Acessibilidade / Reportar erro

A Decisão de uma Mulher por Parir Naturalmente: Contribuições Psicanalíticas1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado em Psicologia da autora Flávia Angelo Verceze, intitulada “A decisão pelo parto natural e sua relação com a sexualidade feminina” (2019).

A Woman’s Decision to Have a Natural Childbirth: Psychoanalytic Contributions

La Decisión de una Mujer por el Parto Natural: Aportes Psicoanalíticos

Resumo

Pensando a decisão como um processo que depende muito menos do pensamento racional, como se costuma acreditar, posto que nele está implicada uma lógica subjetiva de cada sujeito, este estudo teve como objetivo identificar os motivos que subjazem à decisão de uma mulher por um parto natural, em um contexto social que ainda tem como modelo hegemônico o parto medicalizado e predominantemente hospitalar. Tratou-se de uma pesquisa clínico-qualitativa, em que foram realizadas entrevistas semidirigidas com dez mulheres que passaram pela experiência de um parto natural, que foram selecionadas pela técnica de amostragem por bola de neve. A interpretação dos resultados foi realizada segundo a técnica de análise temática de conteúdo por meio do aporte teórico da psicanálise. Foi possível concluir que a decisão de uma mulher por uma ou outra via de parto tem relação com seu processo de constituição enquanto mulher e mãe, que se encontra estreitamente vinculado à relação mãe e filha. Em outras palavras, a decisão por uma ou outra via de parto está para além de um pensamento racional e uma lógica consciente, pois tem relação com os traços de experiências primitivas de cada sujeito. Além disso, pode-se perceber o quanto a decisão por um parto natural aparentou se configurar como uma tentativa de singularização da mulher, isto é, tal decisão traz a marca de uma inventividade. Essas mulheres, ao decidirem por um parto natural, apresentavam como demanda uma nova forma de parir - parir à sua maneira.

Palavras-chave:
Parto Natural; Decisão; Relação Mãe e Filha; Psicanálise

Conselho Federal de Psicologia SAF/SUL, Quadra 2, Bloco B, Edifício Via Office, térreo sala 105, 70070-600 Brasília - DF - Brasil, Tel.: (55 61) 2109-0100 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revista@cfp.org.br