Acessibilidade / Reportar erro

Tendências da Multi-alfabetização no século XXI: Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) como proposta integradora

A evolução das literacias ocorre como resultado da transição de uma cultura oral para a cultura letrada. O presente estudo analisa as principais tendências da Multi-alfabetização início do século XXI. O método de análise de documentos e método bibliométrico na análise da evolução das literacias combinados, através de documentos que estabelecem diretrizes em seu raciocínio e do comportamento da produção científica por ano na primeira década do século. Seu principal foco Alfabetização Midiática e Alfabetização Informacional do resto das expressões que surgem lugar é revelado. Alfabetização Multimidia é um pouco abordado na literatura como um processo de formação de competências relacionadas com a recepção e produção de mensagens a partir da convergência de linguagens e meios de comunicação. A noção de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) é a principal tendência que integra os vários letramentos que promovem a participação ativa na construção e transformação do indivíduo e da sociedade.

Multi-alfabetização; Alfabetização Midiática; Alfabetização Informacional; Alfabetização Multimidia; Alfabetização Midiática e Informacional


Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br