Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 14, Número: spe, Publicado: 2009
  • Ciência da Informação e cooperação científica internacional: diálogos França-Brasil

    Moura, Maria Aparecida; Pinheiro, Marta M. Kerr
  • Transmitir, difundir: formas de institucionalização de uma disciplina

    Couzinet, Viviane

    Resumo em Português:

    Depois da institucionalização administrativa de uma disciplina (fase 1) um conjunto de instrumentos proveniente da prática profissional em informação-documentação foram vistos como meios de construção de um alicerce (fase 2). Com efeito, parece-nos possível aproveitar as competências adquiridas na produção de instrumentos documentais para traçar os contornos de um campo científico. Estendendo uma pesquisa realizada anteriormente, trata-se aqui de compreender como as linguagens documentais utilizadas nas bibliotecas e na imprensa, no momento da emergência , na França, da disciplina ciências da informação e da comunicação, puderam contribuir para que fosse dada uma imagem desta disciplina a um público mais amplo do que o das universidades que a abriga. A entrada na esfera pública, observada a partir dos instrumentos documentais é encarada aqui como fase de sua consolidação (fase3).

    Resumo em Francês:

    Après l'institutionnalisation administrative d'une discipline (phase1) un ensemble d'outils provenant de la pratique professionnelle en information-documentation ont été envisagés comme moyens de construction d'une assise (phase 2). Il semble, en effet, possible de mettre à profit les compétences acquises dans la production d'outils documentaires pour tracer les contours d'un champ scientifique. Prolongeant une recherche conduite précédemment il s'agit ici de comprendre comment les langages documentaires utilisés dans les bibliothèques et dans la presse, au moment de l'émergence, en France, des sciences de l'information et de la communication, ont pu contribuer à donner une représentation de cette discipline à un public plus large que celui des universitaires concernés. L'entrée dans la sphère publique, observée à partir des outils documentaires est envisagée ici comme phase de consolidation (phase3)
  • A pesquisa em Ciência da Informação no Brasil: marcos institucionais, cenários e perspectivas

    Marteleto, Regina Maria

    Resumo em Português:

    Observa-se nas duas últimas décadas uma maior concentração dos estudos da ciência da informação em relação aos contextos institucional, histórico e epistemológico de sua conformação como disciplina ou campo científico, o que poderia indicar uma maior reflexividade da área de estudos em relação a si própria. Além disso, a disciplina parece assumir de forma mais sustentada o seu pertencimento ao campo das ciências sociais e das humanidades. Esses aspectos fornecem um plano de apoio para se refletir sobre a constituição da pós-graduação e as perspectivas da pesquisa no Brasil e, em seguida, no campo da ciência da informação. Destaca-se o papel da ANCIB-Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e de seus grupos temáticos de trabalho nesse contexto. Reflete-se ainda sobre como a pesquisa no campo de estudos da informação deve enfrentar os condicionantes de um novo regime de informação e conhecimento configurado pelo mercado e pelas organizações empresariais, de forma diferente de um regime anterior, orientado pelo Estado, pelo público e pela escola.

    Resumo em Inglês:

    In the last two decades, the studies of Information Science in relation with institutional, historical and epistemological circumstances have been the subject of growing attention, which could mean a higher level of reflexivity of this field of knowledge towards itself. Furthermore, the area seems to assume its belonging to the field of Social Sciences and Humanities in a more concrete manner. These aspects provide a background for a reflection over the nature of graduate studies and research perspectives in Brazil and in the field of Information Science. The whole of the ANCIB - the Brazilian National Association of Research and Graduate Studies in Information Science is highlighted in this context. Additionally, considerations are made about how research should fight the conditions imposed by a new information paradigm configured by the market and business organizations, rather than the old paradigm, which was oriented towards the State, the public and the educational sector.
  • Ciência da Informação como área do conhecimento: abordagem no contexto da pesquisa e da Pós-Graduação no Brasil

    Souza, Rosali Fernandez de; Stumpf, Ida Regina Chitto

    Resumo em Português:

    Mostra a evolução da representação da Ciência da Informação como área do conhecimento em classificações de ciência e tecnologia usadas por agências de fomento no Brasil. Apresenta panorama da Ciência da Informação através dos programas de pós-graduação, salientando aspectos de institucionalização e desenvolvimento. Focaliza também as linhas de pesquisa dos onze programas atuais, mostrando que se orientam especialmente para a Gestão, a Organização e a Transferência da Informação. Ao final são apresentadas algumas perspectivas para a área.

    Resumo em Inglês:

    Describes how Information Science is represented as area of knowledge in classifications used by research agencies in science and technology in Brazil. A panorama of Information Science is viewed through current postgraduation programmes, mainly considering institutional and development aspects. The lines of research of the eleven programmes indicate information management, organization and transfer as main fields of interest. The analyses revealed perspectives to the development of the area in the country.
  • Surgimento e consolidação da Documentação: subsídios para compreensão da história da Ciência da Informação no Brasil

    Ortega, Cristina Dotta

    Resumo em Português:

    As denominações Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação marcam presença no Brasil, mas a segunda configura-se como a menos conhecida. Deste modo, o artigo apresenta mapeamento do surgimento e consolidação da Documentação, com o objetivo de fornecer subsídios para compreensão da influência deste movimento no Brasil. Realiza revisão bibliográfica a partir de obras que apresentam a concepção e o desenvolvimento da Documentação e dados históricos da área no Brasil. Conclui que a influência da Documentação europeia no Brasil do final do século XIX aos anos 1930 foi pontual mas efetiva, enquanto a influência da Documentação ocorrida entre os anos 1950 e 1960 relacionou-se mais fortemente à produção em curso nos Estados Unidos. A pesquisa evidencia a forte herança da Documentação na França, Espanha e Portugal e a validade deste movimento para a superação das abordagens restritivas atribuídas à Biblioteconomia e dos contínuos embates sobre o objeto da Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    The terms Librarianship (Biblioteconomia), Documentation, and Information Science are widely used in Brazil. However, the second is the less known. Thereby, the article presents a mapping of the appearance and consolidation of Documentation, aiming to provide subsidies for the understanding of the influence of this movement in Brazil. It presents a bibliographical revision starting from works which present the conception and the development of Documentation, and historical data of the field in Brazil. It concludes that the European influence in Brazil from the end of the XIX century to the 1930s was brief, although effective, whilst the influence of Documentation, which occurred between 1950 and 1960, was strongly related to the production that was taking place in the United States. The research evidences the strong inheritance of Documentation in France, Spain and Portugal, and the importance of this movement to the overcoming of the restrictive approaches attributed to Librarianship, and the continuous clashes over the object of Information Science.
  • A influência da Jean-Claude Gardin e a linha francesa na evolução do conceito de linguagem documentária

    Vogel, Michely Jabala Mamede

    Resumo em Português:

    Revisão bibliográfica sobre a evolução das Linguagens Documentárias na Documentação e seu campo de estudo, a Lingüística Documentária. Apóia-se nas pesquisas desenvolvidas pela linha francesa na Europa, notadamente por Jean-Claude Gardin, e no Brasil, pelo Grupo Temma. Propõe-se um quadro das principais características das Linguagens Documentárias tendo como foco a apropriação da noção de estrutura da Lingüística Estrutural pela Documentação. Analisa-se a evolução da denominação das Linguagens Documentárias, as funções por elas exercidas, e uma comparação entre as duas linhas.

    Resumo em Inglês:

    Bibliographic review study on the evolution of Documentary Languages and its field of study, the Documentary Linguistics. Based upon the researches developed by the French approach in Europe, notably by Jean-Claude Gardin, and in Brazil, by Grupo Temma. It is proposed a framework of the main characteristics of Documentary Languages having the appropriation of the Structural Linguistics by the Documentation as a focus. It analyses the evolution of the denomination of Documentary Languages, their functions, and it compares both approaches.
  • A rota como memória

    Fraysse, Patrick; Roux, Sabine; Courbieres, Caroline

    Resumo em Português:

    No contexto de estudo do patrimônio por um ponto de vista comunicacional, este artigo permitiu-nos visualisar um objeto de comunicação por excelência « a estrada » como portador de informação a decifrar e a interpretar um documento, mas também como um repositário da memória coletiva, quer dizer um monumento. Paralelamente, a patrimonialização dos monumentos, dos conjuntos arquiteturais e sobretudo dos itinerários que os religam, dito de outra maneira, da estrada, assim como a sua documentarização (relatos de viagens, guias, bancos de dados) participam de uma nova institucionalização da memória integrante também das estradas míticas como o caminho de São Tiago na França ou a famosa estrada 66 nos Estados-Unidos.

    Resumo em Francês:

    Dans le contexte d'étude du patrimoine d'un point de vue communicationnel, cet article nous a permis d'envisager un objet de communication par excellence « la route » comme un objet porteur d'information à déchiffrer et à interpréter, c'est à dire un document, mais aussi comme un dépositaire de la mémoire collective, c'est à dire un monument. Parallèlement, la patrimonialisation des monuments, des ensembles architecturaux et surtout des itinéraires qui les relient, autrement dit de la route, ainsi que leur documentarisation (récits de voyages, guides, banques de données) participent d'une nouvelle institutionnalisation de la mémoire intégrant aussi des routes mythiques comme le chemin de Saint-Jacques en France ou la fameuse route 66 aux Etats-Unis.
  • A questão do acesso aos arquivos do Departamento de Ordem Política e Social do Estado de Minas Gerais numa abordagem multidimensional

    Silva, Shirlene Linny da; Frota, Maria Guiomar da Cunha

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o processo de acesso aos documentos do Departamento de Ordem Política e Social do Estado de Minas Gerais (DOPS). A partir do conceito de regime de informação três categorias de análise foram estabelecidas para investigação: o contexto de produção da informação, os conflitos político-sociais em torno do acesso/sigilo à informação e os aspectos legais. Os resultados encontrados demonstram que a problemática do acesso à informação não pode ser tratada exclusivamente numa abordagem técnica uma vez que as variáveis políticas e legais são centrais neste processo.

    Resumo em Inglês:

    It analyzes the process of archives access of the Departamento de Ordem Política e Social do Estado de Minas Gerais (DOPS). Based on the concept of information regime three categories were selected for the investigation: the context of information production, the socio-political conflicts related to access/confidentiality to information and legal aspects. In doing so, the results demonstrated that the problem of information access should not be treated only within a technical approach since the legal and political variables are central elements in this process and cannot be neglected.
  • Construindo conhecimentos através do espaço sindical francês: um olhar sobre a informação e o papel do arquivo junto a uma política de memória militante

    Pimenta, Ricardo Medeiros

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um recorte da tese de doutorado em andamento, acerca do papel da memória e do arquivo enquanto meios para a recuperação, instrumentalização e produção de conhecimentos. Usos que, para a produção da memória, se encontram aqui representados pelas experiências vividas pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) e a Confederação Francesa Democrática do Trabalho (CFDT), assim como seus atores nos últimos anos. Suas atuações apontam para o desenvolvimento do diálogo presente no espaço público através do arquivo e da memória. A criação e organização de serviços de arquivo em ambas centrais, além da fundação de um Instituto de História Social no caso da CGT, evidenciam um fenômeno característico de um "desejo de memória" por parte dessas instituições. Nosso objetivo é, portanto analisar e nos debruçar sobre os motivos e o interesse acerca do constante e crescente uso da memória e do desenvolvimento dos arquivos sindicais.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a small extract from PhD's thesis in progress concerning the paper of memory and archives as a way to retrieval, instrumentalization and knowledge's production. The uses of memories' production are here represented by lived experiences from General Confederation of Work (CGT) and Democratic French Confederation of Work (CFDT), as well as theirs social actors in the past few years. Its performances point out to the actual debate's development in the public space about memory and archives' roles. The creation and organization of archive's services in both confederations' offices, beyond the foundation of an Institute of Social History (at CGT's case), evidences a characteristic phenomenon of a "memory desire" as part of these institutions. Our goal is to investigate and analyze the reasons and the interests concerning the everlasting use of memory and union's archives development.
  • Organização do saber e mediação documental: do tratamento de periódicos de história a sua utilização em bibliotecas universitárias na França

    Demeurisse, Josiane Senié; Fabre, Isabelle; Gardiès, Cécile

    Resumo em Português:

    A colocação online de recursos eletrônicos tende a se multiplicar no seio das instituições e de suas bibliotecas e altera ao mesmo tempo as práticas profissionais de tratamento da informação e os usos tradicionais.O exemplo do tratamento documental de periódicos, na sua forma em papel como na sua forma digital é interessante mesmo se ele parece não ser uniformizado. Com efeito as práticas profissionais da colocação à disposição destes meios específicos de difusão de informação parecem diferentes segundo os dispositivos observados. Neste trabalho, dois espaços documentais distintos foram pesquisados através da análise da oferta de periódicos de história proposta aos usuários. Esta primeira parte do estudo permitiu abordar as práticas profissionais de documentalistas, no seu papel de mediação da informação produzida pelos periódicos. A segunda parte interessa-se pelos usuários deste meio de informação.

    Resumo em Francês:

    La mise en ligne des ressources électroniques tend à se multiplier au sein des institutions et de leurs bibliothèques et bouleverse à la fois les pratiques professionnelles de traitement de l'information et les usages traditionnels. L'exemple du traitement documentaire des périodiques, dans leur forme papier comme dans leur forme numérique est intéressant même s'il semble ne pas être uniformisé. En effet les pratiques professionnelles de mise à disposition de ces supports de diffusion d'information spécifique apparaissent différentes selon les dispositifs observés. Ici, deux espaces documentaires distincts ont été questionnés à travers l'analyse de l'offre de périodiques d'histoire proposée aux usagers. Cette première partie de l'étude a permis d'approcher les pratiques professionnelles des documentalistes, dans leur rôle de médiation de l'information produite par les périodiques. La deuxième partie s'intéresse aux usages de ce support d'information.
  • Construção da prática profissional e das mediações documentais do professor documentalista francês

    Liquete, Vincent

    Resumo em Português:

    Nos últimos vinte anos, os professores-documentalistas do sistema educacional francês, para a sua profissionalização, cursam dois anos direcionados principalmente às ciências da informação e da comunicação (CIC). Durante o desenvolvimento desta comunicação tentaremos em um primeiro momento mostrar como se constrói progressivamente esta cultura profissional e científica da informação e, em um segundo momento, observar as formas de mediação desenvolvidas no contexto desses atores desde as suas primeiras atividades profissionais em estabelecimentos de ensino. Quatro tipos de mediação parecem predominar entre os professores-documentalistas observados.

    Resumo em Francês:

    Depuis ces vingt dernières années, les enseignants-documentalistes du système éducatif français suivent au cours de leur professionnalisation, deux années d'enseignement centrées notamment sur les sciences de l'information et de la communication (SIC). Au cours de cette communication, nous tenterons dans un premier temps de montrer comment se construit progressivement cette culture professionnelle et scientifique de l'information pour dans un second temps observer les formes de médiation développées sur le terrain par les acteurs, lors de leurs premières activités professionnelles en établissement scolaire. Quatre types de médiation semblent prédominer chez les enseignants-documentalistes observés.
  • Mediação informacional no contexto universidade-sociedade-inovação: potencialidades, contradições e desafios

    Higino, Anderson Fabian Ferreira; Reis, Alcenir Soares dos; Dumont, Lígia Maria Moreira; Pereira, Maria Antonieta

    Resumo em Português:

    Discute-se a relação entre universidade e inovação, focalizando formas de mediação que contemplem a responsabilidade social dessa instituição. Abordagens de ecologia dos saberes, teorias de rede e pensamento complexo articulam-se a elementos teóricos sobre educação, cultura, leitura e cidadania, para explicitar possibilidades inovadoras em três projetos com diretriz social ligados à UFMG. Especialmente no atual contexto das tecnologias de informação e comunicação, as potencialidades e contradições aqui destacadas apontam como desafio a própria inovação institucional da universidade brasileira.

    Resumo em Inglês:

    this article discusses the relation between university and innovation focusing on forms of mediation that address the social responsibility of this institution. The discussion is carried out by combining approaches from the ecology of knowledges, network theories and complex thinking with theoretical elements on education, culture, reading and citizenship. It highlights the innovation potential of three social-focused projects related to the Federal University of Minas Gerais, Brazil. Especially as they relate to the present context of information and communication technologies, the potentialities and contradictions brought to light indicate that institutional innovation itself is a major challenge to Brazilian university.
  • Informação, tecnologia e mediações culturais

    Almeida, Marco Antônio de

    Resumo em Português:

    As tecnologias de informação e comunicação, ao apontarem novas formas de produção, circulação e recepção de produtos simbólicos, contribuíram, juntamente com a discussão estética relacionada à pós-modernidade, para tornar a atual cena cultural cada vez mais complexa. Múltiplas camadas de informação se agregam aos produtos culturais, sinalizando a constituição de um novo tipo de "conhecimento" necessário para a crítica e compreensão das obras. O artigo reflete sobre esse processo, concentrando-se na informação cultural presente na Internet.

    Resumo em Inglês:

    The information and communication technologies, to suggest new ways of production, circulation and reception of symbolic products, contributing together with the aesthetic discussion related to post-modernity, to make the current cultural scene becoming increasingly complex. Multiple layers of information are added to the cultural products, signaling the formation of a new type of "knowledge" necessary for the critical and understanding of the works. The article reflects on this process, focusing on cultural information present on the Internet.
  • Comunicação científica intercultural: olhares cruzados sobre os processos psicológicos e comunicacionais

    Caria, Michèle; Ruiz, Silvia Sigales

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa incide sobre os processos psicológicos e comunicacionais que se instalam nos pesquisadores em intercâmbio no estrangeiro. O estudo qualitativo apresentado aqui e realizado junto a doutorandos bolsistas do governo mexicano recebidos nos laboratórios franceses de pesquisa, inscreve-se nos campos da Psicologia e das Ciências da Informação e da Comunicação. A análise das entrevistas realizadas com uma amostra de onze doutorandos, permitiu identificar as dificuldades, essencialmente devido às diferenças culturais, que se originam pelo menos em três níveis : 1) as modalidades info-comunicacionais, 2) as interações na vida cotidiana e nos laboratórios, 3) as representações dos comportamentos do outro.

    Resumo em Francês:

    Cette recherche porte sur les processus psychologiques et communicationnels qui se mettent en place chez les chercheurs en situation de mobilité à l'étranger. L'étude de type qualitatif présentée ici et réalisée auprès de doctorants mexicains boursiers de leur gouvernement et accueillis dans des laboratoires de recherche français, s'inscrit dans les champs de la Psychologie et des Sciences de l'Information et de la Communication. L'analyse des entretiens menés auprès d'un échantillon de onze doctorants, a permis d'identifier des difficultés, essentiellement dues à des différences culturelles, qui se déclinent à trois niveaux au moins, 1) les modalités info-communicationnelles, 2) les interactions dans la vie quotidienne et dans les laboratoires, 3) les représentations des comportements de l'autre.
  • Novos enfoques no campo da Ciência da Informação: uma discussão sobre a aplicabilidade do conceito de regime de informação em arranjos produtivos locais

    Carvalho, Adriane Maria Arantes de

    Resumo em Português:

    Discute-se a aplicabilidade do conceito de regime de informação focalizado em arranjos produtivos locais como uma forma de contribuição para a discussão de práticas e ações informacionais. A pesquisa é realizada no Vale da Eletrônica (Santa Rita de Sapucaí -MG), um dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico brasileiro. Os resultados parciais apontam para o levantamento de categorias analíticas que podem ser utilizadas para o estabelecimento de um quadro teórico de análise de regime de informação num contexto específico de inovação.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the applicability of the concept of information regime focused on industrial clusters as a way to contribute to the discussion of informational practices and actions. The research is performed in the Eletronic Valley (Santa Rita de Sapucaí-MG), one of the leading centers of technological development in Brazil. The results point to the partial lifting of analytical categories that can be used to establish a theoretical framework for the analysis of information regimes in a specific context of innovation.
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br