Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia em Estudo, Volume: 6, Número: 2, Publicado: 2001
  • As escolhas do século XXI Editorial

    Boarini, Maria Lúcia
  • Notas sobre o tratamento das pessoas atingidas pela violência institucionalizada Artigos

    Rauter, Cristina

    Resumo em Português:

    A violência institucionalizada teve como grande laboratório o fenômeno histórico do nazismo, que não deve ser visto como retorno à barbárie, mas como portador de mecanismos e práticas em ação na sociedade em que vivemos hoje. O tratamento dos atingidos pela violência do Estado é analisado a partir de uma reflexão sobre o nazismo, sobre os usos da memória e sobre a capacidade de reconstrução de territórios existenciais, levando a uma reflexão sobre a subjetividade contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    Institutionalised violence had Nazism as its great laboratory. Nazism should not be regarded as a return to barbarism, for some of its practices and mechanisms are still in use in today’s society. The analysis of the treatment of those affected by state violence starts with a reflection on Nazism, the uses of memory and the capacity of rebuilding existential territories. These reflections eventually lead to considerations about modern subjectivity.
  • Tortura ontem e hoje: resgatando uma certa história Artigos

    Coimbra, Cecília Maria Bouças

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa, de forma breve, a prática da tortura em nosso país, a partir do golpe militar de 1964 e, notadamente, após o Ato Institucional nº 5, de 1968. Procura mostrar como, na história recente do Brasil, em cima do "dispositivo da periculosidade" - aspecto importante para o trabalho do profissional psicólogo hoje - vão sendo produzidas formas de aceitação da prática da tortura e sendo formadas pessoas treinadas exclusivamente para este fim. Aponta ações de entidades de direitos humanos brasileiras no sentido de resgatar uma outra memória histórica de nosso país e, com isso, lutar contra a impunidade que tem alimentado diferentes violações. Conclui, assinalando - de forma sucinta - como, no início deste novo século, as práticas de tortura continuam existindo, dirigidas para certos segmentos da população.

    Resumo em Inglês:

    This paper briefly analyzes historically the practice of torture in Brazil since the 1964 military coup, and especially after the "The Institutional Act no 5" of 1968. It also shows how a certain version of the recent Brazilian history has become official to the detriment of other ones that have been constantly repressed and even denied. It concludes by putting into focus some actions of Brazilian entities for Human Rights in order to rescue other historical memories and to fight against the impunity that has been feeding the practice of the torture today in Brazil.
  • A individualidade no âmbito da sociedade industrial Artigos

    Palangana, Isilda Campaner; Inumar, Lucélia Yumi

    Resumo em Português:

    O presente estudo ocupa-se da autonomia individual na sociedade contemporânea. Investiga a possibilidade de constituição de um sujeito capaz de pensar e agir por si no interior das relações capitalistas. Conforme os escritos de autores clássicos como Karl Marx, Herbert Marcuse e Theodor Adorno, que analisam as transformações sociais na contemporaneidade, verifica-se que a industrialização, ao adentrar o processo produtivo, torna o trabalho uma atividade cada vez mais abstrata, estranha e alheia a quem a executa. Junto com o conhecimento desse processo, o sujeito perde o principal parâmetro de formação da individualidade. Vai sendo reduzido seu poder de controle sobre o próprio tempo e espaço, justamente o âmbito no qual poderiam ser cultivadas experiências outras que não as impostas pelas necessidades do mercado. Com base nos estudos efetuados, conclui-se que, na ordem capitalista, não há condições concretas favoráveis à formação de indivíduos autônomos.

    Resumo em Inglês:

    This paper is about individual autonomy in contemporary society. It investigates the possibility of forming individuals capable of thinking and acting by themselves in the context of capitalist relationships. According to such classical writers as Karl Marx, Herbert Marcuse and Theodor Adorno, who have analysed social transformations in contemporary society, when industrialization transforms the productive process working becomes a more and more abstract, strange and alienating activity to those who execute it. The subject loses, then, both the perception of this process and the principal parameter for the formation of the individuality. The power to control their own time and space decreases in the milieus where they could possibly carry out different experiences from those imposed by the laws of the market. Research done demonstrates that there are not actual favourable circumstances for the formation of autonomous individuals.
  • Psicopatologia, exotismo e diversidade: ensaio de antropologia da psicopatologia Artigos

    Holanda, Adriano

    Resumo em Português:

    O texto se propõe a uma reflexão em torno de uma perspectiva antropológica da questão da psicopatologia. Partindo da análise antropológica de Tzvetan Todorov, perpassa o ensaio histórico de Theodore Zeldin, alcançando a crítica de Thomas Szasz e a abordagem histórico-antropológica de Michel Foucault, na tentativa de clarear a compreensão do fenômeno psicopatológico. Nesta perspectiva crítico-histórica, a psicopatologia é vista como um fenômeno contextualizado, inserido na construção das mentalidades específicas da cultura ocidental.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to reflect upon an anthropological approach of psychopathology. It intends to throw some light upon the phenomenon of the "psychopathologic". It begins with some remarks on the anthropological concept of Tzevan Todorov. It also analyses Theodore Zeldin’s historical essay, Thomas Szasz’s critical reflections and Michel Foucault’s historic-anthropological approach. In this historical perspective, "Psychopathology" is conceived as a rather contextualized phenomenon, part of the specific mentalities constructed by the Western culture.
  • Figuras da loucura em Histoire de la Folie Artigos

    Nalli, Marcos Alexandre Gomes

    Resumo em Português:

    No presente texto, buscamos apresentar em suas linhas gerais as figuras que a loucura assume na exposição arqueológica de Michel Foucault em sua Histoire de la Folie (1961), uma vez que, para o pensador francês, a loucura é um fator mais histórico que natural. Para dar conta desta apresentação, amparamo-nos numa interpretação semântica do livro em questão.

    Resumo em Inglês:

    In the present essay, we aim to describe, in their general lines, the patterns that madness assumes in Michel Foucault's archeological account in his Histoire de la Folie (1961), since, for the French thinker, madness is a rather historical than natural event. To cope with this presentation, we took on a semantic interpretation of the book.
  • A interface psicologia social e saúde: perspectivas e desafios Artigos

    Traverso-Yépez, Martha

    Resumo em Português:

    Esse trabalho constitui uma reflexão sobre as práticas de saúde e as dificuldades da psicologia de se inserir como campo interdisciplinar de intervenção nessa área. Apesar de muito se falar do modelo biopsicossocial, observa-se que se continua privilegiando a etiologia biologicista, a concepção fragmentada de saúde e o caráter impositivo e normatizador da visão positivista de ciência, esquecendo-se a relevância dos aspectos sociais, psicológicos e ecológicos como mediadores dos processos saúde-doença. O modelo biomédico mostra-se totalmente funcional para as necessidades do sistema socioeconômico vigente, condicionando uma visão individualista, fragmentada e descontextualizada dos comportamentos humanos relacionados à saúde e à doença, pelo que se sugere um permanente processo de deconstrução sobre as formas vigentes de fazer ciência nessa área. Isso implica uma revisão crítica do desenvolvimento dos processos de significação relacionados com a saúde-doença e com a formação profissional, bem como da própria estruturação da saúde pública e dos modelos assistenciais implementados ao longo de sua história, implícita ou explicitamente dirigida para a população carente. Pressupõe, ainda, uma posição de permanente autocrítica voltada a nossa participação nesses processos, como profissionais.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is, first, to research ideas, values and discourses mediating the health practices and the biomedical model of health, and, second, to investigate the difficulties Psychology has had for being considered an intervention approach in this area, from a critical psychosocial perspective. Although the bio-psychosocial model has been widely mentioned during the last decades, the practice in this field has privileged a biological aetiology, a fragmented conception of health and the enforcing and normalizing features from the positivist conception of science. The relevance of social, psychological and ecological aspects mediating the health-illness process is generally forgotten. The main issue is that the biomedical model continues to be accepted by the socio economical system, conditioning a fragmented, individualistic and de-contextualised conception of behaviours and actions related to health and illness. Thus it is necessary a permanent deconstructing process about the actual way of dealing with science in this area. This implies a critical revision of the development of the meaning process related with health and illness, the training of health professionals, as well as the public health structure and the assistance models implemented historically, implicitly or explicitly, addressed to the poor people. This also presupposes a permanent self-critical position in relation to our participation in these processes as professionals.
  • O psicólogo e o compromisso social no contexto da saúde coletiva Artigos

    Dimenstein, Magda

    Resumo em Português:

    Esse trabalho objetiva desenvolver uma reflexão em torno de algumas questões que vêm sendo amplamente discutidas no campo da saúde coletiva, e que se configuram como enormes desafios para gestores e profissionais de saúde ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Trata-se, não só, da mudança no perfil profissional das categorias envolvidas com o trabalho da saúde, mas principalmente da transformação de tais profissionais em agentes de mudança a partir de um compromisso social perante o ideário do sistema de saúde e seus usuários. Nesse sentido, pretende-se discutir, mais especificamente, o lugar da psicologia e as práticas realizadas no campo da assistência pública à saúde e seus desdobramentos em termos do compromisso social hoje almejado para a categoria. Para tanto, serão tomados como eixos de análise os resultados de duas investigações realizadas com psicólogos que trabalham na rede básica de saúde das cidades de Natal/RN e Teresina/PI.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to reflect on some issues currently under discussion in the field of collective health, and which represent a great challenge for health managers and professionals of the Brazilian Unified Health System. This paper focuses not only on the profile changes that are needed of all health professionals, but rather on the transformation of these professionals into socially committed agents responsible for the renovation of the ethos of the Brazilian Health System and its clients. A more in-depth discussion of the psychologist’s place in such a context, his practice within public health care, and on the much-desired social commitment is carried out. The analytical tools that will be used are the results of two investigations that were conducted with psychologists that work in the basic health care network of the cities of Natal, in the state of Rio Grande do Norte, and Teresina, in the state of Piauí.
  • Espaços, práticas: o que há de novo na psicologia no Rio Grande do Norte? Artigos

    Yamamoto, Oswaldo H.; Câmara, Rosa Angélica; Silva, Fabiana Lima; Dantas, Candida Maria B.

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos, os estudos acerca da realidade da profissão de psicólogo no Brasil têm registrado o que se convencionou denominar de tendências emergentes nos campos de trabalho, com novos locais e práticas inovadoras. O objetivo deste estudo foi, a partir do levantamento dos locais nos quais os psicólogos norte-riograndenses estão inseridos e das atividades neles desenvolvidas, analisar o quadro do estado com relação às mudanças em curso na Psicologia. Um questionário semi-estruturado foi aplicado a 310 dos 631 psicólogos regularmente inscritos no CRP-13/Seção RN. Os principais resultados mostram que: (a) embora haja registros de locais antes não ocupados pelos psicólogos do estado, há uma concentração dos profissionais nos locais tradicionais; (b) as atividades desenvolvidas tanto nos "novos" locais quanto nos "convencionais" são aquelas consagradas pela prática tradicional. São levantadas algumas hipóteses explicativas para esse quadro e a situação do estado no que diz respeito às chamadas inovações na Psicologia.

    Resumo em Inglês:

    Studies about the situation of Brazilian Psychology in the last years have pointed out the presence of psychologists in new positions and the emergence of new practices. The purpose of this paper is to describe the psychologist’s working positions and activities performed by them in these places, in order to analyse the situation of Psychology in the state of Rio Grande do Norte (Northeast of Brazil) concerning these innovations. A semi-structured questionnaire was applied to 310 out of the 631 psychologists registered in the state. Results show that (a) despite the existence of new positions there is a concentration of professionals in "traditional" places, and (b) the activities performed both in the new and in the "traditional" positions can be classified as "traditional". Some explanations to these conclusions are suggested, and the situation of the state concerning the so-called innovations is discussed.
  • Oralidade, um estado de escritura Artigos

    Radino, Gloria

    Resumo em Português:

    A proposta deste artigo é uma reflexão sobre o tratamento dado à oralidade na educação infantil. Tomou-se, como referência, a forma como os contos de fadas são apresentados aos alunos, pêlos professores. Foi analisada a abordagem dada pelo Referencial Curricular para Educação Infantil (1998) à linguagem oral e escrita, bem como trechos de entrevistas realizadas com professores de educação infantil, em uma cidade do interior paulista, como parte de uma pesquisa que resultou na dissertação de Mestrado da autora. Como resultados, percebemos que a escola, em sua função alfabetizadora e por acreditar que as crianças provêm de um meio sócio-cultural desfavorecido, valoriza a linguagem escrita e despreza a oralidade, que perde sua função auxiliar na construção simbólica da criança, o que facilitaria o próprio processo de alfabetização.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is a reflection on the treatment given to orality in infant education. One takes as a reference the way fairy tales are presented to the students by the teachers. The approach given by the Standard Curriculum for Infant Education (1998) was analyzed in relation to oral and written language. Parts of interviews concerning the acquisition of literacy, made with infant education teachers in a city of the state of São Paulo, Brazil, and which were part of the research that resulted in the author’s MA dissertation, were also analyzed. The results of this research show that the school, believing that the children come from an unfavorable social-cultural environment, gives more weight to the written language to the detriment of oral language when teaching how to read. By being played down, orality loses its auxiliary function in the child’s symbolic construction which could help in the acquisition of literacy.
  • Inter-relação de conteúdos na construção do conhecimento por conflito cognitivo Artigos

    Martinelli, Selma de Cássia; Sisto, Fermino Fernandes

    Resumo em Português:

    O trabalho estuda a problemática da transferência, em situação experimental, de aprendizagem por conflito cognitivo, abordando o aspecto maturacional, o gênero e a influência de diferentes seqüências de aprendizagem de conteúdos. Foram formados aleatoriamente quatro grupos (16; 21; 20 e 18 sujeitos), homogêneos em relação à idade. Os sujeitos foram submetidos a sessões de intervenção nos conteúdos de formas parcialmente escondidas (FPE) e de eqüidistância (EQ), por intermédio da técnica do conflito cognitivo. Um grupo recebeu intervenção em FPE; outro em EQ; o terceiro grupo em FPE e depois em EQ; e o quarto em EQ e depois em FPE. Foram realizadas três sessões individuais com duração média de 30 minutos. Todos os sujeitos passaram por pós-testes, imediatamente ao final da última intervenção e trinta dias após o primeiro pós-teste, em três provas, quais sejam: formas parcialmente escondidas, eqüidistância e posições possíveis dos dados, em seqüências aleatórias. Três aspectos devem ser ressaltados, dos resultados obtidos nos experimentos: a maturação e o gênero mostraram exercer um papel na aprendizagem; houve mudanças no desempenho dos sujeitos em relação a um conteúdo não ensinado, sugerindo a ocorrência de transferência; houve superioridade de uma situação experimental sobre a outra.

    Resumo em Inglês:

    The transference issue, maturity, gender and different sequences of learning were studied in experimental learning contexts mediated by cognitive conflict. Four groups (16; 21; 20 and 18 subjects) randomly composed were submitted to three thirty minutes intervention sessions using the contents "Shapes partially hidden" and "Equidistance". "Shapes partially hidden" was presented to the first group; "Equidistance" to the second; "Shapes partially hidden" followed by "Equidistance" to the third; and "Equidistance" followed by "Shapes partially hidden" to the last one. All subjects were post tested immediately after the last session and thirty days after the first post test, by three tasks, "Shapes partially hidden", "Equidistance" and "Dice positions", randomly assigned. Three aspects were highlighted as result of the experiments: the maturity and gender seems to interact with learning; there were differences among the groups in relation to non taught contents suggesting an effect of transference; and the groups were differentiated by their achievements.
  • Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola Artigos

    Alves, José Moysés; Maués, Aldenise de Souza; Sant’Ana, Izabella Mendes; Alves Júnior, Miguel Henrique Ribeiro; Duarte, Líliam de Fátima Miranda; Santos, José Guilherme Wady; Souza, Christianne Thatiana Ramos de

    Resumo em Português:

    Existem várias maneiras de se conceberem os objetivos da pré-escola e a forma como o professor deve conduzir as atividades. Como tais concepções se articulam na prática? Durante o ano letivo de 1996, observamos as atividades de uma turma de 22 pré-escolares (4 a 6 anos) da rede particular de ensino, registrando os procedimentos, os conteúdos e a duração de cada uma delas. Atividades estruturadas ocuparam cerca de metade do tempo em todos os meses. Dentre estas, as de cópia; pintura, recorte e colagem, desenho livre e dirigido foram as que ocuparam mais tempo. Conteúdos relacionados à escrita e à sociedade foram enfatizados, em detrimento daqueles relacionados à Matemática e, especialmente, à Natureza. Inferimos destas práticas uma concepção de pré-escola cujo objetivo é preparar para a alfabetização, concebida como a transmissão de um código de transcrição. A ênfase nos aspectos gráficos, no ensino das letras e números dificulta a inclusão desses aspectos em contextos de comunicação real.

    Resumo em Inglês:

    There are several forms to conceive preschool aims and the manners that the teacher should conduct pedagogical activities. How such conceptions are articulated in practice? During one academic year we observed on a daily basis the activities developed by a group of 22 preschoolers (ages 4 to 6) attending a private school; the procedures used in, the contents of, and the duration of each activity were recorded. Structured activities occupied about half of the time each month. Among structure activities, copying, painting, cutting and pasting, free-style and directed drawing occupied most of the time. With regard to content, those related to Writing and Social Studies were given more emphasis than those related to Math and Sciences. We infer from those practices a conception of preschool whose goal is to prepare to literacy, which is conceived as transmission of a transcription code. The emphasis on graphic aspects in teaching letters and numbers hampers their inclusion in real communicative contexts, wasting the time that could be assigned to the teaching of Sciences.
  • A influência do vídeo de informação adicional em pacientes submetidas à mastectomia: o estudo da ansiedade Artigos

    Medeiros, Roberto Henrique Amorim de; Nunes, Maria Lúcia Tiellet

    Resumo em Português:

    A ansiedade é um sintoma de alta incidência nos pacientes durante o tratamento dos casos de câncer. No câncer de mama, os quadros ansiosos podem aparecer em conseqüência do próprio diagnóstico ou imediatamente após à cirurgia mutiladora. Este trabalho traz os primeiros resultados de uma pesquisa em andamento, elaborada para investigar os possíveis efeitos de um procedimento moderno de informação na avaliação da percepção de dor de pacientes submetidas à mastectomia no Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Uma amostra de 22 pacientes foi estudada segundo o delineamento experimental clássico, com dois grupos. O vídeo de informação foi apresentado no período pré-operatório apenas ao grupo experimental. Ambos os grupos foram avaliados em termos de traço e estado de ansiedade, através do Inventário de Ansiedade Traço e Estado (IDATE). Os resultados revelaram aumento dos índices de Estado de Ansiedade no grupo controle na comparação pré e pós-operatória. Esses achados parecem indicar a utilidade do vídeo de informação com vistas ao bem-estar das pacientes. Sugere-se, entretanto, o aumento da amostra da pesquisa para a melhor avaliação das tendências encontradas.

    Resumo em Inglês:

    Anxiety is a high incidence symptom in the treatment of cancer patients. In the case of breast cancer, anxiety can occur after the diagnosis or shortly after a mutilating surgery. This paper presents the preliminary results of an ongoing research aiming to investigate the effects of modern means of information in the evaluation of pain perception in mastectomy patients in the Mastectomy Centre of the "Hospital das Clínicas" in Porto Alegre, South of Brazil. A sample of 22 patients divided into two groups was studied using a standard experimental method. An informational video was shown to one of the groups in the pre-operation period. The anxiety of both groups was evaluated by the Portuguese version of the State-Trait Anxiety Inventory. The results showed higher scores of anxiety in the control group after surgery. Such data reveal the benefits of using video information to increase the well being of these patients. However, a larger sample is recommended in order to enhance the results.
  • Informações contidas nos manuais de testes de inteligência publicados no Brasil Artigos

    Noronha, Ana Paula Porto; Sartori, Fernanda Argentini; Ottati, Fernanda; Freitas, Fernanda Andrade

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi analisar a presença de informações relativas aos dados de identificação e aos dados de aplicação e de avaliação, nos manuais dos testes psicológicos. Foram verificados vinte e um testes de inteligência. Cada instrumento foi submetido a uma análise individual, com base em critérios de um questionário para avaliar a qualidade dos testes usados na Espanha (Prieto & Muñiz, 2000). Os resultados revelaram que alguns testes não possuem, nos seus manuais, informações como data de publicação, nome do autor ou bibliografia.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses information concerning identification, application and evaluation data in psychological test manuals. Twenty IQ tests were analyzed. Each test was analyzed separately according to the criteria of a questionnaire used to evaluate the quality of tests used in Spain. Results showed that some test manuals do not provide the date of publishing, the name of the author or the bibliography.
  • Exus e Pombas-Giras: o masculino e o feminino nos pontos cantados da umbanda Artigos

    Nascimento, Adriano Roberto Afonso do; Souza, Lídio de; Trindade, Zeidi Araújo

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem como objetivo a caracterização dos Exus e Pombas-Giras, através dos pontos cantados da Umbanda, considerando aspectos que remetem a uma configuração mais ampla de componentes do imaginário social brasileiro. Foram submetidas à Análise de Conteúdo 221 letras de pontos de Exu e Pomba-Gira. Os pontos de Exu contêm maior freqüência de menções relacionadas à descrição de poder e funções atribuídas a essa entidade (31,6% das respostas) e à sua identificação e saudação (22,4%). Os pontos de Pomba-Gira apresentam mais freqüentemente a descrição de poder/funções atribuídas (30,23% das respostas) e a caracterização da entidade (30,23%). Os resultados possibilitam relacionar as características das entidades aos papéis socialmente esperados de homens e mulheres. Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho. Os dados remetem a uma análise que procura a articulação entre fatores raciais e de classe social presentes na sociedade brasileira e as características definidoras das entidades, identificadas nos pontos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present paper is the characterization of the Exus (male entities, loosely associated with the devil) and Pombas-Giras (female entities, the counterparts of the Exus) in the singing chants of the Umbanda religion, focusing on aspects, which relate to a broader configuration of components of the Brazilian social imagery. Two hundred and twenty one lyrics of Exu and Pomba-Gira chants were subjected to Content Analysis. Exu chants have a higher frequency of citations related to the description of power and functions attributed to this entity (31.6% of the answers) and to identification and greeting (22.4%). Pomba-Gira chants present most frequently the description of attributed power/functions (30.23% of the responses) and the entity characterization (30.23%). The results allow for associations of the entities’ characteristics and the socially expected roles of men and women. Exu is associated with freedom, force, and, mostly, industry. Pomba-Gira is represented by attributes considered typically feminine, such as beauty and sensuality, and also by industry. The data demand an analysis that seeks the articulation of racial factors and social classes present in Brazilian society and the defining characteristics of the entities, identified in the chants.
  • A orientação profissional como rito preliminar de passagem: sua importância clínica Artigos

    Silva, André Luiz Picolli da; Soares, Dulce Helena Penna

    Resumo em Português:

    Este estudo se propõe a analisar a orientação profissional como uma perspectiva de trabalho mais ampla. Os autores demonstram que a orientação profissional pode, dentro de uma abordagem clínica, ser entendida como uma representação moderna dos antigos rituais de passagem, servindo como elemento auxiliador no amadurecimento do indivíduo, que parte do "mundo infantil", visando à entrada no "mundo adulto". A orientação profissional pode ter a função de atuar como um ritual moderno, objetivando a promoção da saúde, e permitindo ao jovem vivenciar experiências primordiais que gradativamente foram sendo postas de lado pela civilização.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to analyze the practice of vocational guidance in a larger work perspective. The authors show how vocational guidance can, in a clinical approach, be understood as a modern representation of old rites of passage, and it also helps the maturation of the individual, who aims to leave the "world of childhood" for the "adult world". Vocational guidance can function as a modern rite promoting health and allowing the teenager to have experiences that have been discarded by Western civilization.
  • Um espaço para o desenvolvimento interpessoal no trabalho Relato De Experiência

    Rodrigues, Rosângela Rocio Jarros; Imai, Rosy Yuri; Ferreira, Wanessa de Freitas

    Resumo em Português:

    Este é o relato da experiência de um estágio curricular na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizada numa instituição pública. O objetivo era criar um espaço no local de trabalho para tratar de temas que possibilitassem o desenvolvimento interpessoal dos indivíduos, como: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, educação permanente e qualificação profissional, saúde e trabalho, tempo livre e aposentadoria. Foram compostos três grupos de funcionários do nível operacional e foram realizados seis encontros com cada um, ao longo do ano letivo de 2000. Os relatos dos participantes indicam que os encontros foram produtivos para o desenvolvimento interpessoal.

    Resumo em Inglês:

    This paper consists of the report of an experiment on organizational and working psychology with on probation workers of a public institution. The experiment consisted in the creation of a space at work that would propitiate the discussion of themes related to interpersonal development such as self-consciousness, interpersonal relationships, permanent education and professional qualification, health and work, free time and retirement. Three groups of workers of the operational area were formed and there were six meetings throughout the year 2000. The reports of the informers indicate that the meetings have enhanced the workers’ interpersonal development.
  • Orientação à queixa escolar Relato De Experiência

    Freller, Cíntia Copit; Souza, Beatriz de Paula; Angelucci, Carla Biancha; Bonadio, A. N.; Dias, Andrea Costa; Lins, Flávia Ranoya Seixas; Macêdo, Teresinha Elisete Coiahy Rocha de

    Resumo em Português:

    Trata-se de um trabalho de atendimento a crianças e adolescentes com queixas escolares, como, por exemplo, baixo rendimento e indisciplina em sala de aula. Parte-se da crítica à abordagem da Psicologia clínica tradicional, que exclui a escola da produção de tais queixas. Através de um processo breve e focal, que busca trabalhar com todos os envolvidos na rede de relações em que essas queixas se engendram, têm-se movimentado situações cristalizadas, despatologizado diversas crianças e famílias e evitado longos tratamentos psicoterápicos desnecessários.

    Resumo em Inglês:

    This work is concerned with children and adolescents with school problems such as poor academic performance or classroom misbehavior. It begins with a critique of the traditional psychological approach, which ignores the school’s contribution to such problems. We propose instead a brief solution-focused intervention that includes everyone involved in the network of relationships in which the difficulties are embedded. Thus, we have been able to re-conceptualize the issues, to "de-pathologize" students and family members, and to avoid long and unnecessary psychotherapeutic treatments.
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br