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Avaliação da implementação em escolas brasileiras de um programa preventivo para crianças

Resumo

O artigo discute a implementação piloto do programa preventivo baseado em evidência Good Behavior Game (GBG) em escolas públicas de quatro cidades brasileiras. O GBG é considerado um método para o professor de manejo de comportamentos em sala de aula, visando a construção de sociabilidade entre os estudantes, direcionado para turmas do ensino fundamental, com crianças entre seis e 10 anos. O objetivo deste estudo foi a avaliação do processo de implementação com foco na aceitabilidade e percepção de resultados pelos profissionais envolvidos. Foram utilizados métodos mistos na investigação e triangulação de dados na análise, com base na aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com 28 professores, nove diretores e seis multiplicadoras do programa. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial ou análise de conteúdo, conforme a natureza do dado. O GBG obteve uma alta aceitação entre professores e diretores. Destacou-se a importância do estímulo ao trabalho em grupo, o uso de elogios como reforçadores, a objetividade das regras assumidas coletivamente. A aceitabilidade foi atribuída, em boa parte, à eficácia de sua estratégia de manejo de sala de aula. Houve indicações da necessidade de adaptações que reflitam o contexto social e econômico brasileiro.

Prevenção; Avaliação de Programa; Avaliação de Processo; Criança; Abuso de Drogas

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