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Inteligência informacional e hipercultura entre estudantes de graduação

Informational intelligence and hyper culture among undergraduate students

RESUMO

Percebe-se uma oportunidade para melhor entender a inteligência informacional ao discuti-la no contexto acadêmico, de tal forma, o presente estudo teve como objetivo analisar as relações da inteligência informacional com os aspectos de hipercultura de estudantes universitários. Na sociedade da informação destacam-se os aspectos da cultura digital e da cibercultura; impulsionadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação possuem como consequências a hipercultura, que serve de premissa para a teoria da mediação cognitiva (TMC) que articula a relação entre cognição, sociedade e tecnologia, auxiliando no entendimento dos impactos desses na cognição dos indivíduos. Para tanto, desenvolve-se o marco teórico apoiado nos entendimentos sobre inteligência informacional, teoria da mediação cognitiva e hipercultura. Metodologicamente a pesquisa possui abordagem quantitativa, utilizando questionário para coleta dos dados. Na análise e interpretação dos dados foram utilizados métodos estatísticos diversos. A população era composta por 1077 discentes matriculados no segundo semestre de 2017do curso de Administração da UFPE. A amostra foi não probabilística, por conveniência e estratificada, tendo participado 347 sujeitos. Os resultados da pesquisa revelaram que a inteligência informacional possui uma alta correlação com a hipercultura, essa correlação corrobora na direção que à luz da teoria da mediação cognitiva a inteligência informacional seja um elemento essencial da hipercultura.

Palavras-chave:
Inteligência informacional; Hipercultura; Gestão da Informação

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