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Temperamento de crianças na abordagem de Rothbart: estudo de revisão sistemática

El temperamento de los niños para hacer frente a Rothbart

Temperament of children in the rothbart' s approach: systematic Review study: una revisión sistemática

O temperamento é definido pelas diferenças individuais na reatividade e autorregulação, tendo composição biológica e podendo ser influenciado pelo ambiente. O modelo psicobiológico de Mary Rothbart tem sido amplamente utilizado no estudo do temperamento. O objetivo desse estudo foi revisar sistematicamente a literatura indexada publicada nos anos de 2008 a 2011 que trata do temperamento de crianças no período do nascimento até a idade escolar, de acordo com a abordagem de Rothbart. As bases de dados utilizadas foram PubMed, PsycINFO, Scielo e Lilacs. Foram encontrados 25 artigos, os quais foram analisados por três pesquisadores quanto aos aspectos objetivo, amostra, instrumentos, resultados e conclusões. As amostras dos estudos foram predominantemente crianças norte-americanas (48%) e europeias (32%), avaliadas, em sua maioria, nos primeiros três anos de idade. A maioria dos estudos (92%) avaliou o temperamento da criança por meio de questionários de heterorrelato, sendo as mães as principais informantes. Os resultados mostraram, de um lado, a relação entre temperamento e indicadores biológicos da criança (oito estudos)m e de outro, a associação entre temperamento e características do contexto familiar (sete estudos). A relação entre temperamento e características do comportamento ou personalidade foi encontrada em quatro estudos. Os demais estudos mostraram associação entre temperamento e transtornos/síndromes, contexto familiar/escolar ou nível socioeconômico/imigração. Nos achados verificou-se que o temperamento nas fases iniciais de desenvolvimento da criança, de acordo com o modelo de Rothbart, mostrou associação com características da personalidade, problemas de comportamento e psicopatologias, podendo ser moderado por interações com o ambiente familiar.

Temperamento; crianças; desenvolvimento infantil


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