Acessibilidade / Reportar erro

HOMENAGEADO

Samuel Pfromm Netto

O homenageado desta edição é Samuel Pfromm Netto, que nasceu em 3 de março de 1932 na cidade de Piracicaba, SP. Iniciou sua carreira profissional como jornalista e professor normalista; foi escritor, psicólogo, pedagogo, historiador e professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da PNA – Pfromm Netto & Associados.

Quando jovem, foi jornalista e radialista, fez cinema, televisão na TV Cultura e na Funtevê no Rio de Janeiro, e participou do conselho editorial do Jornal de Piracicaba.

Quando se formou, ainda não havia graduação em Psicologia em cursos superiores. Essa formação se dava somente em cursos de pós-graduação. Em 1949, formou-se como professor primário na Escola normal de Piracicaba, e foi assim que conheceu a Psicologia e se apaixonou por ela. Dois professores foram responsáveis pelo gosto e pelo uso da Psicologia no contexto escolar: José Rodrigues de Arruda e Antonio Martins Belmudes de Toledo.

Desde os tempos de estudante normalista, interessou-se pela aplicação da Psicologia ao ensinoaprendizagem, pelo desenvolvimento psicológico da criança e do adolescente e pela dificuldade de aprendizagem, e, portanto, acabou dedicando-se à Psicologia educacional.

Samuel Pfromm Neto se formou na USP em Pedagogia, em 1959, onde também fez mestrado e doutorado em Psicologia. Fez pós-doutorado nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha e no Japão, e proferiu conferências na China e no Japão.

Ao concluir a graduação de Psicologia, foi convidado para trabalhar com Psicologia Educacional, e assim, entrou na USP como professor um ano após se formar. Era encarregado da parte prática da disciplina Psicologia da Aprendizagem.

Na USP e na PUC Campinas, lecionou por vários anos nos cursos de doutorado e de mestrado (Psicologia Escolar). Foi Presidente da Academia Cristã de Letras, Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e Coordenador geral do Programa de Educação à Distância do CIANET de São Paulo.

Samuel foi aprovado em três concursos públicos para lecionar Psicologia, Pedagogia, Didática e História e Filosofia da Educação no ensino normal paulista na década de 50, e lecionou Psicologia em Piracicaba, Paraguaçu Paulista, Santa Cruz do Rio Pardo, em Tatuí e na capital paulista.

Participou ativamente das reuniões que resultaram na criação do Curso de Psicologia da USP, das batalhas das quais saiu a lei do psicólogo e a criação dos Conselhos de Psicologia. Foi conselheiro e presidiu o Conselho de Psicologia de São Paulo e fez parte da diretoria da Sociedade de Psicologia. Ajudou também na Criação da ABAPEE e na realização dos primeiros congressos e atividades da área.

Produziu mais de quarenta livros, entre eles: Telas que Ensinam (1198), Psicologia: Introdução e Guia de Estudo (1990, 23ª ed.), Psicologia da Aprendizagem e do Ensino (1987), Tecnologia da Educação e Comunicação de Massa (1977) e muitos estudos e pesquisas publicados em revistas dentro e fora do País.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    2012
Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br