Acessibilidade / Reportar erro

Efeito de resíduos vegetais aplicados isolados ou em associação na germinac ão e crescimento de plântulas de (Trianthema portulacastrum)

A incorporação de resíduos vegetais pode levar à supressão de plantas daninhas devido a efeitos físicos, químicos e alelopáticos. O efeito alelopático potencial de resíduos de sorgo, girassol e canola, aplicados isolados ou em combinação, foi avaliado em relação à germinação e crescimento inicial de beldroegas-cavalo (Trianthema portulacastrum) em experimento em vasos. Os resíduos vegetais foram picados e incorporados no solo na quantidade de 6 g kg-1 de solo, que é equivalente a 12 t ha-1; manteve-se também um tratamento sem resíduos. O tempo para iniciar a germinação, tempo de emergência de 50% (E50), tempo médio de emergência, índice de emergência e porcentagem final de germinação foram influenciados negativamente pela incorporação dos resíduos. A palhada também exerceu forte influência negativa sobre o crescimento da parte aérea e comprimento radicular de beldroegas-cavalo. Também foi observada supressão significativa na contagem de folhas e raízes e área foliar. A combinação de resíduos de sorgo e girassol causou a máxima mortalidade de plântulas, que foi de 71%. A incorporação de resíduos vegetais de culturas pode ser utilizada para o manejo de beldroegas-cavalo.

alelopatia; canola; girassol; resíduos vegetais; sorgo; Trianthema portulacastrum


Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas Departamento de Fitotecnia - DFT, Universidade Federal de Viçosa - UFV, 36570-000 - Viçosa-MG - Brasil, Tel./Fax::(+55 31) 3899-2611 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rpdaninha@gmail.com