas, la investigación llevadas a través para la psicología social y del trabajo es escasa, tan bien como pequeño ha estudiado a poblaciones con bajo escolaridade. Los objetivos de actual investigación fueron identificar a la jerarquía de los valores organizacionais y los estilos de gerencia y investigar la influencia de los valores en los estilos de gerencia. La muestra fue compuesta de empleados de 20 compañías. En la recogida de datos, el método del uso adoptado se adaptó para la gente con el escolaridade bajo. Los resultados mostraron el valor organizacional Dominio y el estilo de gerencia Tarea como los más percibidos por la mayoría de los empleados. Los valores Autonomía y Bienestar surgieron como los mejores preditores para la gerencia Relación. El valor Conformidad es el único preditor del estilo Tarea y el valor Autonomía es preditor óptimo del estilo Situación.

    Resumo em Inglês:

    There is a scarcity of studies addressing Psychology and Social Work in the context of small firms and few addressing populations with low educational level. This study aimed to identify the hierarchy of organizational values and management styles and to investigate the influence of organizational values on management styles. The sample was composed of employees from 30 firms. A method adapted to individuals with low educational level was used in data collection. The results indicate that the organizational value "Control" and management style "Task-oriented" were the most perceived by employees. The values "Autonomy" and "Well-Being" were the best predictors of the "Relationship-oriented" management style. The value "Conformity" is the only predictor of the management style "Task-oriented" and the value "Autonomy" is the best predictor of the management style "Situational".
  • Diferenças de gênero e valores relativos ao trabalho Artigos

    Silva, Margareth Ribeiro Machado Santos e; Mendonça, Helenides; Zanini, Daniela Sacramento

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga as diferenças no estabelecimento das prioridades axiológicas laborais e a satisfação das metas motivacionais relacionadas ao trabalho em relação ao gênero. Participaram 178 universitários de diversos cursos que responderam os instrumentos de forma coletiva e presencial em sala de aula. Como medida utilizou-se duas escalas de valores relativos ao trabalho: uma sobre prioridade atribuída a metas motivacionais (alphas entre 0,81 e 0,88) e outra sobre a satisfação de tais metas (alphas entre 0,86 e 0,95). Os dados analisados, utilizando-se da técnica estatística ANOVA, demonstraram que as mulheres priorizam valores laborais de autonomia intelectual e criatividade; e priorizam, mais que os homens, segurança e ordem na vida. Não foram identificadas diferenças significativas entre gênero e satisfação dos valores laborais. Esses resultados são discutidos ressaltando-se a idéia de uma caracterização específica de gênero no mundo do trabalho, possibilitando a convivência com princípios e metas motivacionais paradoxais.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio investiga las diferencias entre los valores de trabajo y la satisfacción de las metas motivacionales relacionadas al trabajo en relación al género. Participaron 178 universitarios de diversas carreras que contestaron los instrumentos de forma colectiva y presencial en su aula. Como medida se utilizó dos escalas de valores relativos al trabajo: una sobre la prioridad atribuida a metas motivacionales y otra que investiga la satisfacción de estas metas (alphas entre 0,86 y 0,95). Los datos, analizados utilizando la técnica estadística ANOVA, demostraron que las mujeres priorizan valores laborales de autonomía intelectual y creatividad, y priorizan, más que los hombres, la seguridad y el orden en la vida. No fueran identificadas diferencias significativas entre género y la satisfacción de los valores laborales. Estos resultados son discutidos resaltándose la idea de una caracterización específica de género en el mundo del trabajo, posibilitando la convivencia con principios y metas motivacionales paradojales.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the differences in establishing axiological work priorities and satisfaction with work-related goals in relation to gender. The participants were 178 undergraduate students from different programs who filled out the instruments in classroom. Two scales of work-related values were used: one about the level of priority given to work-related motivational goals (alphas between 0.81 and 0.88), and the other about the level of satisfaction of such goals (alphas between 0.86 and 0.95). Data analyzed through the statistic technique ANOVA revealed that women give priority to work values such as intellectual autonomy and creativity, and more than men, they give priority to security and order in life. Significant differences were not found between gender and satisfaction of work values. These results are discussed highlighting the idea of a specific characterization of gender in the world of work, which enables the co-existence of paradoxical principles and motivational goals.
  • Estudo comparativo sobre a perspectiva de futuro dos estudantes de escolas públicas e privadas Artigos

    Oliveira, Isabel Cristina Vasconcelos de; Saldanha, Ana Alayde Werba

    Resumo em Português:

    A perspectiva de futuro, que é um tema recorrente entre os jovens, foi objeto de estudo desta investigação cujo objetivo foi comparar as expectativas dos estudantes das escolas públicas e privadas. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório com 296 estudantes do ensino fundamental e médio de ambas as instituições, para responderem à Escala "Como você vê seu futuro" e escreverem discursivamente como imaginam o futuro deles, analisados por meio de testes de hipóteses e procedimentos de categorização. Observou-se que os estudantes diferem em poucos itens (como ingressar em uma universidade ou confiar nos dirigentes do país), ao passo que se assemelham na maioria (como conclusão dos estudos e conseguir emprego que trouxesse qualidade de vida), dados estes também encontrados na questão discursiva. Conclui-se, dessa forma, que os estudantes de escolas públicas e privadas diferem em poucas questões e possuem aspirações similares quanto à forma como idealizam seu futuro.

    Resumo em Espanhol:

    La perspectiva de futuro que es un tema recurrente de los jóvenes fue objeto de estudio de esta investigación, cuyo objetivo era comparar las expectativas de los estudiantes de instituciones públicas y privadas en João Pessoa/PB/Brasil. Así, un estudio exploratorio fue realizado con 296 estudiantes de primaria y secundaria de ambas instituciones para cumplir con la encuesta "¿Cómo ve a su futuro" y escribir como imaginaba el mismo. Datos fueron analizados mediante pruebas de comparación de medias y de los procedimientos para la clasificación. Se observó que los estudiantes difieren en algunos temas, mientras que la mayoría son similares (tales como la conclusión de los estudios y conseguir un trabajo que traiga calidad de vida). Estos datos también se encontraron con la pregunta abierta. Por lo tanto, estudiantes de escuelas públicas y privadas difieren en algunas cuestiones y tienen aspiraciones similares sobre la manera de idealizar su futuro.

    Resumo em Inglês:

    Perspective on the future, a recurrent theme for young people, was the object of this study, which aimed to compare the expectations of students of public and private schools. An exploratory study was conducted with 296 students from primary to high school in both institutions. They were asked to answer the scale "How you see your future" and discursively write how they imagined their future, which were analyzed through tests of hypotheses and categorization procedures. We observed that students differ in few items (such as entering university or trusting the country' leaders), while the majority of expectations are similar (such as graduating and getting a job that enables them to have quality of life). These data were also found in the discursive question. The conclusion is that students from public and private schools differ in few issues and have similar expectations about the way they idealize their future.
  • Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular Artigos

    Soares, Adriana Benevides; Martins, Janaína Siqueira Rodrigues

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou a ansiedade dos jovens estudantes de escolas particulares de um estado do Brasil em relação ao exame vestibular. A amostra foi composta por 124 estudantes do ensino médio participantes do vestibular seriado PISM (Processo de Ingresso Seletivo Misto), sendo 66 do gênero feminino e 58 do gênero masculino, 69 alunos do 1º ano do ensino médio e 55 do 3º ano. Os estudantes responderam a um questionário sócio-demográfico e ao Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) na suas próprias salas de aula. Foi observada uma diferença significativa quanto ao gênero (p=0,036) sendo que foi encontrado um maior nível de ansiedade-estado nas mulheres do 1º ano comparativamente aos rapazes do 1ºano (p=0,004). O mesmo resultado foi encontrado com relação à ansiedade-traço: moças do 1º ano são mais ansiosas do que rapazes do 1º ano (p=0,000).

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio investigó la ansiedad de los estudiantes en las escuelas privadas en un estado de Brasil en el examen de ingreso. La muestra fuese compuesta de 124 estudiantes de la escuela secundaria participantes del PISM (Proceso de Admisión Común), siendo 66 mujeres e 58 hombres, 69 alumnos del 1er año de escuela secundaria y 55 del 3er año. Los estudiantes respondieron a un cuestionario socio-demográfico y al Inventario de Ansiedad Rasgo-Estado (IDATE), en sus propias aulas. Hubo una diferencia significativa en relación con el género (p=0,036) que se encontró un mayor nivel de ansiedad estado en el 1er año de las mujeres en comparación con los hombres del 1er año (p = 0,004). El mismo resultado se encontró con respecto a la ansiedad-rasgo: las mujeres de 1er año son más ansiosas que los hombres del 1er año (p=0,000).

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the anxiety of private schools students at the expectation of attending colleges' entrance examination in one Brazilian state. The sample consisted of 124 high school students participating in the PISM series of examination (Joint Selective Admission Process). They were 66 females and 58 males, 69 students from the 1st year and 55 from the 3rd year. Students answered a sociodemographic questionnaire and the State-Trait Anxiety Inventory in their respective classrooms. A significant difference regarding gender (p=0.036) was found, women from the 1st year presented higher levels of state-anxiety compared to men from the 1st year (p=0.004). The same result was found with respect to the trait-anxiety, women from the 1st year were more anxious than men from the 1st year (p=0.000).
  • Percepção de risco de pessoas envolvidas com intoxicação por chumbo Artigos

    Melchiori, Lígia Ebner; Kusumi, Patrícia; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim; Valle, Tânia Gracy do; Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho; Neme, Carmem Maria Bueno

    Resumo em Português:

    Este estudo pretendeu verificar a percepção que as crianças e os seus responsáveis têm sobre a intoxicação por chumbo e quais implicações relatam sobre o fato. Participaram desse estudo 50 crianças intoxicadas, de ambos os sexos, com idade de 4 a 13 anos e seus genitores e/ou responsáveis. Os participantes responderam a entrevistas estruturadas que buscaram investigar o que é o chumbo, como se dá a intoxicação, seus efeitos no organismo infantil, possíveis alterações no ambiente em função da contaminação e, o que os adultos julgam que melhoraria o desenvolvimento das crianças intoxicadas. Os resultados indicaram a falta de compreensão de vários entre os aspectos investigados e a evolução do conhecimento com o aumento da idade. Tais dados poderiam subsidiar a proposição de políticas de saúde pública adequadas e efetivas para o atendimento a essa população, assim como a divulgação de informações corretas sobre o acontecido e seus desdobramentos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue verificar la forma en que niños y sus responsables tienen sobre la intoxicación por plomo, y que implicaciones relatan sobre este hecho. Participaron 50 niños intoxicados de ambos sexos con edades comprendidas entre 4 y 13 años, sus progenitores y/o responsables. Los participantes respondieron en las entrevistas estructuradas, las que se buscabam mayor conocimiento sobre el plomo y su forma de intoxicación, sus efectos en el organismo infantil, posibles alteraciones en el ambiente en función de la contaminación, y qué, según los adultos, podría mejorar el desarrollo de los niños intoxicados. Los resultados indicaron la falta de comprensión de varios aspectos investigados, y la evolución del conocimiento con el aumento de la edad. Tales datos podrían subsidiar la propuesta de políticas de salud pública adecuadas y efectivas para la atención a esta población, así como en la divulgación de informaciones correctas sobre lo ocurrido en sus desdoblamientos.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the perception of children and their parents about lead poisoning and its consequences. A total of 50 male and female children poisoned by lead, ages between 4 and 13 years, and their respective parents and legal guardians participated in the study. The participants answered structured interviews that asked about what lead is, how poisoning occurs and its effects on children's bodies, potential changes in the environment due to poisoning, and what adults believe would improve the development of poisoned children. The results indicate lack of understanding on several investigated aspects and that more knowledge is acquired as people get older. These findings can support the development of appropriate and effective public health policies directed to this population and the dissemination of correct information about the event and its consequences.
  • Stress e qualidade de vida: influência de algumas variáveis pessoais Artigos

    Sadir, Maria Angélica; Bignotto, Márcia Maria; Lipp, Marilda Emmanuel Novaes

    Resumo em Português:

    O stress é um problema de saúde comum tanto no âmbito profissional como no pessoal e possui várias etiologias. O objetivo deste estudo foi verificar as variáveis pessoais que interferem nos níveis de stress e qualidade de vida de uma amostra de 106 adultos de ambos os sexos que frequentavam uma clínica psicológica. A idade média foi de 38,5 anos. Os participantes foram divididos em categorias profissionais e avaliados com a utilização do Inventário de Qualidade de Vida e o Inventário de Sintomas de Stress de Lipp. Verificou-se que 88% da amostra apresentam sintomas de stress. A qualidade de vida estava prejudicada, sendo o quadrante de saúde o mais comprometido em todas as pessoas estressadas. Encontrou-se uma associação significativa entre stress e gênero, mas não entre o cargo exercido e o nível de stress aferido. Houve grande compatibilidade entre a autopercepção do stress e seu diagnóstico clínico.

    Resumo em Espanhol:

    El estrés es un problema de salud común, tanto en el ámbito profesional como personal e posee varias etiologías. El objetivo de este estudio fué verificar las variables personales que interfieren en los niveles de estrés y calidad de vida en una amuestra de 106 adultos de ambos sexos que frecuentaban una clínica psicológica. La edad media fué de 38,5 años. Los participantes fueron divididos en categorías profesionales y evaluados con la utilización del Inventário de Calidad de Vida y el Inventário de Síntomas de Estres de Lipp. Se verificó que 88% de la amuestra posee síntomas de estrés. La calidad de vida estaba perjudicada, siendo el cuadrante de salud el más perjudicado en todas las personas estresadas. Se encontró una relación significativa entre estrés y genero pero no entre La profesión ejercida y el nível de estrés evaluado. Hubo gran compatibilidad entre la auto-percepción del estrés y su diagnóstico.

    Resumo em Inglês:

    Stress is a health problem common both in the professional and personal spheres and has many causes. This study investigated the impact of some personal variables on levels of stress and quality of life in a sample of 106 male and female adults who were attending an outpatient psychology clinic. Mean age average was 38.5 years. Participants were classified according to profession and evaluated through a Quality of Life Inventory and the Lipp Stress Symptom Inventory. Results indicated that 88% of the participants had high stress level and quality of life was compromised, especially in terms of health. A significant association between stress and gender was found, but not between job position and inferred level of stress. There was compatibility between self-diagnosis of stress and clinical diagnosis.
  • Imaginário e envelhecimento: imagens simbólicas de três nonagenários Artigos

    Migliorini, Walter José Martins

    Resumo em Português:

    Ensaio de hermenêutica sobre as imagens simbólicas de nonagenários com a finalidade de investigar as estruturas do imaginário prevalentes e suas organizações psíquicas. Por meio de entrevistas semanais abertas, foram coligidas estórias, grafismos, sonhos, devaneios e lembranças dos anciões. O material foi analisado analisado segundo a teoria do imaginário de Gilbert Durand, que propõe uma interpretação não pulsional do símbolo. Os critérios de amostragem foram: faixa etária acima de 90 anos, ausência de um quadro de demência senil arteriosclerótica (serem clinicamente saudáveis), atividade social e participação voluntária. Os resultados indicam ausência de uma estrutura do imaginário recorrente, presença de uma exuberante imaginação simbólica, permeabilidade entre conteúdos da memória e imaginação, além de criatividade e vívidos processos afetivos.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de hermenéutica acerca las imágenes simbólicas de nonagenarios que objetiva, investigar las estructuras del imaginario prevalentes y sus organizaciones psíquicas. A través de entrevistas semanales abiertas han sido aunados, histórias, grafismos, sueños, devaneos y recuerdos de los ancianos, analizados, según la teoría del imaginario de Gilbert Durand, que plantea una interpretación no pulsional del símbolo. Los criterios de muestreo han sido: rango de edad sobre los noventa años, ausencia de un cuadro de demencia senil arteriosclerótica (sean clinicamente sanos), actividad social y participación voluntaria. Los resultados demuestran la ausencia de uma estructura de imaginário recurrente, la presencia de una copiosa imaginación simbólica, la permeabilidad entre contenidos de la memoria y imaginación, además de creatividad y procesos afectivos vividos.

    Resumo em Inglês:

    This is a hermeneutic essay on the symbolic images of nonagenarians aimed to investigate the prevailing structures of their imagery and psychic organization. Stories, drawings, dreams, reveries and memories were collected during weekly open interviews and analyzed according to the Theory of Structures of Imaginary by Gilbert Durand, who proposes a non-drive-based interpretation of symbols. The sampling criteria were: people older than ninety years, absence of arteriosclerotic senile dementia (being clinically healthy), social activity and voluntary participation. The results revealed the absence of a recurrent structure of imaginary, an exuberant symbolical imagination, permeability through contents related to memory and imagination in addition to creativity and vivid affective processes.
  • Princípios orientadores da formação humana: dimensão normativa da educação Artigos

    Policarpo Junior, José; Rodrigues, Maria Lucicleide Falcão de Melo

    Resumo em Português:

    Este trabalho promove uma reflexão sobre princípios que fundamentam a natureza da educação, embora nem sempre sejam adequadamente considerados pelo campo educacional em sua dimensão teórica e científica. Esses princípios _ igualdade, verdade, utilidade, razoabilidade, introspecção, individuação e liberdade - são concebidos como elementos da dimensão normativa da educação. Tal dimensão apresenta-se como uma atualização do conceito de arete que guiou a construção espiritual da noção de Paidéia grega, raiz histórica do conceito de educação. Embora aqueles princípios não constituam uma lista completa da compreensão da educação, eles são necessários para sua legitimação como um campo próprio de saber e prática.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo analiza principios fundamentales de la esencia de la educación, aunque el campo educativo raramente los considere teorica y cientificamente. Se conceptuan tales principios como elementos de la dimensión normativa de la educación, a saber: igualdad, verdad, utilidad, racionalidad, introspección, individuación, y libertad. Esta dimensión normativa es considerada como un concepto actualizado de arete, que ha guiado el edificio espiritual del ideal de Paideia, raíz histórica del concepto de la educación. Aunque esos principios no sean una lista completa para la comprensión de la educación, ellos son necesarios para legitimarla como un campo con su propio conocimiento y práctica.

    Resumo em Inglês:

    This study analyses some underpinning principles of the nature of education, although the educational field seldom considers them in their theoretical and scientific dimensions. These principles: equality, truth, usefulness, reasonableness, introspection, individuation and freedom are conceptualized as elements of the normative dimension of education. This normative dimension is considered an updated concept of arete, which guided the spiritual construction of the ideal of the Greek Paideia, the historical root of the concept of education. Although those principles do not constitute a complete list of the understanding of education, they are necessary to legitimate education as a field with its own knowledge and practice.
  • Representação psíquica e teoria da linguagem nos textos iniciais freudianos: um estudo da monografia sobre as afasias Artigos

    Campos, Érico Bruno Viana

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda o tema da representação psíquica e sua vinculação com a linguagem na obra inicial de Freud. Apresenta os aspectos gerais da teoria da representação implícita no texto sobre as afasias e problematiza a leitura desses conceitos sob uma perspectiva contemporânea de linguagem. Defende que a teoria da representação, desde o início, está para além da estrutura da linguagem, pois essa abordagem é secundária à investigação do sentido das produções do inconsciente e das pulsões. Conclui que uma abordagem da representação sob o prisma da linguagem é um passo necessário, porém insuficiente, para o estudo da metapsicologia freudiana.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo aborda el tema de la representación psíquica y su vinculación con el lenguaje desde el punto de vista de la metapsicología. Presenta los aspectos generales de la teoría de la representación implícita en la monografía de Freud sobre las afasias y problematiza la lectura de estos conceptos según una perspectiva contemporánea del lenguaje. Defiende que la teoría de la representación desde el inicio transciende la estructura del lenguaje, pues este abordaje es secundario en la investigación del sentido de las producciones del inconsciente y de las pulsiones. Se concluye que un abordaje de la representación según la perspectiva del lenguaje es un paso necesario pero insuficiente para el estudio de la metapsicología freudiana.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses psychic representation and its relation with language on Freud's initial studies. It presents an overview of Freudian theory of implicit representation in the monograph on aphasias and discusses the understanding of these concepts under a contemporary perspective of language. It defends that, since its beginning, the theory of psychic representation goes beyond the language structure because this is secondary to the investigation of the meaning of unconscious production and drives. The conclusion is that addressing the psychic representation under the perspective of language is necessary but insufficient for the study of the freudian metapsychology.
  • Ateliê de desenho e Rorschach: estudo fenômeno-estrutural Artigos

    Santoantonio, Jacqueline; Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre

    Resumo em Português:

    A produção de desenhos em grupo e o método de Rorschach foram utilizados ao longo do tratamento de um paciente com esquizofrenia, acompanhado em Centro de Atenção Psicossocial. O referencial proposto para a compreensão do caso é o método fenômeno-estrutural que busca acessar o modo de ser e de vivenciar a doença que afeta o paciente, a partir do que ele revela nas imagens e na linguagem. Aos desenhos de cores acromáticas e conteúdos humanos deformados, o paciente insere cores, representantes da expressão afetiva, e figuras humanas integradas, denotando disponibilidade nas relações. O Rorschach indica contato mais adequado com a realidade, dado a diminuição da distorção da percepção da forma e de figuras fantasiosas. Após diminuição da sintomatologia persecutória e isolamento social, o paciente recebeu alta. O uso desses instrumentos tem contribuído na difícil tarefa diagnóstica e no acompanhamento da evolução de pacientes, nos cuidados interdisciplinares em saúde mental.

    Resumo em Espanhol:

    La producción de dibujos en grupo y el psicodiagnóstico de Rorschach de un paciente con esquizofrenia en un tratamiento psiquiátrico semi-intensivo fueron analizados. Este relato de experiencia profesional explicita la aplicación del método fenómeno-estructural, que trata de comprender la forma de ser y vivenciar del paciente y el modo como este muestra en imágenes y en el lenguaje la enfermedad que lo afecta. A los dibujos de colores acromáticos y contenidos humanos deformados, el paciente inserta colores, representantes de la expresión afectiva, y figuras humanas integradas, que muestran disponibilidad relacional. El Rorschach indica contacto más adecuado con la realidad, disminución de la distorsión perceptiva de forma y de contenidos fantasiosos. Frente la reducción de los síntomas de persecución y de aislamiento social, el paciente fue dado de alta. El uso de esas técnicas ha contribuido en la difícil tarea diagnóstica y en la evaluación de los cambios en el cuidado en salud mental multidisciplinaria.

    Resumo em Inglês:

    The production of drawings in group and the Rorschach test were used in the course of a semi-intensive psychiatric treatment of a patient with schizophrenia cared for in a Psychosocial Care Center. The structural-phenomenological method, which aims to understand individuals' way of being and experiencing a disease based on what they reveal in images and language, was used. The patient inserted colors, which represent affective expression, on drawings of achromatic colors and integrated human figures on deformed human contents showing availability in relationships. The Rorschach indicates a more appropriate contact with reality given the diminished distorted perception of fantasized form and figures. The patient was discharged after persecutory symptoms and social isolation decreased. The use of such techniques has aided the difficult task of diagnosing and monitoring changes in patients in multidisciplinary mental health care.
  • Gravidez na adolescência: um olhar sobre um fenômeno complexo Revisão Crítica Da Literatura

    Dias, Ana Cristina Garcia; Teixeira, Marco Antônio Pereira

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta uma revisão seletiva e não sistemática da literatura a respeito do fenômeno da gestação na adolescência. Três eixos temáticos orientam a organização do trabalho: (a) Riscos e problemas associados à gestação na adolescência; (b) Fatores precursores relacionados à gravidez na adolescência; e (c) Fatores sócio-culturais associados ao desejo de ser mãe na adolescência. Entre as conclusões, destaca-se que a gravidez na adolescência é uma experiência que pode ter consequências tanto negativas quanto positivas para os adolescentes. Além disso, o fenômeno evidencia a necessidade de intervenções voltadas à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una revisión selectiva y no sistemática de la literatura sobre el fenómeno del embarazo en la adolescencia. Tres temas guían la organización del texto: (a) los riesgos y los problemas asociados con el embarazo adolescente, (b) los factores precursores relacionados con el embarazo en la adolescencia y (c) los factores socioculturales asociados con el deseo de ser madre en la adolescencia. Entre las conclusiones, se destaca que el embarazo en la adolescencia es una experiencia que puede tener consecuencias tanto negativas cuanto positivas para los adolescentes. Por otra parte, el fenómeno pone de relieve la necesidad de intervenciones centradas en la salud sexual y reproductiva de los adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a selective and non-systematic literature review about the phenomenon of adolescent pregnancy. The text is organized along three themes: (a) risks and problems associated with adolescent pregnancy, (b) precursor factors related to pregnancy in adolescence, and (c) socio-cultural factors associated with the desire to become a mother in adolescence. Conclusions point out to the fact that adolescent pregnancy is an experience that can have both negative and positive consequences for adolescents. Additionally, the phenomenon highlights the need of interventions focused on adolescents' sexual and reproductive health.
  • Humanismo e Fenomenologia: na psicologia, na psicopatologia e na psicoterapia Resenha

    Freire, José Célio
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br