Acessibilidade / Reportar erro

Resposta de populações de plantas daninhas ao plantio e a taxas reduzidas de herbicida e nitrogênio na produção de trigo (Triticum aestivum)

Experimentos foram conduzidos sob condições de campo em 1999 e 2000 a fim de investigar os efeitos dos plantios convencional (PC) e direto (PD), em combinação com três doses de herbicidas e três de nitrogênio (N), no crescimento de plantas daninhas e produção de duas variedades de trigo. Foi observada produção maior de grãos PD, comparado ao PC, durante um ano. A biomassa das plantas daninhas no PC foi menor do que no PD, para as duas variedades. Nenhuma diferença em biomassa e produção de grãos de trigo foi observada entre as doses de herbicida integral e reduzida. N aumentou a biomassa do trigo e produção de grãos significativamente. Apenas o nível médio de N teve efeito sobre a biomassa das plantas daninhas em relação à não-aplicação de N, enquanto uma taxa maior de N diminuiu a biomassa das plantas daninhas. No plantio convencional, doses reduzidas de herbicida e aplicação de N foram efetivos na limitação do crescimento das plantas daninhas no cultivo de trigo.

manejo integrado de plantas naninhas; baixo insumo; Triticum aestivum


Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas Departamento de Fitotecnia - DFT, Universidade Federal de Viçosa - UFV, 36570-000 - Viçosa-MG - Brasil, Tel./Fax::(+55 31) 3899-2611 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rpdaninha@gmail.com