Acessibilidade / Reportar erro

Rede social empresarial - uma proposta de abordagem interdisciplinar, multiteórica e integrativa

Enterprise social network - a proposal for an interdisciplinary, multi-theoretical and integrative approach

RESUMO

Esta pesquisa mapeou como as teorias científicas discutem diferentes facetas da Rede Social Empresarial - RSE. O objetivo é fornecer um estudo que organize parte do conhecimento existente na interseção de estudos de mídia e ciência da rede. Como um mapa de campo, destina-se a pensar em diversos tipos de vínculos envolvidos em uma perspectiva relacional sobre a RSE. A revisão da literatura identificou 15 teorias, quatro foram selecionadas: a teoria do Capital Social analisa a capacidade da rede de ligar as pessoas entre si; a teoria da Affordance analisa os recursos que a ela oferece; a motivação para participar é analisada através da teoria da Troca Social; e um dos principais desafios das organizações em geral, a localização da expertise é analisada pela teoria da Memória Transativa. Essas teorias não esgotam as possíveis bases teóricas para a conceitualizaçãoda RSE, mas se mostraram de fato apropriadas para explicar importantes processos organizacionais na busca de uma visão mais integral. Por fim, é apresentado o Mapa Conceitual com os principais conceitos-chave relacionados às teorias e suas interconexões no intuito de ajudar a criar uma melhor compreensão da integração existente entre elas e servir de instrumento para estatuir o conhecimento criado.

Palavras-chave:
Rede social empresarial; Mídia social empresarial; Comunicação organizacional; Laço social; Affordances; Troca social; Memória coletiva

Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br