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Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2007
  • EDITORIAL Editorial

  • A ciência da informação na visão dos professores da ECI/UFMG Artigos

    Araujo, Carlos Alberto Ávila; Sima, Aline Michelle; Guedes, Roger Miranda; Resende, Karine Souza

    Resumo em Português:

    Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os professores da Escola de Ciência da Informação da UFMG sobre os seguintes assuntos: a ciência da informação como uma ciência social; a ciência da informação como uma ciência interdisciplinar; a ciência da informação como uma ciência pós-moderna; a natureza da relação entre a ciência da informação e a biblioteconomia. A cada entrevistado solicitou-se, ainda, que indicasse dez autores e dez obras da área de ciência da informação que ele julgasse relevantes.

    Resumo em Inglês:

    This text presents the results of a research accomplished with the teachers of the School of Information Science of UFMG on the following subjects: information science as a social sciences; information science as an interdisciplinary science; information science as a post-modern science; the nature of the relationship between the information science and librarianship. To each interviewee It was requested, still, to each interviewee that indicated ten authors and ten works of the area of information science to judge relevant.
  • Profissional da informação: análise da inserção no mercado de trabalho brasileiro Artigos

    Loureiro, Mônica de Fátima; Jannuzzi, Paulo de Martino

    Resumo em Português:

    Procurando contribuir para a discussão acerca da inserção do profissional da informação no mercado de trabalho no Brasil, discussão essa muito marcada por estudos de natureza ensaística, estudos de caso particulares e pesquisas empíricas de pequeno alcance e representatividade, o presente estudo tem como objetivo trazer evidências empíricas mais gerais e atuais a respeito da inserção destes profissionais no mercado de trabalho, na forma permitida pelo Censo Demográfico 2000. Mais especificamente, a pesquisa tem como objetivo o dimensionamento e caracterização do contingente de profissionais em atividades de informação que atuavam no mercado de trabalho brasileiro no ano 2000, segundo as categorias da Classificação Brasileira de Ocupações, a saber: profissionais da informação; arquivistas e museólogos; técnicos em biblioteconomia; técnicos em museologia e afins; auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa. Apresenta-se o contingente de profissionais no país e; então, mostra-se a distribuição desses profissionais nas diversas regiões. Aborda-se ainda uma caracterização de cada grupo ocupacional, através de indicadores de escolaridade, posição na ocupação e o rendimento médio. Mostra-se que o contingente de profissionais do grupo é de 0,1%, em relação ao total da população ocupada no país, com concentração maior nos estados do Sul e Sudeste. Dentre as categorias analisadas os Profissionais da Informação apresentam melhor inserção ocupacional e rendimentos, ainda que em relação aos demais profissionais das Ciências e Artes a situação não seja das mais virtuosas, ao contrário do que poderia intuir pela bibliografia na área.

    Resumo em Inglês:

    The discussion on the insertion of the information professional in the labor market in Brazil is marked by studies with testing? nature, particular case studies and empirical inquiries of small extent and representativeness. In an attempt to contribute with this discussion, the present study had as the main objective to bring about more general and current empirical evidences about the insertion of these professionals in the labor market, in the form allowed by the Demographic Census 2000. More specifically, the inquiry had as the objective to investigate the dimension and characterization of the professional contingent in information activities acting in the Brazilian labor market in the year 2000, according to the categories of the Brazilian Classification of Occupations, as follows: professionals of the information; archivists and museologists; librarianship technicians; museum technicians and similar; documentation, information and inquiry services assistants. The contingent of professionals and their distribution in the regions of the country are shown. A characterization of each occupational group is also shown, regarding school level, position in the occupation and average income indicators. The inquiry reveals that the professionals contingent of the group is 0.1% in relation to the country total productive population, with higher concentration in the Southeastern and Southern states. Different from expected from the literature, among the categories analyzed, Information Professionals have better occupational insertion and better incomes in relation to professionals of the Sciences and Arts, although the situation of the latter is not very good.
  • Práticas de gestão do conhecimento: caso dos sítios associados ao portal corporativo da FIOCRUZ Artigos

    Paula, Danúzia da Rocha de; Cianconi, Regina de Barros

    Resumo em Português:

    Mapeamento das iniciativas de Gestão do Conhecimento disponíveis em sítios abrigados no Portal Fiocruz. A partir de revisão da literatura, entrevistas e questionários, foram identificadas práticas de Gestão do Conhecimento em sítios abrigados no portal corporativo da Fiocruz, que podem ser relevantes para a elaboração de um programa de Gestão do Conhecimento na instituição. Enfatiza que a implementação do portal corporativo cria ambiente de produtividade, viabilizando disseminação da informação, integração de processos, informações e pessoas, possibilitando troca de experiências e inovação.

    Resumo em Inglês:

    Mapping of the Knowledge Management initiatives available on sites sheltered at Fiocruz Portal. By means of literature review, interviews and questionnaires, there were identified that some small sites at Fiocruz corporate portal have several knowledge management practices, that can be useful for the elaboration of a program of Knowledge Management in the institution. It shows that the implementation of a corporate portal allows a productivity environment, information dissemination, integration of processes, information and people, experience exchange and innovation.
  • Processo de decisão do uso da informação Artigos

    Lira, Waleska Silveira; Cândido, Gesinaldo Ataíde; Araújo, Geraldo Maciel de; Barros, Marcelo Alves de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo propor um modelo do processo de decisão do uso da informação, a partir da análise das diferentes abordagens da busca e uso da informação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, que se divide em uma etapa qualitativa, na qual se buscou identificar os estágios do processo de decisão do uso da informação, e uma etapa quantitativa, que possibilitou a identificação dos fatores influenciadores deste processo. O modelo proposto apresenta quatro estágios: o reconhecimento da necessidade de informação, a busca de informação, a decisão do uso da informação e a avaliação da decisão do uso da informação. Os resultados indicam que os fatores como tecnologia, pressões externas, comodidade, variedade, ambiente, qualidade da informação, credibilidade, motivos pessoais e profissionais, exercem influência no comportamento dos usuários quando estes decidem usar a informação para tomar decisões.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article was to develop a model of the decision process in the use of information, through the analysis of different approaches of information search and use. The research was divided into quantitative and qualitative stages. The qualitative stage served to identify the decision steps in information use, and the quantitative stage made it possible to identify the factors influencing this process. The model has four stages: the recognition of the need for information, the seek for information, the decision on the use of information and the evaluation of the decision making in the use of information. The results indicate that the factors such as technology, external pressures, comfort, variety, environment, credibility and quality of the information as well as personal and professional reasons have some influence in the user's behavior when they decide to use the information for decision making.
  • Um modelo de gestão da informação para aprendizagem organizacional em projetos empresariais Artigos

    Monteiro, Nabor Alves; Falsarella, Orandi Mina

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi apresentar um modelo de gestão da informação de modo a se obter aprendizagem organizacional em projetos. Trata-se de um estudo teórico no qual procurou-se enfatizar a interface entre a Ciência da Informação com o campo de conhecimentos da Área de Administração que trata de projetos. A pesquisa conclui que uma adequada gestão da informação na gestão de projetos pode favorecer a aprendizagem organizacional, com conseqüente formação de uma substancial base de conhecimentos.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was is to propose a model of information management in such a way that it leads to an organizational learning in project management. This research is a theoretical study that emphasizes the interface between the Information Science and the Administration field that deals with projects. It has reached the conclusion that an adequate information management applied to project management may favor the organizational learning and, consequently, form a substantial knowledge base.
  • O impacto do portal de periódicos da CAPES na produção científica da área de plasma no Brasil Artigos

    Maricato, João de Melo

    Resumo em Português:

    Analisa uma parcela do sistema de C&T na área de plasma no Brasil através de indicadores e técnicas cienciométricas. Procura entender a dinâmica da produção científica da área de plasma, dando atenção especial àevolução da produtividade e qualidade das pesquisas entre os anos de 1995 e 2005 (antes e após a implementação do Portal de Periódicos da CAPES). Desse modo, procura visualizar o impacto do Portal de Periódicos da CAPES na produção científica da área de Plasma no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    It evaluates one part of the S&T system concerning the science of plasma in Brazil through indicators and scientometrics tools. It is a go to understand the dynamic of scientific production of plasma science, approaching in special the productivity evolution and quality of researches within 1995 and 2005 (before and after the implementation of CAPES Portal of Journals). So, it is an overview of CAPES Portal of Journals in the Scientific Production of Brasil Plasma Science.
  • Comparando periódicos pela medida da dispersão de seu impacto Artigos

    Rummler, Guido

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem por objetivo demonstrar a aplicação de um algoritmo no dimensionamento da dispersão do impacto de periódicos sobre um grupo de publicações referenciais. Como objeto de exemplificação foram utilizados 14 periódicos nacionais de enfermagem, que foram então classificados de acordo com o correspondente índice de dispersão segmentar - IDS, considerando os diversos níveis de distribuição das unidades impactadas. Nesse exemplo, reunindo periódicos marcados por expressivas diferenças quanto ao número de citações recebidas no período considerado, foram verificados valores do IDS de 0,005 a 4,810. A dispersão de impacto é interpretada como representação de uma condição potencial para a difusão da unidade citada.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims at demonstrating the application of an algorithm to measure the impact dispersion of journals over a referential publication group. Fourteen national Brazilian? nursing journals were used as the example object. They were classified according to the correspondent index of segmental dispersion - ISD, considering different distribution levels of the impacted units. In this example, which incorporate journals with expressive differences as for the number of received citations, ISD varied from 0.005 to 4.810. The impact dispersion is interpreted as a condition that involves the continued diffusion of the cited unity.
  • A classificação de acervos bibliográficos em bibliotecas de órgãos do judiciário: bens de consumo ou permanentes? Artigos

    Medeiros, Nilcéia Lage; Melo, Alfredo Alves de Oliveira; Jeunon, Ester Eliane

    Resumo em Português:

    O artigo 18 da Lei nº 10.753/2003, estabeleceu que, com a finalidade de controlar os bens patrimoniais das bibliotecas públicas, "o livro não é considerado material permanente". Foi realizada uma pesquisa no período de 26/02/2007 a 21/03/2007 objetivando analisar o que está sendo considerado na classificação dos acervos bibliográficos em bibliotecas de 33 órgãos do judiciário brasileiros (STF, STJ, CJF, TRFs, TST e TRTs), sendo que 22 deles colaboraram. Concluiu-se que a referida lei não deveria ter sido objeto de "conflitos e dilemas" já que bibliotecas destes órgãos são enquadradas como especializadas e, assim sendo, os livros devem ser classificados como bens permanentes. Também a STN emitiu parecer em 2003 reproduzindo o conceito de biblioteca pública e dispondo o que as bibliotecas que não se enquadram como públicas deveriam observar para a classificação. Ressalta-se que tal entendimento está claro, mas não está explicitado nem na lei e nem no parecer em questão. Detectou-se a necessidade de sanar as dúvidas e padronizar procedimentos relativos à classificação de acervos das bibliotecas desses órgãos, principalmente para os materiais indispensáveis ao desenvolvimento técnico gerencial específico ou à execução das atividades. Comunga-se com o disposto na Mensagem nº 767192/2003, que devem ser observadas as peculiaridades e finalidades dos bens com vistas à classificação.

    Resumo em Inglês:

    Article 18 of the Law 10.753/2003 states that, aiming at controlling the assets of public libraries, "a book is not considered a permanent asset". A research with the objective of analyzing what is being considered in the classifications of the collections in the libraries of Brazilian Judiciary bodies was performed from 02/26/2007 to 03/21/2007. A total of 22 out of the 33 bodies (STF, STJ, CJF, TRFs, TST and TRTs) have provided information. It was concluded that such law should not have been an object of "conflicts and discussions" because libraries of these bodies are considered as specialized libraries, thus, their books should be classified as permanent assets. The STN also issued an opinion in 2003 explaining the definition of public library and stating that libraries that are not public must obey this classification. We emphasize that this understanding is clear but is not present in the law, neither in the above-mentioned opinion. There is a need to solve the doubts and to define standards for the procedures concerning the classification of the collections of the libraries of such bodies, especially for materials that are essential for the specific technical managerial development or accomplishment of activities. We agree with the Message 767192/2003 on that the specificities and purposes of the assets must be obeyed for classification.
  • Representação do bom professor na perspectiva dos alunos de arquivologia Artigos

    Feitoza, Leonina Amanda; Cornelsen, Julce Mary; Valente, Silza Maria Pasello

    Resumo em Português:

    Aponta e identifica as características do Bom Professor na perspectiva dos alunos do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário, abrangendo uma população de 32 alunos. A análise dos dados utiliza múltiplas dimensões de Candau (1983). Propõe uma Didática partindo da análise da prática pedagógica real. A atuação do professor, ou seja, sua didática necessita compreender o entrelaçamento de três dimensões: a humana, a técnica e a política.

    Resumo em Inglês:

    This paper points out and identifies the characteristics of a "good teacher" according to the students of the Archivology course from the State University of Londrina, Parana, Brazil. The instrument for data collection was a questionnaire encompassing a population of 32 students. Data analysis was based on the multiple dimensions of Candau (human, technical and political) that propose a didactics from the analysis of the real pedagogical practice.
  • Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados Revisões De Literatura

    Baptista, Sofia Galvão; Cunha, Murilo Bastos da

    Resumo em Português:

    Aborda a trajetória histórica de estudo de usuários a partir da década de 1960, comentando a sua primeira fase de coleta e análise de dados, a fase quantitativa. A fase qualitativa é mencionada, mostrando que passou a ser uma opção crescente dos estudos a partir da década de 1990. Também são comentadas as vantagens e desvantagens dos principais métodos de coleta de dados utilizados por esses estudos e fornecidos exemplos.

    Resumo em Inglês:

    The evolution of information users' studies is showed from the decade of 1960 up to our days. Quantitative methods dominate until the beginnings of the 1990 decade, when the option for qualitative ones appear increasingly. Also commented are the advantages and disadvantages of the main methods of collection of data. Examples of studies are supplied.
  • Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação Revisões De Literatura

    Melo, Ana Virgínia Chaves de; Araújo, Eliany Alvarenga de

    Resumo em Português:

    Análise conceitual do termo Competência Informacional e reflexão sobre a aplicação do mesmo ao contexto da Gestão do Conhecimento. Considera-se que, no âmbito desta relação possa ser criado um espaço de aprendizado ao longo da vida, o que poderá gerar, por um lado, uma atuação profissional eficiente e eficaz do indivíduo no mundo do trabalho e, por outro lado, o desenvolvimento de uma cidadania ativa que busque o desenvolvimento do potencial criador do mesmo no contexto da Sociedade da Informação.

    Resumo em Inglês:

    This papers deals with conceptual analyses of information literacy and the reflection about the use of this concept in the context of knowledge management. We consider in the context of this relation can be generate an environment for lifelong learning, what can improve, on one hand, an efficient and effective professional performance of the individuals in the work world, on the other hand, the development of an active citizenship that can seek the implementation of their potential in the context of the Information Society.
  • A problemática dos indivíduos, suas lutas e conflitos no turbilhão da informação Revisões De Literatura

    Aquino, Mirian de Albuquerque

    Resumo em Português:

    O texto aborda a expressão sociedade da informação e seus diferentes significados no contexto das tecnologias da informação e comunicação, focalizando as repercussões dessas tecnologias no cotidiano dos indivíduos. Argumenta que, nessa nova ordem informacional, as tecnologias não atingiram sequer um terço da população menos favorecida economicamente, fato este que reforça cada vez mais o paradigma da exclusão e o processo de degradação das relações sociais, provocando uma disparidade na sociedade da informação e conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    This text approaches the expression information society and its diverse meanings in the fields of the information and communication technology, focusing on the effects of such technologies in daily life. It argues that in this new informational paradigm the technology does not even reach one third of the poor population, reinforcing the paradigm of segregation and the process of degradation of the social relationship, provoking a gap in the knowledge and information society.
  • Uso estratégico da informação gerada pelo serviço de atendimento ao consumidor de empresas de alimentos: um estudo de múltiplos casos Teses E Dissertações

    Cunha, Raquel Andrade de Almeida
  • Comparação entre termos de indexação e palavras dos títulos dos artigos do periódico "Cadernos de Saúde Pública (2000/2005)" Teses E Dissertações

    Duarte, Elizabeth Andrade
  • Monitoração ambiental no setor de biotecnologia: comportamento de busca e uso de informação em empresas de micro e pequeno portes de Minas Gerais Teses E Dissertações

    Nadaes, Adriana Duarte
  • Sistemas eletrônicos de gerenciamento de documentos arquivísticos: um questionário para escolha, aplicação e avaliação Teses E Dissertações

    Negreiros, Leandro Ribeiro
  • Informação e democracia deliberativa: um estudo de caso de participação política na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais Teses E Dissertações

    Prata, Nilson Vidal
  • A Ciência da Informação e sua configuração epistemológica: análise com base nas linhas de pesquisa da área Teses E Dissertações

    Renault, Leonardo Vasconcelos
  • A pauta do dia: informação educacional em jornais brasileiros Teses E Dissertações

    Rodrigues, Tacyana Karina Arce
  • Caracterização do trabalho do bibliotecário no campo jurídico em Belo Horizonte Teses E Dissertações

    Rosa, Regina Célia
  • Leitura e interatividade feminina nos jornais impressos: a postura das leitoras do jornal Estado de Minas Teses E Dissertações

    Espírito Santo, Patrícia
  • Consolidação do processo de informatização em sistemas de bibliotecas universitárias na África do Sul, Brasil e Moçambique Teses E Dissertações

    Mangue, Manuel Valente
  • O cluster da construção em Minas Gerais e as práticas de colaboração e de gestão do conhecimento: um estudo das empresas da região metropolitana de Belo Horizonte (MG) Teses E Dissertações

    Silva, Antônio Braz de Oliveira e
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