Resumo
O presente artigo propõe uma história da primeira Biblioteca Pública da cidade de São Paulo através da leitura de seus catálogos bibliográficos. O primeiro registro da coleção dessa instituição data de 1826 e consiste em um inventário dos livros antes pertencentes ao convento de S. Francisco, ao qual se somaram os volumes conformavam a biblioteca do bispo D. Mateus de Abreu Pereira, falecido em 1824. Em 1827, a biblioteca será anexada à Faculdade de Direito. A partir desse momento, interessa observar como se deu a conformação de um novo acervo, voltado para a literatura jurídica e, ao mesmo tempo, investiga-se a relação da Biblioteca com as livrarias da cidade. O estudo se encerra em 1887, quando da publicação do primeiro catálogo impresso dos livros da biblioteca da Faculdade de Direito.
Palavras-chaves:
biblioteca; literatura jurídica; comércio de livros; São Paulo
Fonte: Myriam Ellis, “Documentos sobre a primeira biblioteca oficial de São Paulo”, Revista de História, São Paulo, 1957.
Fonte: Esquema elaborado pela autora a partir da transcrição do documento por Myriam Ellis, “Documentos sobre a primeira biblioteca oficial de São Paulo”, Revista de História, São Paulo, 1957.
Fonte: Bibliotheca da Faculdade de Direito de São Paulo. 31 de Dezembro de 1872. Francisco de Souza Dias Ribeiro.