Acessibilidade / Reportar erro

Eficiência de um treino de leitura crítica em pós-graduandos de diferentes áreas

Eficiencia de un entrenamiento de lectura crítica en post-graduados de diferentes áreas

Eficiência de um treino de leitura critical reading training efficiency in graduate students of different areas

O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência de um treino de leitura crítica em pós-graduandos de diferentes áreas, e ainda o de avaliar a compreensão de textos comparando cinco grupos. O número de participantes foi de 20 alunos, oriundos de duas classes de um mesmo curso, ministrado por um único professor. Foram usados cinco grupos de alunos: G.I (humanas), G.II (Economia), G.III (Engenharia), G.IV (saúde) e G.V (Letras). Um mesmo treino de leitura crítica foi aplicado a todos os grupos. O treino foi constituído de questões, e a audiência foi fornecida pela experimentadora para fortalecer a classe de respostas críticas. Foi aplicado o Teste Cloze no pré e no pós-teste. Os dados obtidos demonstraram que não houve diferenças significantivas entre os grupos no pré e pós; também mostram a eficiência do treino oferecido para todos os grupos. Pode-se concluir que o treino foi eficiente para todas as áreas igualmente, e que, portanto, tal treino foi independente das áreas estudadas.

Aprendizagem verbal; Aprendizagem da leitura; Compreensão textual; Leitura crítica


Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br