Acessibilidade / Reportar erro
Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 22, Número: 52, Publicado: 2012
  • Instrumentos de avaliação psicológica e a fronteira Psicologia-Educação: contribuições ao debate contemporâneo Editorial

  • Questionário de percepção dos pais: evidências de uma medida de estilos parentais Artigos

    Pasquali, Luiz; Gouveia, Valdiney Veloso; Santos, Walberto Silva dos; Fonsêca, Patrícia Nunes da; Andrade, Josemberg Moura de; Lima, Tiago Jessé Souza de

    Resumo em Português:

    Os estilos parentais são investigados há várias décadas, sendo considerados preditores de comportamentos dos jovens. O presente estudo teve como objetivo principal elaborar uma versão reduzida de uma medida brasileira que pode ser empregada para avaliar tais estilos, isto é, o Questionário de Percepção dos Pais - QPP. Participaram 386 estudantes do ensino fundamental, com idade média de 12,7 anos (DP = 1,60), que responderam duas versões do QPP, cada uma com 20 itens, que avaliavam a percepção dos jovens em relação ao seu pai (QPP-20-P) e sua mãe (QPP-20-M). Por meio de análise de componentes principais, identificou-se uma estrutura com dois componentes (responsividade e exigência) para ambas as versões, explicando cerca de 40% da variância total. Tais componentes apresentaram Alfas de Cronbach superiores a 0,70. Concluiu-se que existem evidências de validade fatorial e consistência interna desta medida.

    Resumo em Espanhol:

    Los estilos parentales han sido investigados por décadas, siendo considerados predictores de comportamientos de los jóvenes. El objetivo principal de este estudio fue producir una versión reducida de una medida brasileña que se puede utilizar para evaluar estos estilos, el Cuestionario de Percepción de los Padres (CPP-20), un instrumento útil para evaluar tales estilos parentales. Participaron 386 estudiantes de primaria (208 varones) con edad promedia de 12.7 años (dt = 1.60). Dos versiones del CPP, cada una con 20 ítems, fueron contestadas, evaluando la percepción de los jóvenes con respecto a sus padres (CPP-20-P) y madres (CPP-20-M). Un análisis de componentes principales (rotación varimax) reveló una estructura de dos factores (receptividad y exigencia) para las dos versiones, explicando alrededor de un 40% de la varianza total. Estos componentes presentaron alfas de Cronbach superiores a 0.70. Se concluyó que existen evidencias de validez factorial y fiabilidad de esta medida, que incluye dos dimensiones principales de los estilos parentales.

    Resumo em Inglês:

    Parenting styles have been investigated for several decades and are considered predictors of behavior among young individuals. This study's objective was to produce a reduced version of a Brazilian measure that can used to evaluate such styles, the Parental Perception Questionnaire (PPQ-20), an instrument that is useful in assessing parenting styles. The participants were 386 elementary-school students (208 men) with a mean age of 12.7 years (sd = 1.60). The participants answered two versions of the PPQ, each one composed of 20 items to assess the young individuals' perceptions concerning their fathers (PPQ-20-F) and mothers (PPQ-20-M). The analysis of principal components (varimax rotation) revealed a two-component structure (responsiveness and demandingness) for both versions, which accounted for about 40% of the total variance. These components presented Cronbach's alpha scores above 0.70. Finally, there is evidence this measure has factorial validity and internal consistency.
  • Pai e mãe na conjugalidade: aspectos conceituais e validação de construto Artigos

    Ziviani, Cilio; Féres-Carneiro, Terezinha; Magalhães, Andrea Seixas

    Resumo em Português:

    Com base na teoria do laço indissolúvel, este estudo teve como objetivo a validação da escala Pai e Mãe na Conjugalidade (PMC), a partir da percepção dos filhos sobre o pai e a mãe, referente a diversos componentes desse construto. A PMC, composta por onze pares de itens, distinguindo pai e mãe na mesma variável, é parte integrante de um instrumento mais amplo, o Questionário sobre a Conjugalidade dos Pais (QCP), constituído de 60 itens. A amostra não-probabilística foi composta por 1.612 jovens, 678 homens e 934 mulheres, entre 18 e 29 anos. As análises apresentaram evidência empírica de validação da referida escala, como constituída de uma única dimensão que apresenta, todavia, um primeiro componente interpretado como explícito e um segundo como implícito, nas subescalas pai e mãe com alfas de Cronbach, respectivamente, de 0,85 e 0,86. A fita de Möbius é proposta para modelação da dimensionalidade explícito-implícita.

    Resumo em Espanhol:

    Basado en la teoría del lazo indisoluble, este trabajo tiene como objetivo la validación de la escala Padre, Madre en la Conyugalidad (PMC), desde la percepción de los hijos sobre el padre y la madre, referente a diversos componentes de esa construcción. La PMC compuesta por once pares de artículos, distinguiendo padre y madre en la misma variable, es parte integrante de un instrumento más amplio, el CCP - Cuestionario sobre la Conyugalidad de los Padres (CCP), constituido de 60 artículos. La muestra no probabilística es compuesta por 1.612 jóvenes, 678 hombres y 934 mujeres, entre 18 y 29 años. Los análisis presentan evidencia empírica en el sentido de validación de la referida escala, como constituida de una única dimensión que presenta, sin embargo, un primer componente interpretado como explícito y un segundo como implícito, en las subescalas padre y madre con alfas de Cronbach, respectivamente, de 0,85 y 0,86. La cinta de Möbius es propuesta para modelación de la dimensionalidad explícito-implícita.

    Resumo em Inglês:

    Based on the theory of the indissoluble link, this study aims to validate the scale Father and Mother as a Couple scale (FMC), addressed to marital relations between parents as perceived by their sons and daughters, referring to various components of this construct. The FMC, consisting of eleven pairs of items, and distinguishing father and mother in the same variable, is part of a broader instrument, the Questionnaire on Parents as a Couple (QPC), comprising 60 items overall. The non-probability sample consists of 1,612 youth, 678 men and 934 women, between 18 and 29 years. The analyses presented empirical evidence favoring the validation of this scale as consisting of a single dimension which has, however, been considered as comprising the first principal component interpreted as explicit, and the second one as implicit, both in the father and mother subscales with Cronbach's alphas, respectively, .85 and .86. The Möbius strip is proposed for modeling the explicit-implicit dimensionality.
  • Adaptação e validação do Inventário de Saliência (Salience Inventory) para adultos brasileiros Artigos

    Lassance, Maria Célia; Sarriera, Jorge Castellá

    Resumo em Português:

    Saliência é a importância que uma pessoa atribui a um papel em relação a outros papéis que desempenha no seu contexto social. O presente estudo teve por objetivo adaptar e validar a versão original do Salience Inventory denominada Inventário de Saliência (IS) na adaptação brasileira. O instrumento contém 170 itens que avaliam a saliência a partir de três dimensões: Participação, Comprometimento e Expectativa de Valor, para cinco papéis, relativos às atividades de Estudo, Trabalho, Serviço Comunitário, Casa e Família, e Tempo Livre. Participaram do estudo 388 mulheres e 111 homens, entre 21 e 65 anos, com nível superior de escolaridade. O IS apresentou validade de construto e fornece base normativa para a população adulta com nível de educação superior, com a qual se poderá realizar comparações. Os resultados são comparados com os do estudo de validação original em termos de médias e ordem de saliência. Finalmente, discutem-se as limitações deste estudo e possibilidades para pesquisas futuras.

    Resumo em Espanhol:

    Predominancia de papel es la importancia que una persona atribuye a un papel con relación a otros papeles que ejerce en su contexto social. Este artículo trata de la adaptación y validez para la version brasileña del Salience Inventory, denominado de Inventario de Saliência (IS) en Brasil. Posee 170 itens que evalúan la predominancia en sus tres dimensiones: Participación, Compromiso y Expectativa de valor, para cinco papeles, relativos a las actividades de Estudio, Trabajo, Servicio comunitario, Casa y familia y Tiempo Libre. Participaron 388 mujeres y 111 hombres, de 21 a 65 años, con estudios de nível superior. El IS presentó validez de constructo y oferece base normativa para la población adulta con educación superior, con lo cual se podrán realizar comparaciones. Los resultados fueron comparados con los del estudio de validez original, considerando sus promedios y orden de predominancia. Se discuten las limitaciones y las posibilidades de futuros estudios.

    Resumo em Inglês:

    Role salience refers to the importance of a role in relation to other roles performed by a person in his/her social context. The purpose of this study was to adapt and validate the Brazilian version of the Salience Inventory, called Inventário de Saliência. The SI is composed of 170 items, which evaluate salience through three dimensions: Participation, Commitment and Value expectation in relation to five roles: Study, Work, Community services, Home and Family, and Free Time. The sample was composed of 388 women and 111 men, 21 to 65 years of age, with higher education. The results offer evidence supporting the SI construct validity and provide a normative base for an adult sample with higher educational level. Future studies should compare the results of this sample with diverse samples. The results are compared with the original study in terms of means and salience rates. Finally, study limitations and suggestions for further studies are discussed.
  • Acesso à educação infantil e trajetórias de desempenho escolar no ensino fundamental Artigos

    Gardinal-Pizato, Elaine Cristina; Marturano, Edna Maria; Fontaine, Anne Marie Germaine Victorine

    Resumo em Português:

    No pressuposto de que a educação infantil (EI) contribui para trajetórias escolares mais favoráveis, o objetivo deste estudo foi verificar o impacto do tempo de exposição à educação infantil sobre o desempenho acadêmico e avaliar o progresso escolar das crianças, na trajetória do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, em função da exposição à educação infantil. Participaram 294 alunos de escolas públicas, reunidos em três grupos: sem EI, com um ano de EI e com dois anos de EI. Avaliou-se o desempenho no 3º, 4º e 5º anos, por meio do julgamento do professor e provas coletivas. O Teste de Desempenho Escolar foi aplicado no 3º e 5º ano. Controlado o efeito do nível socioeconômico, a análise de variância com medidas repetidas mostrou que o acesso à EI foi consistentemente associado a melhor desempenho, porém um tempo maior de exposição à EI não teve efeito adicional. Dadas suas implicações para políticas públicas, este último resultado requer verificação e esclarecimento por meio de novas pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Bajo el presupuesto de que la educación preescolar (EP) afecta positivamente el progreso académico, esto estudio investigó el impacto del tiempo de exposición a la educación infantil en el desempeño académico y evaluar el progreso escolar de los niños, en la trayectoria del 3º al 5º año de la educación primaria, en función de la exposición a la educación preescolar. Participaron 294 niños y niñas, alumnos de escuelas públicas, en tres grupos: sin EP, con un año de EP o con dos años de EP. El desempeño escolar fue evaluado en el tercer, cuarto y quinto grado por los profesores y con pruebas colectivas de portugués y matemática. El Test de Desempeño Escolar fue aplicado en el tercer y en el quinto grado. Controlado el nivel socioeconómico, el análisis de variancia con medidas repetidas mostró que el acceso a la EP fue consistentemente asociado a un mejor desempeño, pero un año a más de frecuencia a la EP no tuvo efecto adicional. Esto último resultado requiere verificación y clarificación mediante nuevas investigaciones, dadas sus implicaciones para políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    The conception that early childhood education (ECE) positively affects academic progress is well established. The purpose of this study was to verify the impact of time of exposure to ECE on the academic performance of children and evaluate their academic progress from the 3rd to the 5th grade when there is exposure to early childhood education. Participants were 294 public school students (both genders) divided into three groups: no ECE, one year of ECE, and two years of ECE. Academic achievement was assessed in the 3rd, 4th, and 5th grades through the judgment of teachers and collective written evaluations of the Portuguese language and mathematics. An Academic Achievement test was administered to 3rd and 5th year students. A multivariate analysis with repeated measures, controlled for socioeconomic level, showed ECE was consistently associated with greater achievement, though one extra year in ECE did not show any additional effect on academic performance. Further research is required due to the implications of this last result for public policies.
  • Relacionamento professor-aluno e auto-regulação da aprendizagem no 3º ciclo do ensino médio português Artigos

    Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo Cesar; Salgado, Ana; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel

    Resumo em Português:

    Este artigo teve como objetivo explorar a relação entre a percepção do comportamento do professor e auto-regulação da aprendizagem na Matemática. As respostas de 625 alunos do 3ºciclo do Ensino Médio Português (7º ao 9º anos) aos questionários QIPBásico e IPAAr permitiram perceber diferenças nas variáveis supracitadas em função do sexo, da idade, do ano de escolaridade e do número de retenções, do nível educacional dos pais, do sexo do professor de Matemática e do número de anos com o mesmo professor. As conclusões mais relevantes para a prática pedagógica prendem-se à relação positiva entre a auto-regulação da aprendizagem dos alunos e a percepção de liderança, apoio e compreensão por parte dos professores, e relação negativa entre a auto-regulação e a percepção de insatisfação, insegurança e repreensão dos seus professores.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo explora la relación entre la percepción de la conducta del maestro y el aprendizaje autorregulado en Matemáticas. Las respuestas del grupo de 625 estudiantes de ESO Portugués (7º a 9º grados) a los instrumentos QIPBásico y IPAAr nos permiten percibir diferencias en las variables antes mencionadas en materia de género, edad, años de escolaridad y número de cursos suspensos, estudios de los padres, género del maestro en Matemáticas y el número de años con el mismo maestro. Las implicaciones educativas más relevantes se refieren a la relación positiva entre el aprendizaje autorregulado y la percepción de los estudiantes en lo que respecta al liderazgo, apoyo y comprensión, así como la relación negativa entre la autorregulación del aprendizaje con la percepción de insatisfacción, inseguridad y reprensión de sus profesores.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper was to explore the relationship between the students´ perceptions of teachers' behavior and self-regulated learning in Mathematics. The study, conducted among a group of 625 students of Portuguese Compulsory Education (7th to 9th grades) using the QIPBásic and the IPAAr allowed us to understand differences in the aforementioned variables related with students´ gender, age, grades and number of retentions, parents education, professor of Mathematics gender and number of years with the same teacher. The most relevant findings to teaching practice are relate to the positive relation between self-regulated learning and students' perception of their teachers with regard to leadership, helping/friendly, and understanding, as well as the negative relation between self -regulated learning and students' perception of uncertain, dissatisfied and admonishing of their teachers.
  • Integridade familiar: especificidades em idosos pobres Artigos

    Marques, Filipa Daniela; Sousa, Liliana

    Resumo em Português:

    A construção da integridade familiar constitui um desafio desenvolvimental normativo para o idoso, influenciado por fatores dos sistemas familiar e social. Este estudo teve por objetivo analisar as trajetórias de vida de pessoas idosas que viveram pobres ao longo da vida e como elas influenciaram as suas rotas no sentido da integridade ou da desconexão familiar. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada, centrada na integridade familiar, a 12 participantes com mais de 64 anos (seis de cada sexo), sendo que três em cada grupo foram considerados como vivendo situação de integridade ou desconexão familiar. Os principais resultados sugerem que algumas circunstâncias comuns na vida de famílias pobres, tais como: conflito e/ou distância familiar, violência doméstica e/migração, múltiplas doenças crônicas severas, emprego temporário e baixos rendimentos, podem dificultar a conquista da integridade familiar e promover a desconexão familiar. Contudo, os participantes que reenquadraram os acontecimentos negativos de forma positiva evoluíram no sentido da integridade familiar.

    Resumo em Espanhol:

    El establecimiento de la integridad familiar constituye un desafío para el desarrollo integral del anciano, además está fuertemente influenciado por factores del sistema familiar y sociales. Este estudio analiza las trayectorias de vida de personas ancianas que vivieron en la pobreza a lo largo de sus vidas y como estas se vieron influenciadas en el sentido de la integridad o desconection familiar. Fue aplicada una entrevista enfocada en la unidad familiar a 12 participantes con más de 64 años (seis de cada sexo), tres en cada grupo fueron considerados como situación de integridad familiar o desconexión. Los principales resultados sugieren que existen algunas circunstancias comunes en la vida de familias pobres tales como: conflicto y/o distancia familiar, violencia doméstica, emigración/inmigración, múltiples enfermedades crónicas severas, empleos temporales y bajos rendimientos que pueden dificultar la conquista de la integridad familiar y promover la desunión familiar. Sin embargo, los participantes que superaron los acontecimientos negativos de forma positiva (circunstancias que permiten el desarrollo) siendo evaluados enfocados a la unidad familiar.

    Resumo em Inglês:

    Constructing family integrity is a normal developmental challenge for older people, which is influenced by the family and social systems. This study examined the life trajectories of older people who lived in poverty throughout their lives and how they evolve towards family integrity or family disconnection. A semi-structured interview on family integrity was administered to 12 participants aged over 64 years old (six of each sex), three in each group were considered as living family integrity situation or disconnection. The main findings suggested that some common circumstances of poverty in people's lives namely: family conflict and/or distance, domestic violence, (e)migration, multiple severe chronic diseases, informal work, low income, may prevent family integrity and promote family disconnection/alienation. However, participants who were able to reframe negative events as positive tended to achieve family integrity.
  • Modelos lógicos e avaliações de treinamentos organizacionais Artigos

    Damasceno, Sônia Maria Souza; Abbad, Gardênia; Meneses, Pedro Paulo Murce

    Resumo em Português:

    A área de treinamento tem produzido pouco sobre análises organizacionais, de forma que avaliações de treinamento em níveis abrangentes tendem a ser escassas na literatura científica. Este estudo teve por objetivo propor um modelo lógico de avaliação de treinamento sobre o desempenho de uma organização pública, bem como testar sua avaliabilidade. Para tanto, foi realizada entrevista coletiva com 11 funcionários para identificação de treinamento capaz de alterar o desempenho da organização, entrevista com um funcionário para escolha de indicadores de desempenho organizacional sensíveis ao treinamento, entrevistas com sete funcionários com vistas à seleção de material para proposição do modelo, grupo focal com 28 funcionários para validação do modelo lógico. Ainda que a avaliabilidade do curso não tenha sido plenamente constatada, o modelo lógico permitiu a clarificação das relações entre o treinamento e o desempenho organizacional, principal entrave em processos avaliativos desta natureza.

    Resumo em Espanhol:

    El área de entrenamiento ha producido pocos análisis organizacionales, por lo que evaluaciones de la formación en niveles más amplios tienden a ser poco frecuentes en la literatura científica. Esta investigación objetivó proponer un modelo lógico para evaluar el impacto de una capacitación en el desempeño de una organización pública, así como poner a prueba su posibilidad de evaluación. Para ese fin, fue llevada a cabo una entrevista colectiva con 11 empleados para identificar una formación con la posibilidad de modificar el desempeño de la organización, entrevista con un trabajador para elección de los indicadores de desempeño de la organización sensibles a la formación, entrevistas con siete empleados para elección de los materiales para la composición del modelo, grupo focal con 28 funcionarios para validar el modelo lógico. Aunque la evaluabilidad del curso no fue totalmente verificada, el modelo sirvió para aclarar las relaciones entre la formación y el desempeño de la organización, principal obstáculo en ese tipo de evaluaciones.

    Resumo em Inglês:

    The area of personnel training has produced little about organizational analysis, so that evaluations at broader levels of analysis tend to be scarce in the literature. This research aimed to propose a logic model for training evaluation on the performance of a public organization, as well as test their evaluability through: group interview with 11 employees to identify a training capable of impacting the organization's performance, interview with a qualified employee to choose organizational performance indicators sensitive to the selected training, interviews with seven employees to select material for the proposition of the model, and focus group with 28 staff members to validate the logic model. Although the evaluability of the training model has not been fully established, the logical model has served to clarify the possible relationship between training and organizational performance, the main obstacle in evaluation processes of this nature.
  • Programa de Comunicação Alternativa readaptado para uma adolescente kaingang Artigos

    Buratto, Lúcia Gouvêa; Almeida, Maria Amelia de; Costa, Maria da Piedade Resende da

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo de caso que teve por objetivo descrever a implementação do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (The Picture Exchange Communication System - PECS) em uma adolescente da população indígena Kaingang que apresentava deficiência intelectual e transtornos de linguagem. Para verificar os efeitos da variável independente foi realizado um delineamento experimental de sujeito único que envolveu duas fases: linha de base e intervenção. O sistema foi readaptado levando em consideração os valores sociais, culturais, morais e religiosos, bem como os hábitos e costumes da etnia. Os resultados evidenciam que o uso do sistema de comunicação alternativa readaptado contribuiu para melhorar a comunicação não verbal e aumentar o vocabulário, antes muito restrito e ininteligível da adolescente indígena.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio de caso que tuvo como objetivo describir la implementación del Sistema de Comunicación por Intercambio de Imágenes (Picture Exchange Communication System - PECS) en una adolescente perteneciente a la población indígena Kaingang que presentaba discapacidad intelectual y trastornos de lenguaje. Para verificar los efectos de la variable independiente, fue empleado el diseño experimental de un sólo sujeto, conforme dos condiciones: línea de base e intervención. El instrumento fue reajustado teniendo en cuenta los aspectos sociales, culturales, morales y religiosos, así como los hábitos y costumbres de la etnia. Los resultados de este estudio evidencian que el uso del sistema de comunicación alternativo readaptado, contribuyó para mejorar la comunicación no-verbal y aumentar el vocabulario, anteriormente muy estrecho e ininteligible de la adolescente indígena.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to determine whether the use of the Picture Exchange Communication System - PECS favored the communication of an adolescent from the Kaingang indigenous population with intellectual disabilities and language disorders. To verify the effects of the independent variable a single subject design study was performed which involved two phases: baseline and intervention. The system was readapted considering the social, cultural, moral and religious values as well as the habits and customs of that ethnic group. The results showed that the use of the readapted alternative communication system helped to improve the non-verbal communication of the indigenous adolescent and increased her vocabulary, previously considered very restricted and unintelligible.
  • Infância e educação infantil: aspectos inconscientes das relações educativas Artigos

    Sommerhalder, Aline; Alves, Fernando Donizete

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo discutir a presença do inconsciente nas relações e práticas educativo-pedagógicas constituídas entre professor e criança na Educação Infantil a partir do referencial teórico psicanalítico. Propõe-se a problematização sobre a importância do outro humano, mais propriamente o professor, no processo formativo da criança. A complexidade da experiência educativa coloca em questão, de um lado, o reconhecimento de que professor e criança são sujeitos desejantes, e, de outro, o reconhecimento de que o professor, como outro humano significativo para a criança, é corresponsável pelo processo de humanização do aluno.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este estudio es discutir la presencia del Inconsciente en las relaciones y prácticas educativo-pedagógicas establecidas entre el profesor y el niño, en la Educación Infantil, partiendo del aporte teórico de la Psicoanálisis. Se propone el cuestionamiento sobre la importancia del otro humano, sobretodo del profesor, para el proceso de formación del niño. La complejidad de la experiencia educativa pone en discusión, a un lado, el reconocimiento de que el profesor y el niño son sujetos que desean y, de otro lado, el reconocimiento de que el profesor, como un otro humano significativo para el niño, es co-responsable por el proceso de humanización del alumno.

    Resumo em Inglês:

    Based on the theoretical framework of psychoanalysis, this study presents a discussion concerning the presence of the unconscious in educational and pedagogical relationships and practices established between a teacher and a child in early childhood education. We propose to discuss the importance of another human being, specifically the teacher, to the child's formative process. The complexity of the educational experience brings into question the recognition that teacher and child are both desiring subjects and also the recognition that the teacher, being a significant human being to the child, is co-responsible for his/her humanization process.
  • Excelência Humana: a contribuição da personalidade Artigos

    Garcia-Santos, Seille Cristine; Almeida, Leandro da Silva; Werlang, Blanca Susana Guevara

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo analisar, sob o enfoque da Psicologia Positiva, as explicações dos pesquisadores da excelência humana sobre o que a promove e a mantém nos mais variados domínios de atuação. Constatou-se que fatores pessoais e contextuais são mencionados, destacando-se as habilidades cognitivas e a prática deliberada no desempenho superior, sendo também as variáveis de personalidade decisivas para o desenvolvimento e a manifestação da excelência. Neste estudo, como na literatura na área, destaca-se a importância da persistência, controle emocional e abertura à experiência.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudo fue analizar, desde el punto de vista de la Psicología Positiva, las explicaciones de los investigadores de la excelencia humana proponen para su desarrollo y manutencion en los mas variados campos de actividad. Se encontró que los factores personales y contextuales son mencionados, resaltándose las habilidades cognitivas y el rendimiento superior en la práctica deliberada, siendo las variables de personalidad fundamentales para el desarrollo y la demostración de la excelencia. Este estudo, basado en la literatura, destaca la importancia de la persistencia, el control emocional y apertura hacia la experiencia.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an analysis from the perspective of Positive Psychology of explanations from researchers concerning human excellence and what promotes and maintains it in the most varied domains. Personal and contextual factors are mentioned in the literature, while cognitive skills and intentional practice to achieve excellence stand out; personality variables are also critical to the development and demonstration of excellence. Based on the literature, this study suggests the importance of persistence, emotional control, and openness to experience.
  • Yakubinsky e o Círculo de Bakhtin: aproximações Artigos

    Oliveira, Robson Santos de; Lyra, Maria da Conceição Diniz Pereira de

    Resumo em Português:

    O presente artigo teve por objetivo discutir a contribuição de Yakubinsky para o estudo da linguagem e a sua influência sobre o Círculo de Bakhtin. Descrevemos aspectos de sua formação acadêmica e do ambiente no qual estava inserido. Analisamos suas contribuições, relacionando-as com os pensadores do Círculo de Bakhtin. Analisamos, particularmente, o texto "Sobre a fala dialógica", ressaltando aspectos de suas propostas como a naturalidade do diálogo e a exigência do contexto social, a concepção do diálogo e do monólogo e o automatismo da linguagem nas interações com o outro. Destacamos, por fim, a importância de Yakubinsky para a compreensão do dialogismo e a sua atualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Se discute la contribución de Yakubinsky para el estudio del lenguaje y su influencia en el Círculo de Bajtín. Se describen las facetas de su formación académica y el medio ambiente en el que trabajaba. Analizamos sus contribuciones, relacionándolos con los pensadores del Círculo de Bajtín. Analizamos particularmente el texto "Sobre el discurso dialógico", destacando características del trabajo de Yakubinsky tales como la naturalidad del diálogo y de su requisito para un contexto social, el concepto del diálogo y del monólogo y el automatismo de la lengua en la interacción con el otro. Acabamos acentuando el papel y la actualidad de Yakubinsky para la comprensión del dialogismo.

    Resumo em Inglês:

    This study discuss Yakubinsky's contribution for the study of language and his influence on Bakhtin Circle. We describe facets of his academic background and environment in which he worked. We analyze his contributions relating them with the intellectuals belonging to Bakhtin Circle. We particularly analyze the text "On dialogical speech", highlighting characteristics of Yakubinsky's work such as the natural character of dialogue and its requirement for a social context, the conception of dialogue and monologue and the automatism of language in the interaction with the other. We finish by emphasizing the role and actuality of Yakubinsky for the comprehension of dialogism.
  • Uso do Rorschach na investigação do abuso sexual infantil Revisão Sistemática Da Literatura

    Scortegagna, Silvana Alba; Villemor-Amaral, Anna Elisa de

    Resumo em Português:

    A escolha de métodos apropriados para identificar crianças vítimas de abuso sexual é uma prática necessária no cenário forense. Entre os instrumentos de avaliação psicológica, o Método de Rorschach demonstra especial utilidade para esta finalidade. Visando a ampliar e fundamentar essas ideias, este estudo teve como objetivo verificar a extensão e importância da utilização do Rorschach como instrumento de avaliação psicológica de vítimas de abuso sexual. Para tanto, procedeu-se à busca bibliográfica eletrônica de artigos indexados. Os artigos revisados derivam de estudos desenvolvidos no Brasil, Cuba, Argentina, Chile, Estados Unidos da América e Canadá. Os principais achados atestam a validade do Rorschach em casos de suspeitas de abuso sexual e na investigação das consequências do abuso, e suas possíveis contribuições na área, o que confere ao instrumento propriedades necessárias para responder de forma segura nesse contexto.

    Resumo em Espanhol:

    La elección de métodos apropiados para identificar niños víctimas de abuso sexual es una práctica necesaria en el escenario forense. Entre los instrumentos de evaluación psicológica, el método de Rorschach ha demostrado su utilidad especial para esa finalidad. Con el objeto de ampliar y fundamentar esas ideas, se busca verificar la extensión y la importancia de la utilización de este instrumento en la evaluación psicológica de víctimas de abuso sexual. Para esto, se procedió a la búsqueda bibliográfica electrónica de artículos indexados de estudios desarrollados en Brasil Cuba, Argentina, Chile, Estados Unidos de América y Canadá. Los principales resultados certifican la validez de Rorschach en casos de sospechas de abuso sexual y en la investigación de las consecuencias del abuso y sus posibles contribuciones en esta área, lo que confiere al instrumento propiedades necesarias para contestar de forma segura en este ámbito.

    Resumo em Inglês:

    The choice of adequate methods to identify children who were victims of sexual abuse is a necessary practice in the forensic scenery. Among the psychological assessment instruments, the Rorschach test shows special usefulness for this purpose. Aiming at the broadening and foundation of these ideas and seeking to verify the extension and importance of the use of this instrument in psychological evaluation of the victims of sexual abuse. To do so, we preceded to an electronic bibliographic research of indexed papers of studies developed in Brazil, Cuba, Argentina, Chile, United States of America and Canada. The main findings certify the validity of Rorschach in cases where sexual abuse is suspected and in the investigation of its sequels, and its possible contributions to the area, which confers to the instrument the necessary properties to answer in a safe way within this context.
  • Self: um conceito em desenvolvimento Revisão Sistemática Da Literatura

    Macedo, Lídia Suzana Rocha de; Silveira, Amanda da Costa da

    Resumo em Português:

    Diversas definições de self coexistem nas teorias e práticas psicológicas. Essa variedade é resultante de bases epistemológicas a partir das quais se adotam estratégias diferentes para abordar e demarcar os limites do objeto em questão e descrevê-lo. Este estudo teve como objetivo oferecer uma revisão dos conceitos de self e uma reflexão sobre como esse conceito se articula nas diferentes abordagens teóricas da psicologia. Destaca-se que dilemas centrais à psicologia do desenvolvimento atravessam o conceito de self. Por essa razão, apresenta-se a tese de que, ao analisar cada definição de self, deve-se buscar responder como cada teoria colocou-se diante das dicotomias estabilidade versus transformação, específico versus universal e mundo interno versus mundo externo.

    Resumo em Espanhol:

    Diversas definiciones de self coexisten en las teorias y prácticas psicológicas. Esta diversidad resulta de bases epistemologícas donde diferentes estrategias son seleccionadas para aproximar, describir y limitar el objecto blanco. Este estudio tuvo como objetivo ofrecer una revisión de los conceptos de self y una reflexión sobre cómo este concepto se articula en diferentes enfoques teóricos de la psicología. El impacto de los dillemas centrales de la psicologia de desarrollo en el concepto del self tambien son discutidos. Así, este artículo sugiere una aproximación sistemática para analisar cada definiccion del self: se debe intentar responder como cada teoría se posicionó delante de las dicotomías estabilidad versus transformación, especifico versus universal y mundo interno versus mundo externo.

    Resumo em Inglês:

    Many definitions for the self coexist in the psychological theory and praxis. This diversity is a result of epistemological basis from which different strategies are selected in order to approach, describe and limit the target object. This paper aims to provide a review on concepts concerning the self and a reflection on how this concept is articulated in different Psychology theoretical approaches. The impact of the central dilemmas of developmental Psychology to the concept of self is also discussed. Thus, this paper suggests a systematic approach in order to analyze each self definition: One should seek to answer how each theory has positioned itself in relation to the dicotomies of stability versus transformation, specific versus universal, and inner world versus external world.
  • Felicidade, casamento e satisfação conjugal: contribuições aos dilemas contemporâneos Resenha

    Souza, Laura Vilela e
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br