Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Alguns dos aspectos psicossociais que vêm preocupando os psicólogos atualmente estão contemplados nesta edição. Na relação entre a psicologia e a educação, são apresentadas temáticas novas, como as contribuições da psicologia para a gestão escolar, a reflexão com alunos sobre a morte e a proposição de que a preocupação com a carreira dos alunos tenha a participação dos professores e não apenas a intervenção dos psicólogos.

Também queremos destacar os trabalhos sobre pequenos agricultores. Esse é um aspecto social com o qual a psicologia tem contribuído pouco, ainda que seja fundamental para a facilitação do domínio desses trabalhadores sobre a industrialização do campo e o necessário domínio das novas tecnologias.

Salientamos que o artigo que trata dos novos objetos da psicologia social, tal como eles vêm se apresentando nos simpósios da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), é um ótimo indicador das novas problemáticas das pesquisas no nível da pós-graduação e, provavelmente, da reorientação do ensino aí oferecido.

Convidamos, ainda, o leitor a atentar para o conteúdo dos artigos que discutem a participação da psicologia na área da saúde. São temáticas que nos apresentam a realidade da saúde atualmente, nestes tempos de sofrimento suscitados por características sociais que impossibilitam a prevenção de doenças que já podem ser evitadas: a AIDS em crianças, a depressão provocada pela ausência de capacidades para lidar com as condições complexas e as dificuldades de se lidar com as drogas, quando elas aparecem como um dos recursos para suportar a vida.

Destacamos os aspectos acima por considerarmos que são os mais diretamente ligados ao domínio da psicologia e à participação dos psicólogos nas questões estruturais da sociedade. Além disso, fundamentalmente, são os que mais têm exigido o entendimento do contexto social onde vivemos. Se não entendermos assim, vamos acabar por responsabilizar a todos ou a cada um por tantas dificuldades, generalizações que não poderão contribuir muito.

Assim, temos como proposta para os psicólogos que busquem na nossa revista informações e análises da realidade que a psicologia tem hoje, mas que fiquem atentos para a especificidade da realidade social onde atuam.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014
Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br