Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia em Estudo, Volume: 14, Número: 2, Publicado: 2009
  • Na contramão para o rumo certo Editorial

    Tuleski, Silvana
  • "Quando eles crescem, eles voam": percepções e sentimentos maternos frente ao desenvolvimento infantil aos 18 - 20 meses Artigos

    Lopes, Rita de Cássia Sobreira; Vivian, Aline Groff; Oliveira, Débora S. de; Silva, Carla da; Piccinini, Cesar Augusto; Tudge, Jonathan

    Resumo em Português:

    O presente estudo visou investigar as percepções e sentimentos maternos diante das aquisições de desenvolvimento da criança dos 18 aos 20 meses. Participaram 14 mães primíparas, com idades entre 20 e 37 anos, de níveis socioeconômicos variados, residentes com o marido na região metropolitana de Porto Alegre. Foi realizada e submetida à análise qualitativa de conteúdo uma entrevista semiestruturada que abordava a experiência da maternidade e o desenvolvimento da criança. Buscou-se examinar semelhanças e particularidades das percepções e sentimentos maternos ante as aquisições de desenvolvimento infantil. Os resultados revelaram um incremento nas aquisições de linguagem, motoras, socioemocionais e intelectual-cognitivas. As crianças demandaram maior atenção e disponibilidade materna, acarretando nas mães sentimentos positivos, negativos e ambivalentes. É importante que a mãe compreenda as aquisições próprias desse período, pois isso contribuirá para que ela lide mais adequadamente com uma relação que oscila entre dependência e independência.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo investigar las percepciones maternales y los sentimientos delante de las adquisiciones del desarrollo del niño de los 18 a los 20 meses. Participaron 14 madres primíparas, con edades entre 20 y 37 años, con nivel socioeconómico variado y que conviven con sus respectivos maridos en la región metropolitana de Porto Alegre. Fue realizada una entrevista semi-estructurada, submetida al análisis cualitativo del contenido, que abordó la experiencia de la maternidad y el desarrollo del niño. Se buscó examinar semejanzas y particularidades de las opiniones y sentimientos maternales frente a las adquisiciones del desarrollo infantil. Los resultados indicaron adquisiciones intensas de la lengua, de la motricidad, socio-emocionales y intelectuales-cognitivas. Los niños exigieron mayor atención y disponibilidad de las madres, causando sensaciones positivas, negativas y ambivalentes en las mismas. Es importante que la madre entienda las adquisiciones apropiadas de este período ya que contribuirá para un trato más adecuado en una relación que oscila entre la dependencia y la independencia del niño.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to investigate maternal perceptions and feelings concerning child's developmental acquisitions from 18 to 20 months. Fourteen primiparus mothers, aged 20 to 37, of different socioeconomic background took part in the study. They lived with their partners in the metropolitan region of orto Alegre. A semi-structured interview was carried out, which was analyzed according to content analysis. The analysis focused on maternal experience and child development. The similarities and particularities of maternal perception and feelings concerning developmental acquisitions were examined. Results revealed an increase in language, motor, socio-emotional and cognitive-intellectual acquisitions. Children demanded more maternal attention and availability, provoking positive, negative and ambivalent feelings from their mother. It is important that mothers understand the acquisitions from this period which will enable them to deal more adequately with a relationship that oscillates between dependence and independence.
  • Contribuições da habilidade de atenção conjunta para a cognição social infantil Artigos

    Aquino, Fabíola de Sousa Braz; Salomão, Nádia Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    O objetivo desse artigo é demonstrar a importância da habilidade da atenção conjunta e suas repercussões na cognição social e na aquisição da linguagem. Defende-se especificamente a ideia de que, no primeiro ano de vida, os bebês desenvolvem, através de atividades compartilhadas e da inserção na cultura, uma forma de comunicação intencional, alicerçada nas primeiras trocas intersubjetivas estabelecidas com adultos. Os debates em torno dessa temática recaem em pontos de vista divergentes. Discute-se, nesse aspecto, qual seria o marco evolutivo a partir do qual a criança se tornaria capaz de estabelecer períodos de atenção conjunta, bem como o momento em que tal habilidade estaria consolidada. Ressalta-se a necessidade de estudos que investiguem a atenção conjunta no primeiro ano de vida da criança, objetivando uma maior compreensão dessa habilidade, dadas as suas implicações no desenvolvimento comunicativo e da linguagem.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se discute la importancia de la habilidad de la atención conjunta y sus representaciones en la cognición social y en la adquisición del lenguaje. Plantease precisamente la idea de que en el primer año de vida los niños construyen, a través de actividades compartidas y de la inserción en la cultura, una forma de comunicación intencional, basada en los primeros cambios intersubjetivos establecidos con los adultos. Los debates en torno de esa temática recaen en distintos planteamientos acerca de cuál sería el punto evolutivo en el cual el niño se tornaría capaz de establecer periodos de atención conjunta, y en que momento esta habilidad estaría consolidada. Resaltase la necesidad de estudios que investiguen la atención conjunta en el primero año de vida, objetivando una mayor comprensión de esa habilidad y sus implicaciones en el desarrollo comunicativo y del lenguaje.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the relevance of joint attention skills and its contribution to social cognition and language acquisition. Also, it defends mainly the idea that in the first year of life babies develops, thought joint attention and cultural insertion, a kind of intentional communication based on the first intersubjective interactions with adults. The discussion about this thematic includes divergent points of view about when the child became able to establish joint attention periods, and the moment in which that skills is consolidated. The importance of studies that investigated joint attention in the first year of life is emphasized in order to have a better understanding of that ability considering its implications to the development of communication and language.
  • Sentimento de gratidão em crianças de 5 a 12 anos Artigos

    Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Silveira, Paula Grazziotin; Pieta, Maria Adélia Minghelli

    Resumo em Português:

    Apresentam-se resultados de um estudo sobre o desenvolvimento do sentimento de gratidão na infância. Os participantes foram 12 crianças, igualmente distribuídas em três grupos etários (5-6, 7-8 e 11-12 anos) e por sexo. Utilizaram-se três histórias sobre situações hipotéticas, as quais enfocam diferentes tipos de ação benevolente. Após cada história, realizou-se uma entrevista clínica com a criança. Os resultados sugerem uma diferença entre os grupos etários quanto aos tipos de sentimento positivo atribuídos ao beneficiário da ação. Embora pouco referida pelos participantes, a consideração da mudança do estado sentimental do beneficiário parece contribuir para a compreensão da gratidão. Os resultados indicam ainda que existem diferenças significativas entre os três grupos etários quanto ao tipo de relação estabelecido entre a satisfação experienciada pelo beneficiário e o benfeitor. Os dados encontrados, discutidos à luz da literatura, sugerem novas questões de pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Se presentan los resultados de un estudio sobre el desarrollo del sentimiento de gratitud en la infancia. Los participantes fueron 12 niños, igualmente distribuidos en tres grupos etarios (5-6, 7-8 y 11-12 años) y por sexo. Se utilizaron tres historias sobre situaciones hipotéticas en las cuales se enfocan diferentes tipos de acciones benevolentes. Después de cada historia, se ha hecho una entrevista clínica con cada niño. Los resultados sujeren una diferencia entre los grupos etarios en relación a los tipos de sentimiento positivo atribuidos al beneficiario de la acción. Aunque poco referida por los participantes, la consideración del cambio del estado sentimental del beneficiario parece contribuir a la comprensión de la gratitud. Los resultados indican aun que existen diferencias significativas entre los tres grupos etarios en relación al tipo de relación establecida entre la satisfación experimentada por el beneficiario y por el bienfactor. Los datos encontrados, discutidos a la luz de la literatura, sujeren nuevas cuestiones de investigación.

    Resumo em Inglês:

    Results are presented from a study about the development of the feeling of gratitude in childhood. The participants were 12 children, distributed equally across three age groups (5-6, 7-8, and 11-12 years) and by sex. The study used three stories about hypothetical situations, each focusing on a different type of benevolent action. Following each story, a clinical interview was conducted with each child. The results suggest a difference among the age groups in terms of the types of positive feeling attributed to the beneficiary of the action. Although few participants referred explicitly to this, considering the beneficiary's changed feeling state appears to contribute to the understanding of gratitude. The results reveal significant differences among the three age groups in the types of relation established between the satisfaction felt by the beneficiary and the benefactor. These results, discussed in light of the literature, suggest new research questions.
  • Indeterminação, multidimensionalidade e relevância do processo de construção de significados Artigos

    Correia, Mônica F. B.

    Resumo em Português:

    Expressões frequentemente utilizadas em nossos discursos, como "internalização", "intersubjetividade" e - objeto deste estudo - "processo de construção de significados", embora discutidas e presentes há décadas, não são bem definidas como parecem. Em face disso, nosso principal objetivo foi propor uma composição para o PCS a partir de análises realizadas por diferentes autores e áreas. As discussões, neste sentido, postulam o envolvimento de três componentes, mais a coparticipação da linguagem, e de diferentes dimensões para este processo, além de evidenciarem a importância do tema para a investigação da mente e da constituição social desta. A cognição relaciona-se a todos os fenômenos vinculados à produção do conhecimento, colocando o PCS - inerente a este - como objeto de estudo da Psicologia. Esta capacidade de empregar funcionalmente os signos, a qual nos diferencia de outros animais, no entanto, tem sido pouco compreendida pela Psicologia.

    Resumo em Espanhol:

    Expresiones frecuentemente utilizadas en nuestros discursos, como "internalización", "intersubjetividad" y - objeto de este estudio - "proceso de construcción de significados", mismo discutidas y presentes hace décadas, no son bien definidas como parecen. Por eso, nuestro principal objetivo fue proponer una composición para el PCS a partir de análisis realizados por diferentes autores y áreas. Las discusiones, en este sentido, postulan el envolvimiento de tres componentes, pero la coparticipación del lenguaje, y de diferentes dimensiones para este proceso, además de evidenciaren la mportancia del tema para la investigación de la mente y de la constitución social de esta. La cognición se relaciona a todos los fenómenos vinculados a la producción del conocimiento, colocando el PCS - inerente a este - como objeto de estudio de la Psicología. Esta capacidad de emplear funcionalmente los signos, la cual nos diferencia de otros animales, entre tanto, ha sido poco comprendida por la Psicología.

    Resumo em Inglês:

    Frequently used expressions which are part of our speeches, such as ‘internalization', ‘intersubjectivity' and, the one which is object of study, ‘process of meaning construction', even though being discussed and being present for decades, are not so well defined as it may seem. Our main objective was, therefore, to propose a composition to the PMC from the analysis carried out by different authors and areas. The discussions, in this sense, postulate the involvement of three components and also the co-participation of the language, and of different dimensions to this process; and also show the importance of the theme to the investigation of the mind and its social constitution. The cognition is related to all phenomena linked to the knowledge production, putting the PMC - inherent to this - as object of study of Psychology. This ability to apply the signs functionally, what differs us from other animals, however, has not been fully understood by Psychology.
  • Desempenho acadêmico e interpessoal em adolescentes portugueses Artigos

    Feitosa, Fabio Biasotto; Matos, Margarida Gaspar de; Del Prette, Zilda A. P.; Del Prette, Almir

    Resumo em Português:

    Considerando as implicações de problemas de aprendizagem e de comportamento sobre no desenvolvimento saudável de adolescentes, o presente estudo teve como objetivos: (1) caracterizar o desempenho social de adolescentes com e sem problemas de aprendizagem; (2) comparar os adolescentes do sexo masculino com os do sexo feminino quanto ao desempenho social dentro de grupos com e sem problemas de aprendizagem. 848 adolescentes de diferentes escolas de Portugal responderam a um questionário sobre seu estilo de vida e dados sociodemográficos. Os resultados mostraram que: (a) adolescentes sem dificuldades de aprendizagem relataram maior aceitação pelos pares, apresentaram mais habilidades assertivas e menos problemas de comportamento; (b) não houve diferenças entre os sexos para habilidades assertivas e problemas de comportamento; (c) meninos relataram maior aceitação pelos pares e maior tendência a apresentar dificuldades de aprendizagem do que meninas. Discutem-se desafios para o cumprimento da função socializadora da escola e para políticas de saúde e bem-estar.

    Resumo em Espanhol:

    Teniendo en cuenta las consecuencias de los problemas de conducta y de aprendizaje en el desarrollo saludable de los adolescentes, el presente estudio tuvo como objetivos: (1) caracterizar el desempeño social de los adolescentes con y sin problemas de aprendizaje, (2) comparar el desempeño social de chicos y chicas, con y sin problemas de aprendizaje. 848 adolescentes de diferentes escuelas en Portugal completaron un cuestionario sobre sus estilos de vida y datos sociodemográficos. Los resultados mostraron: (a) los adolescentes sin dificultades de aprendizaje informaron mejor aceptación por sus pares, más asertividad y menos problemas de conducta, (b) no hubo diferencias entre chicos y chicas en habilidades asertivas y problemas de comportamiento, (c) los chicos informaron mayor aceptación por sus pares y más posibilidades de presentar dificultades de aprendizaje. Estos datos son un desafío para el cumplimiento de la función socializadora de las escuelas y para una política de salud/bienestar.

    Resumo em Inglês:

    Considering the implications of behaviour and learning problems on the adolescents' healthy development, the present study aimed to: (1) characterize the social performance of adolescents with and without learning problems; (2) compare the social performance of female and male adolescents, with and without learning problems. 848 adolescents from different schools in Portugal completed a questionnaire concerning their life styles and socio-demographic data. The results showed that: (a) adolescents without learning difficulties reported more acceptance by their peers, more assertive skills and fewer behaviour problems; (b) there were no differences between males and females on assertive skills and behaviour problems; (c) male adolescents reported more acceptance by their peers and more possibilities to present learning difficulties. Challenges for the accomplishment of the socialization function of schools and for healthy and welfare politics are discussed
  • Psiquiatria, saúde mental e biopoder: vida, controle e modulação no contemporâneo Artigos

    Rauter, Cristina; Peixoto, Paulo de Tarso de Castro

    Resumo em Português:

    O trabalho consiste em uma análise sobre os impasses que enfrentam atualmente as instituições de saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica brasileira. Os dispositivos de saúde mental podem funcionar como uma nova expansão da psiquiatria no espaço extramuros, agindo com métodos mais sutis de controle e operando tanto a partir das instituições de saúde quanto da própria subjetividade dos usuários. São utilizadas referências do campo da filosofia na construção de uma clínica transdisciplinar capaz de incluir os aspectos políticos envolvidos no atendimento em saúde mental, superando os impasses que levam a práticas redutoras e estigmatizantes.

    Resumo em Espanhol:

    Un análisis acerca de los obstáculos presentes en las instituciones de salud mental en el contemporaneo y en el contexto de la reforma psiquiátrica brasileña. Los dispositivos de salud mental pueden funcionar como una nueva expansión de la psiquiatría fuera del espacio del asilo actuando por métodos mas sutiles de control. Estos métodos operan tanto a partir de las propias instituciones de salud cuanto a partir de la subjetividad de los usuarios. Son utilizadas referencias del campo de la filosofía en la construcción de uma clínica transdisciplinar capaz de incluir los aspectos políticos envueltos en la asistencia en salud mental, superandolos obstáculos que llevan a prácticas reductoras yestigmatizantes.

    Resumo em Inglês:

    An analysis of the impasses faced by Brazilian mental health institutions in the context of contemporary Brazilian psychiatric reform is provided. The institutions of mental health may operate as a new expansion of psychiatry outside the asylum, acting through more subtle methods of social control working in mental health institutions themselves or within the subjectivity of the clientele. References from the field of philosophy are employed to build a transdisciplinary approach. Political aspects involved in mental health practices may than be taken into consideration, overcoming the obstacles present in mental health theories and practices and building innovative perspectives.
  • Psicólogos no processo de reforma psiquiátrica: práticas em desconstrução? Artigos

    Sales, André Luis Leite de Figueiredo; Dimenstein, Magda

    Resumo em Português:

    Esse trabalho é resultado de uma investigação realizada com psicólogos da rede de CAPS do município de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo feita a partir de entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas orientadas por um olhar cartográfico. Os focos da investigação foram: a relação entre a formação acadêmica recebida nos cursos de graduação e as demandas de trabalho, e um mapeamento das atividades realizadas no cotidiano dos serviços. No primeiro eixo encontrou-se um distanciamento entre os conteúdos discutidos na universidade e as questões presentes no cotidiano do serviço, apontando para as fragilidades da formação dos profissionais para atuação nestes espaços. As principais atividades realizadas foram: acolhimento dos usuários, triagens, coordenação e participação de oficinas diversas, grupos operativos e terapêuticos, além de atendimentos individuais, sendo esse último alvo de análise

    Resumo em Espanhol:

    Ese trabajo es resultado de una investigación hecha con psicólogos de la red de CAPS de la provincia de Natal/RN. Es una investigación cualitativa hecha a partir de una entrevista estructurada y observaciones sistemáticas orientadas por una perspectiva cartográfica. Los ejes de análisis fueron: la relación entre formación académica recibida en los cursos de grado y las demandas de trabajo, y una identificación de las actividades hechas en el cotidiano de los servicios de salud. Hay problemas en relación a los contenidos discutidos en la universidad y las cuestiones del cotidiano indicando una fragilidad de la formación de los profesionales para actuación en estos espacios. Las principales actividades son: recepción de los usuarios, coordinación y participación en oficinas, grupos operativos y terapéuticos, además de las consultas individuales, que fueron foco de análisis.

    Resumo em Inglês:

    This work is the result of an investigation conducted with psychologists of the CAPS network in the municipality of Natal/RN. It is a qualitative study that utilized semi-structured interviews and systematic observations with a cartographic perspective. The investigation focused on the relation between the academic formation obtained in the undergraduate courses and the work demands, and on the mapping of the daily activities conducted in the service settings. In the first point of focus, a distance was observed between the contents discussed in the university and the questions presented in the service environment, indicating weaknesses in the formation of health professionals for practice settings. The main activities conducted were: reception of service users, triage, coordination of, and participation in, diverse workshops and operational therapeutic groups, and individual assistance, with the latter being the focus of analysis.
  • Considerações acerca da avaliação psicológica das comorbidades psiquiátricas em obesos Artigos

    Costa, Fabiana Silva; Bandeira, Denise Ruschel; Trentini, Clarissa; Brilmann, Mirian; Friedman, Rogério; Nunes, Maria Angélica

    Resumo em Português:

    Pretende-se neste artigo apresentar uma revisão teórica sobre avaliação psicológica, obesidade e comorbidades psiquiátricas mais frequentes na população obesa. A obesidade é uma doença clínica de múltiplas causas, e atualmente é considerada uma epidemia; assim seu adequado entendimento deve envolver uma equipe composta por diversos profissionais de saúde, incluindo o psicólogo. Serão abordadas questões pertinentes ao tema de obesidade, como etiologia, incidência e a relação entre obesidade e transtornos psiquiátricos. Serão propostos alguns instrumentos com o objetivo de estruturar informações necessárias ao tratamento e à demanda do paciente obeso, e reflexões referentes à avaliação psicológica em obesos e a prática do profissional de psicologia.

    Resumo em Espanhol:

    Se pretiende en ese artículo presentar una revisión teórica sobre la evaluación psicológica, obesidad y comorbidades psiquiátricas más frecuentes en esa población. La obesidad es una enfermedad clínica con diversas causas y actualmente es considerada una epidemia, así el adecuado entendimiento de la obesidad debe involucrar un equipo compuesto por diversos profesionales de salud, incluso el psicólogo. En ese artículo serán abordadas cuestiones pertinentes a la temática de la obesidad, como etiología, prevalencia y la relación entre obesidad y los trastornos psiquiátricos. Serán propuestos algunos instrumentos* con el objetivo de estructurar informaciones necesarias al tratamiento y a la demanda del paciente obeso, reflexiones referentes a la evaluación psicológica en obesos y la práctica del profesional de Psicología

    Resumo em Inglês:

    We intend in this article to present a theoretical review about psychological assessment, obesity and psychiatric co morbidity. Obesity is a clinical illness, it has multi factorial causes, and nowadays it is considered an epidemic, so the right knowledge must involve all health professional, include the psychologist. In this article we talk about something related to obesity, like etiology, prevalence, obesity and mental disorder. We suggest some instruments to structure essential information related to the treatment and the obese patient objective, and we reflect about psychological assessment in obesity and the psychologist professional practice.
  • Rastreamento cognitivo de idosos institucionalizados no município de Jequié-BA Artigos

    Reis, Luciana Araújo dos; Torres, Gilson de Vasconcelos; Araújo, Carla Cristina de; Reis, Luana Araújo dos; Novaes, Lana Karina Nascimento

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo avaliar o estado mental de idosos institucionalizados no município de Jequié-BA. O rastreamento cognitivo foi realizado com a utilização do Miniexame do Estado Mental - MEEM (Mini-mental State Examination-MMSE). A amostra se constituiu de 60 idosos compreendidos na faixa etária de 60 a 80 anos (58,3%) e acima de 80 anos (41,7%). 40% dos entrevistados apresentavam funções cognitivas preservadas e 60% demonstravam alguma alteração cognitiva não sugestiva de déficit. Destes últimos, 50% estão compreendidos na faixa de 26 a 24 pontos, 33,4% na de de 30 a 26 pontos e 16,6% distribuídos na faixa de 23 pontos ou menos. Nesta perspectiva acredita-se que quanto mais subsídios se tenham sobre o processo de envelhecimento saudável, mais se poderá trabalhar para a prevenção de uma demência, como também para identificar precocemente sinais desta.

    Resumo em Espanhol:

    El actual estudio tiene como objetivo evaluar el estado mental de institucionalizado envejecido en el condado del Jequié-BA. El seguir cognoscitivo fue hecho con la utilización del Mini-exame del estado mental - MEEM (Examinación-MMSE Mini-mental del estado). La muestra fue compuesta por 60 entendidos envejecido en el nivel de la edad de 60 a 80 de los años (58.3%) y arriba de 90 años (41,7%). el 40% entrevistados con presentaron funciones cognoscitivas preservadas y el 60% demostraron una cierta alteración cognoscitiva no sugestiva de déficit. De estos 50% se entienden en el intervalo de 26 a 24 puntos, 33.4% en el intervalo de 30 a 26 puntos y 16.6% distribuidos en el intervalo de 23 puntos o menos. En esta perspectiva cree que tanto, teniendo más subsidios en el proceso del envejecimiento saludable, él podrá más trabajar a la prevención de la demencia, así como para identificar precociously señales de esto.

    Resumo em Inglês:

    The present study has as objective to evaluate the mental state of institutionalized aged in the county of Jequié-BA. The cognitive tracking was done with the utilization of the Mini-exame of mental state - MEEM (Mini-mental State Examination-MMSE). The sample was composed by 60 understood aged in the age level of 60 to 80 years (58,3%) and above (41,7%). 40% of the interviewed ones presented preserved cognitive functions and 60% demonstrated some cognitive alteration which is not suggested as a deficit. The latter, 50% are included in the interval of 26 to 24 points, 33.4% in the interval of 30 to 26 points and 16.6% are distributed in the interval of 23 points or less. In this perspective it is believed that the more subsidies on the process of healthful aging, the more it will be able to work to the dementia prevention as well as to identify precociously signals of this.
  • Hipnose, dor e subjetividade: considerações teóricas e clínicas Artigos

    Neubern, Maurício da Silva

    Resumo em Português:

    O presente artigo visa propor uma abordagem clínica e qualitativa para a compreensão das relações entre hipnose e dor a partir da noção de subjetividade. Partindo de uma crítica às metodologias estatísticas, três pontos são discutidos nesse sentido. Primeiramente, a dor é concebida como um processo subjetivo organizado em termos de configurações, sentidos, emoções e significados que são construídos a partir das ações do sujeito em seus respectivos cenários de inserção social. Em seguida, é ressaltada a relação entre hipnose e dor, conferindo-se destaque aos processos intersubjetivos da comunicação e da relação entre terapeuta e sujeito. O terceiro tópico destaca a importância da singularidade, que deve abranger tanto a compreensão da dor quanto a construção das intervenções hipnóticas. O artigo é concluído enfatizando a relevância das noções de subjetividade e sujeito no que se refere às complexas relações entre dor e hipnose no contexto clínico.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo tiene por objetivo proponer um abordaje clínico y cualitativo para la comprensión de las relaciones entre hipnosis y dolor a partir de la noción de subjetividad. Partiendo de una crítica a las metodologías estadísticas, se discuten básicamente tres puntos. En primer lugar, se considera el dolor como un proceso subjetivo organizado en términos de configuraciones, sentidos, emociones y significados, los cuales son construidos a partir de las propias acciones del sujeto en sus diversos escenarios de inserción social. A continuación, se tematiza la relación entre hipnosis y dolor, destacándose los procesos intersubjetivos de la comunicación y de la relación entre terapeuta y sujeto. En el tercer tópico se destaca la importancia de la singularidad que debe alcanzar tanto la comprensión del dolor como la construcción de las intervenciones hipnóticas. El artículo termina enfatizando la relevancia de las nociones de subjetividad y sujeto en el ámbito de las complejas relaciones entre dolor e hipnosis dentro del contexto clínico.

    Resumo em Inglês:

    The present article aims to propose a qualitative and clinical approach to the comprehension of the relationship between hypnosis and pain, taking as a reference the notion of subjectivity. Having a criticism of the statistical methodologies as a starting-point, three other points are discussed in that sense. Firstly, the pain is conceived as a subjective process, organized in terms of configurations, senses, emotions and meanings that are built in the actions of the subject in his or her respective social insertion sceneries. Secondly, the relationship between hypnosis and pain is emphasized, giving a highlight to the intersubjective processes that exist in the communication and relationship between therapist and subject. The third point accentuates the importance of the singularity that should range the comprehension of pain, as well as the construction of hypnotic interventions. The article is concluded by emphasizing the relevance of subjectivity and subject notions in what regards the complex relationships between pain and hypnosis in the clinical context.
  • Estigmatização e conjugalidade em casais sem filhos por opção Artigos

    Rios, Maria Galrão; Gomes, Isabel Cristina

    Resumo em Português:

    O casamento contemporâneo não necessariamente envolve um projeto de filiação e descendência. Tal fenômeno só é possível em função das mudanças que foram ocorrendo na transição do modelo tradicional de família para as novas configurações, nas quais observamos variadas facetas do desejo de procriação, representadas seja pela busca de um filho quando não existem possibilidades biológicas de concepção, seja por seu inverso, a escolha voluntária por não ter filhos. O objetivo deste artigo é refletir acerca do estigma e conjugalidade presentes na opção de casais por não ter filhos. O método empregado na pesquisa foi o clínico-qualitatitvo, sendo realizadas entrevistas com quatro casais heterossexuais, sem filhos por opção, na região metropolitana de São Paulo. De acordo com os resultados coletados, todos os casais relataram, de forma espontânea, sofrer ou ter sido submetidos à pressão social e sentir-se estigmatizados em função de suas escolhas. Cada um dos casais é impactado de uma maneira singular, reagindo a esse fenômeno de diferentes formas, a depender do tipo de vínculo conjugal estabelecido.

    Resumo em Espanhol:

    El matrimonio contemporaneo no implica necesariamente un proyecto de linaje y descendencia. Este fenómeno sólo es posible en función de los cambios que fueron ocurriendo en la transición del modelo tradicional de la familia para las nuevas configuraciones, en las cuales observamos distintas facetas del deseo por la procreación: sea por la búsqueda de un hijo cuando no existen posibilidades biológicas de concepción, sea por su inverso, la búsqueda voluntaria por no tenerlo. El objetivo de este artículo es el de proyectar acerca de estigma y conyugalidad asociados a la opción de las parejas por no tener hijos. El método empleado en la investigación fue el clínico-cualitativo, siendo realizadas entrevistas con cuatro parejas heterosexuales, sin hijos por opción, en la región metropolitana de Sao Paulo. De acuerdo a los resultados obtenidos, todas las parejas relataron, de manera espontanea, que sufren o han sido sometidos a la presión social, y se sienten estigmatizados en función de sus voluntades. Cada una de las parejas es impactada de una manera singular, reaccionando a este fenómeno de diferentes formas, dependiendo del vínculo matrimonial establecido.

    Resumo em Inglês:

    Presently, marriage does not necessarily involve a project of bearing children. This phenomenon is due to changes occurred in the transition from the traditional model of family to the new configurations: either the pursuit of child bearing alternatives when there are no biological possibilities of conceiving, or the opposite, voluntary childlessness. The aim of this article is to study the social pressure and stereotypes associated to a couple's choice of having no children, and marital relationship. The research methodology used was clinical-qualitative, in which interviews were conducted with four heterosexual childfree couples, in the metropolitan area of São Paulo. According to the results, all couples reported the existence of social pressure and stigmatization towards them, due to their reproductive choices. Each one of those couples was impacted and reacted to this phenomenon in different ways, depending on the marital bond.
  • A aquisição de linguagem na criança com Autismo: um estudo de caso Artigos

    Delfrate, Christiane de Bastos; Santana, Ana Paula de Oliveira; Massi, Giselle de Athaíde

    Resumo em Português:

    O processo de aquisição de linguagem da criança com autismo tem sido descrito em termos de défices e analisado de forma individual. Na tentativa de se contrapor a esse olhar patologizante, considerado reducionista, esse trabalho objetivou analisar longitudinalmente a aquisição da linguagem de uma criança com diagnóstico de síndrome autística, a partir de processos dialógicos e de uma abordagem discursiva, durante o período de dois anos e seis meses. O resultado de tal análise evidenciou que a criança sujeito desta pesquisa sempre esteve presente "na língua", e sua ecolalia é a evidência dessa presença. Seus gestos e sua fala, considerados em função de situações interativas estabelecidas com uma fonoaudióloga, permitiram acompanhar o seu processo de aquisição de linguagem, bem como a sua mudança como sujeito da linguagem, a qual é tomada como atividade constitutiva do sujeito e da própria linguagem.

    Resumo em Espanhol:

    El proceso de adquisición del lenguaje con autismo ha sido descrito en términos de deficits y analisados de manera individual. En la tentativa de contraponer esa mirada patologica, que nosotros consideramos reducionista, eso trabajo objetivó analisar longitudinalmente la adquisición del lenguaje de un niño con disgnóstico de síndrome autística, a partir de procesos dialógicos y de un abordaje discursivo, mientras el periodo de dos años y seis meses. El resultado de tal análisis evidenció que el niño, sujeto de esa pesquisa, siempre estuvo presente "en la lengua" y su escolalia es la evidencia de esa presencia. Los gestos y la elocución del niño, considerados en función de situaciones interactivas establecidas con un profesional, permitieron acompañar el proceso de adquisición del lenguaje del niño en cuestión, así como su cambio como sujeto del lenguaje, que es tomada como actividad constitutiva del sujeto y del propio lenguaje.

    Resumo em Inglês:

    The child's language acquisition process with autism has been described by deficits as well analysed in an individual way. Trying to oppose this pathological look, which we consider reductionist, this work objectified to analyse in a longitudinal way the acquisition process of the child with diagnosis of autistic syndrome, from a dialogical process and a discourse approach, during the period of two years and six months. The result of this atudy showed that the child, subject of this search, has always been present "in the language" and his involuntary repetition is the evidence of this presence. The gestures and speech of this typical child, according to situations considered interactive which were set with a professional, help to keep the track of the child's process of language acquisition as well as its change as the subject of language, which is taken as a constitutive activity of the subject and the language itself.
  • Revisão de literatura sobre a aplicação da entrevista motivacional breve em usuários nocivos e dependentes de álcool Artigos

    Sales, Cristiane Martins Baía; Figlie, Neliana Buzi

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os elementos necessários para a compreensão do uso da Entrevista Motivacional Breve em usuários nocivos e dependentes de álcool através de uma revisão da literatura sobre sua estrutura metodológica e efetividade. O edstudo inclui a revisão e discussão sobre o uso desta abordagem no Brasil. Foram selecionados 18 estudos internacionais e nacionais e seus resultados foram discutidos a partir da apresentação de duas tabelas com os principais resultados. A Entrevista Motivacional Breve consiste numa abordagem eficaz para usuários nocivos e dependentes de álcool; possui uma metodologia prática e objetiva, que permite ser ela aplicada por qualquer profissional treinado, podendo ser utilizada sozinha, acoplada a outras técnicas ou mesmo como prelúdio, preparando uma base motivacional para outros tratamentos. No Brasil m ais pesquisas são necessárias para que se encontrem meios eficientes, eficazes e de baixo custo para tratar indivíduos que se encontrem e qualquer dos diferentes estágios desta doença.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los elementos necesarios para la comprensión del uso de la Entrevista Motivacional Breve en usuarios nocivos y dependientes de Alcohol a través de una revisión de la literatura sobre la estructura de su metodología y efectividad. Este trabajo también incluye la revisión y discusión sobre el uso de este abordaje en Brasil. Fueron seleccionados 18 estudios internacionales y nacionales y sus resultados fueron discutidos a partir de la presentación de sus tablas con los principales resultados. La Entrevista Motivacional Breve consiste en un abordaje eficaz para usuarios nocivos y dependientes del alcohol, posee metodología práctica y objetiva que permite ser aplicada por cualquier profesional entrenado, podiendo ser utilizada sola, acoplada a otras técnicas o aun como preludio preparando una base motivacional para otros tratamientos. En Brasil más pesquisas son necesarias para que se encuentren medios eficientes, eficaces y de bajo costo para tratar a los individuos que se encuentran en los diferentes estadios de esta enfermedad.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the necessary elements for the understanding of the use of the Brief Motivational Interviewing (BMI) in harmful users and alcohol dependents, through a literature revision about its methodological and effectiveness structure. This essay also includes the revision and discussion about this approach use in Brazil. Eighteen national and international studies have been selected and their results have been discussed from the presentation of two tables with the main results. The BMI consists of an efficient approach for the harmful users and alcohol dependent. It has a practical and objective methodology that permits to be applied by any trained Professional and it can be used alone or with other technics, or even as an overture that prepares for a motivational basis for other treatments. In Brazil more researches are necessary in order to find efficient and low costs means to treat the patients who are in different stages of this disease.
  • O impacto psicológico de um acidente químico ambiental com óleo diesel Artigos

    Lino, Carina Rodrigues Garcia; Pacheco-Ferreira, Heloísa

    Resumo em Português:

    O acidente ocorrido em Porto das Caixas, Itaboraí/RJ, com o trem que descarrilou e despejou 60 mil litros de óleo diesel em uma região habitada, resultou em impacto ambiental e humano. O principal objetivo deste trabalho foi investigar o impacto psicológico que o acidente causou na população. A população estudada constituiu-se de 28 pessoas de ambos os sexos expostas ao óleo diesel, com idade entre 18 e 60 anos. O instrumento utilizado na investigação das estratégias de enfrentamento do estresse foi o Inventário de Estratégias de Coping. Foi observado que a estratégia mais utilizada foi fuga e esquiva e a menos utilizada foi a de confronto. O que se constata é que existiu um impacto psicossocial em função do acidente naquela comunidade e que danos oriundos de um evento estressor podem ser observados em momentos diferenciados e seus efeitos prejudiciais podem se estender ao ambiente e à saúde da população do entorno.

    Resumo em Espanhol:

    El accidente ocurrido en Porto das Caixas, Itaboraí/RJ, con el tren que descarrilló y despejó 60 mil litros de aceite diesel en una región habitada, resultó en impacto ambiental y humano. El principal objetivo de este trabajo fue investigar el impacto psicológico que el accidente causó en la población. La población estudada se constituyó de 28 personas de ambos los sexos expuestas al aceite diesel, con edad entre 18 y 60 años. El instrumento utilizado en la investigación de las estrategias de enfrentamiento del estrés fue el Inventario de Estrategias de Coping. Fue observado que la estrategia más utilizada fue la de huir y esquivar y la menos utilizada fue la de confrontar. El que se constata es que existió un impacto psicosocial en función del accidente en aquella comunidad y que daños oriundos de un evento estresor pueden ser observados en momentos diferenciados y sus efectos perjudiciales pueden estenderse al ambiente y a la salud de la población del entorno.

    Resumo em Inglês:

    The accident occurred in Porto das Caixas, Itaboraí/RJ with the train that derailed and poured 60 thousand litters of the diesel oil carried in a region, resulted in an environmental and human impact. The aim of this paper was to investigate the psychological impact that the accident caused in the displayed population. 28 people exposed to the diesel oil were investigated (men and women) , between 18 and 60 years. In the inquiry of the coping strategies was observed that the most used strategy was to escape and avoidance and the less most used was confrontation. What was evidenced is that a psychosocial impact caused by the environmental accident in that community existed and that deriving damages of a stressor event can be observed at different moments, being able to have the prolongation of its harmful effect to the environment and the health of the population around.
  • Desgaste psíquico y problemas de salud en estudiantes de psicologia Artigos

    Figueiredo-Ferraz, Hugo; Cardona, Sara; Gil-Monte, Pedro

    Resumo em Português:

    O objectivo deste estudo foi analisar os níveis de desgaste psíquico e desencanto em estudantes de Psicología, a sobrecarga e a sua relação com os problemas de saúde. Participaram 154 estudantes universitários de Psicologia do 3º (48%) e 4º (52%) anos. Desgaste psíquico e desencanto foram avaliados mediante o Questionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo, problemas de saúde mediante uma escala de onze itens e sobrecarga mediante um item. Os estudantes do quarto ano sentiam de maneira significativa maiores níveis de sobrecarga, desgaste psíquico e desencanto que os de terceiro ano.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue analizar los niveles de Desgaste psíquico y Desencanto en estudiantes de Psicología, la Sobrecarga y su relación con los Problemas de salud. Participaron 154 estudiantes universitarios de Psicología de 3º (48%) y 4º (52%) grado. Desgaste psíquico y Desencanto se evaluaron mediante el Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo, Problemas de salud mediante una escala de once ítems y Sobrecarga mediante un ítem. Los estudiantes de cuarto percibían significativamente mayores niveles de Sobrecarga, Desgaste psíquico y Desencanto que los de tercero.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the study was to examine the levels of Psychological Exhaustion and Disillusionment in students of Psychology, the work overload and its relationship with Disorders of Health. The research participants were 154 university students of Psychology from junior (48%) and senior. (52%). Psychological Exhaustion and Disillusionment were analysed with the Spanish Burnout Inventory (SBI), Disorders of Health with an eleven-item scale and Work overload with one item. The students from senior perceived higher Work overload, Psychological Exhaustion and Disillusionment than the students from junior.
  • Adulto sobrevivente de câncer infantil: uma revisão bibliográfica Artigos

    Teles, Shirley Santos; Valle, Elizabeth Ranier Martins do

    Resumo em Português:

    Este artigo caracteriza-se como estudo bibliográfico e objetivou investigar, na literatura científica do período de janeiro de 2000 a abril 2007, artigos que abordam a temática de adultos sobreviventes a câncer infantil, a fim de traçar um panorama do que está sendo pesquisado e publicado na área, verificando a existência de tendências e possíveis lacunas. A coleta de dados foi realizada através da busca eletrônica de artigos indexados nas bases de dados Lilacs, Dedalus/Sibi, Scielo, Medline, PsycInfo a partir das palavras: "adult and survivor and child and cancer". As 36 publicações trabalhadas delinearam-se em quatro enfoques: aspectos psicossociais, abrangendo estudos sobre qualidade de vida, estresse pós-traumático, sequelas psicológicas e hospitalizações psiquiátricas; saúde física/comprometimento físico; segunda neoplasia; e fertilidade e reprodução. A maioria dos artigos objetiva conhecer o funcionamento psicossocial do sobrevivente de câncer infantil. Percebe-se uma tendência apontando que os sobreviventes apresentam funcionamento psicossocial sem nenhum tipo de comprometimento.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo es caracterizado como estudio bibliográfico y objetivó investigar la literatura científica en el período de enero de 2000 a abril de 2007, artículos que tratan de la temática de adultos sobrevivientes de cáncer infantil, a fin de trazar un panorama de lo que está siendo investigado y publicado en el área, verificando la existencia de tendencias y posibles lagunas. La recolecta de datos fue realizada a través de la búsqueda electrónica de artículos indexados en las bases de datos Lilacs, Dedalus/Sibi, Scielo, Medline, PsycInfo, a partir de las palabras: "adult and survivor and child and cancer". Las 36 publicaciones trabajadas se delinearon en cinco enfoques: aspectos psicosociales, abarcando estudios sobre calidad de vida, estrés posttraumático, secuelas psicológicas, hospitalizaciones psiquiátricas; salud física/ comprometimiento físico; segunda neoplasía; fertilidad y reproducción. La mayoría de los artículos visa conocer el funcionamiento psicosocial del sobreviviente de cáncer infantil. Se percibe una cierta tendencia apuntando que los sobrevivientes presentan funcionamiento psicosocial sin comprometimiento.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a bibliographic review and aimed to search, in the scientific literature published between January 2000 and April 2007, articles on adult survivors of child cancer, in order to sketch a panorama of what is being published in the area, verifying the existence of tendencies and possible gaps. Data were collected through the electronic search of articles indexed in the databases Lilacs, Dedalus/Sibi, Scielo, Medline, PsycInfo, using the words: "adult and survivor and child and cancer". The 36 publications included were outlined in four focus areas: psychosocial aspects, covering research on quality of life, post-traumatic stress, psychological sequelae, psychiatric internments; physical health/physical problem; second tumor; fertility and reproduction. Most articles aim to get to know the psychosocial functioning of child cancer survivors. A certain trend is perceived, indicating that the survivors' psychosocial functioning is not affected.
  • Temporalidade e espacialidade na estrutura do self nas abordagens semiótica e dialógica Artigos

    Souza, Mariane Lima de; Gomes, William B.

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta uma análise comparativa e crítica de duas abordagens comunicacionais do fenômeno self: a teoria dialógica e a teoria semiótica. Argumenta-se que as diferenças de ênfase na dimensão espaçotemporal do self em cada teoria implicam duas epistemologias e ontologias distintas. As duas perspectivas trabalham com o signo, que é a percepção de sentido conversacional (ou dialógica) e a funcionalidade (ou pragmática) da expressão. A perspectiva semiótica volta-se para a funcionalidade do fenômeno e recorta um contexto de pesquisa inserido na psicologia dos processos básicos, apoiando-se em uma ontologia evolucionária do self como gerador de signos. A perspectiva dialógica volta-se para a aplicabilidade do conceito e recorta um contexto de pesquisa aplicada direcionada para a psicologia clínica e para as relações interpessoais, apoiando-se em uma ontologia metafórica e romântica e mais preocupada com o diálogo entre as posições do self.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio discute los acercamientos comunicativos en el fenómeno del self: la teoría semiótica y la teoría dialógica. Ambas perspectivas se analizan por separado y después se comparan. Se argumenta que las diferencias en la dimensión espacio-temporal del self en cada teoría impliquen en epistemologías y ontologías distintas. Aunque ambas perspectivas trabajan con el signo que es la percepción del sentido conversacional (o dialógico), y la funcionalidad (o pragmática) de la expresión, asunciones diferenciadas referentes a las influencias de la cultura determinan hogares diversos para ambas teorías. La perspectiva semiótica mira a la funcionalidad del fenómeno y fija un contexto de la investigación encajado en la psicología del proceso básico, apoyada en una ontología evolucionaria del self como generador de signos. La perspectiva dialógica mira a la aplicabilidad del concepto y fija un contexto aplicado a la investigación dirigido hacia la psicología clínica, apoyada en una ontología metaforica y romántica, más preocupada con el dialogo entre las posiciones del self.

    Resumo em Inglês:

    The main goal of this article is to introduce to a critical account of two communicative approaches on phenomenon of self: semiotic self and dialogical self theoretical frameworks. Both perspectives are analyzed separately and then compared. One argues that differences on space-temporal dimension of the self in each theory imply distinct epistemology and ontology. Although both perspectives work with the sign that is the conversational (or dialogical) perception of meaning, and the functionality (or pragmatics) of expression, different assumptions concerning the culture influences set different places for both theories. The semiotic perspective turns to the phenomenon's functionality and sets a research context embedded on psychology of basic process, supported by evolutionary ontology concerned to self as meaning creator. The dialogical perspective turns to the applicability of the concept and sets an applied research context directed towards clinical psychology and supported by metaphoric and romantic ontology concerned to dialogue among self positions.
  • O tempo vivido na perspectiva fenomenológica de Eugène Minkowski Artigos

    Costa, Virginia E. Suassuna Martins; Medeiros, Marcelo

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo abordar as concepções de tempo assimilado ao espaço e de tempo vivido, especificando seus elementos estruturais e os fenômenos a eles relacionados, com base na perspectiva de Eugène Minkowski. Para tal, evidencia algumas conceituações a respeito do tempo em Santo Agostinho e em Henry Bergson", assim com em alguns aspectos biográficos de Minkowski, que contribuíram para a compreensão a respeito do fenômeno tempo. Como meta, pretende oferecer subsídios para a reflexão dos profissionais de saúde no encontro clínico.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene el objetivo de tratar sobre los conceptos del tiempo asimilados al espacio y del tiempo vivido, especificando sus elementos estructurales y fenómenos relacionados, embasados en la perspectiva de Eugène Minkowski. Para esto, se evidencia algunos conceptos relacionados con el tiempo en Santo Agostinho y en Henry Bergson, así como los aspectos biográficos de Minkowski que han contribuido para entenderse sobre el fenómeno del tiempo. Como meta, este artículo se propone a ofrecer subsidios a la reflexión por los profesionales de salud en el encuentro clínico.

    Resumo em Inglês:

    This article has the objective to deal about the conceptions of time assimilated with the space and the lived time, specifying its structural elements and related phenomena, based on Eugène Minkowski's perspective. For this, it is evidenced some concepts related to time in Saint Augustin and in Henry Bergson, as well as some Minkowski's biographic aspects that have contributed for understanding about time's phenomenon. As a goal, this paper intends to offer subsidies for the reflection by health professionals on clinic meeting.
  • Cognição e emoção na dinâmica da dobra afetiva Artigos

    Rocha, Jerusa Machado; Kastrup, Virgínia

    Resumo em Português:

    Tradicionalmente, a psicologia tem considerado emoção e cognição como dois domínios separados, seguindo a tradição ocidental, que pensa a cognição como abstrata e desencarnada e a emoção como um fator predominantemente extracognitivo com base evolutiva. Este trabalho tem como objetivo repensar essa suposta separação e contribuir para o entendimento da produção conjunta da emoção e da cognição. Utilizamos como fundamentação teórica as ideias de Francisco Varela e Natalie Depraz sobre a dinâmica da dobra afetiva. De acordo com tal perspectiva, o eixo afetivo e pré-reflexivo se dobra ao constituir-se um segundo eixo, o qual se desdobra nas emoções e nos conteúdos cognitivos propriamente ditos. A emoção e o conteúdo cognitivo que a acompanha são atravessados por forças afetivas e o plano afetivo que atravessa o plano cognitivo-emotivo conecta cognição e emoção num coengendramento imanente.

    Resumo em Espanhol:

    Tradicionalmente la psicología considera emoción y cognición como dos domínios separados, siguiendo la tradición occidental que piensa la cognición como abstracta y desencarnada y la emoción como um factor predominantemente extra-cognitivo con una base evolutiva. Ese trabajo tiene como objetivo repensar supuesta separación y contribuir para el entendimiento de la produción conjunta de la emoción y de la cognición. Utilizamos como fundamentación teórica las ideas de Francisco Varela y Natalie Depraz sobre la dinámica de la dobla afectiva. De acuerdo con tal perspectiva, el eje afectivo y pre-reflexivo se dobla al constituirse un segundo eje, que se desdobla en las emociones y en los contenidos cognitivos propiamente dichos. La emoción y el contenido cognitivo que la acompaña son atravesadas por fuerzas afectivas. El plan afectivo que atraviesa el plan cognitivo y emotivo conecta la cognición y la emoción en un engendramiento conjunto inmanente.

    Resumo em Inglês:

    Psychology has traditionally taken emotion and cognition into consideration as two separate domains, giving continuity to the Western tradition, which thinks cognition as abstract and unfleshed; and emotion as a predominantly extra-cognitive factor with an evolutive basis. This paper aims at rethinking this supposed separation and contributes to the understanding of the production of emotion together with cognition. As our theoretical basis we picked Francisco Varela and Natalie Depraz' ideas about the dynamics of the affective folding. According to such perspective, the affective and pre-reflexive axis bends while constituting a second axis that unfolds itself into emotions and cognitive contents. Emotion and cognitive contents are intersected by affective forces. The affective plan, which crosses the cognitive-emotive one, connects cognition and emotion in an immanent co-engenderment.
  • Um olhar sobre o amor no ocidente Artigos

    Pretto, Zuleica; Maheirie, Kátia; Toneli, Maria Juracy Filgueiras

    Resumo em Português:

    Compreender a vivência amorosa como um acontecimento modificado conforme os diferentes arranjos históricos leva a considerar diferentes concepções de amor. Este artigo destaca concepções hegemônicas sobre o amor no Ocidente, desde os clássicos até a contemporaneidade, tendo como objetivo central investigar nas obras de Sartre e Beauvoir uma concepção acerca desse sentimento. Esta foi uma pesquisa de cunho bibliográfico cujas fontes utilizadas para estudo referem-se à literatura que retrata a historização do amor no Ocidente, bem como à análise de algumas obras de Sartre e Beauvoir. Como resultado, destaca-se a análise destes autores a respeito das diferentes concepções amorosas hegemônicas caracterizando-as como propiciadoras de experiências sadomasoquistas aos sujeitos, cerceadoras dos movimentos de objetivação e subjetivação de seus anseios. Por outro lado, pôde-se perceber a proposta dos autores de uma compreensão de amor e de relacionamento amoroso a partir de conceitos como projeto de ser, projeto comum, reciprocidade, comprometimento e liberdade.

    Resumo em Espanhol:

    Incluir la experiencia cariñosa como un acontecimiento modificado como las distintas disposiciones históricas, lleva a considerar distintas concepciones del amor. Este artículo traslada concepciones hegemónicas sobre el amor en el Ocidente, desde el clásico a contemporaneidad, teniendo yo como objetivo central investigar en las obras de Sartre y de Beauvoir una teoría existencialista correspondiente al amor. Ésta fue una investigación bibliográfica cuyas fuentes utilizadas para estudio se producen beneficio a literaturas que hacen el retrato de la historización del amor en el Ocidente, así como las obras de Sartre y de Beauvoir. Como resultados se traslada l'ana existencialista acerca de las distintas concepciones cariñosas hegemónicas caracterizando el como generadores de experiencias de los sado-masoquistas a los temas, no realizables. Por otra parte, podríamos percibir la propuesta de los autores para una comprensión del amor y de relaciones cariñosas a partir de conceptos del existencialismo como proyecto de ser, proyecto común, reciprocidad, compromiso y libertad>.

    Resumo em Inglês:

    To understand the loving experience as a modified event by the different historical arrangements, lead us to consider different conceptions of love. This article detaches hegemonic love conceptions at the Western society, since the classics until nowadays, having as central objective to investigate in the Sartre and Beauvoir's works an existencialist theory of love. This was a bibliographical research whose sources show a portrait of the history of the love at the Western, as well as the workmanships of Sartre and Beauvoir. As result we can to detach the existencialist analysis regarding the different hegemonic loving conceptions characterizing them as suppliers of experiences which can be called sado-masochists and not satisfactory. On the other hand, we could perceive the proposal of the authors for an understanding of love and loving relationship from concepts of the existencialism as project of being, common project, reciprocity, compromise and freedom.
  • A oficina terapêutica como intercessão em problemáticas de sujeitos constituídos por foraclusão Relatos De Experiência

    Hainz, Carine Goto; Costa-Rosa, Abílio

    Resumo em Português:

    O presente estudo é uma reflexão crítica sobre um estágio realizado para pensar o dispositivo Oficina na Atenção Psicossocial (CAPS), levantando, a partir da teoria psicanalítica lacaniana, questões que permitiram desenvolver um trabalho sobre o laço social de Lacan para refletir a posição de estagiários e usuários dentro da oficina e problematizar a melhor maneira de trabalhar quando tratamos de sujeitos constituídos pela foraclusão. A forma de trabalhar o sofrimento mental também é discutida a partir da clínica ampliada, que coloca a doença entre parênteses para enxergar o sujeito. A criação de uma oficina, destinada a sujeitos constituídos pela foraclusão, trabalha com a hipótese de reestruturação psíquica através da criação artística. Funcionaria como delírio para a saída do desmoronamento foraclusivo e na diminuição do gozoOutro. Considera-se a dimensão da enunciação, sempre atenta ao surgimento de significantes, com o objetivo de dar maior suporte aos usuários da instituição. O Dispositivo Oficina seria o lugar onde se realizaria esta importante forma de subjetivação.

    Resumo em Espanhol:

    La reflexión crítica sobre el Trabajo realizado cuestionando a partir de la teoría psicoanalítica de Lacan permitieron desarrollar un trabajo sobre el lazo social de Lacan para reflexionar la posición de aprendices y usuarios dentro del Taller y problematizar la mejor manera de trabajo cuando tratamos de sujetos constituidos por la desestimación. La forma de trabajar el sufrimiento mental también es discutida a partir de la Clínica Ampliada que se aisla la enfermidad para ver el sujeto. La creación de un nuevo taller se destinada a sujetos desestimados que trabaja la hipótesis de reestructuración psíquica por medio de la creación artística, que funciona como delirio para la salida del desmoronamiento de la desestimación y en la disminución del GoceOtro, teniendo en la dimensión de la enunciación atenta al aparecimiento de significantes con el objetivo de dar mayor apoyo a los usuarios de la instituición, utilizando el dispositivo "taller" como elemento importante de subjetivación

    Resumo em Inglês:

    The critical reflection about a training developed to think about the option Psychosocial Attention Workshop, raising questions from Lacanian Psychoanalytic Theory that have allowed to develop and to question the best way to work when we talk about individuals who are constituted by the foreclosure. The way of working the mental suffering is also argued from the amplified clinic , placing the disease in brackets to see through the individual. The creation of a new workshop, focused on individuals constituted by the foreclosure , develops the hypothesis of a psychic restructuring through artistic creation. It would work as a delusion to the exit of the foreclosured falling and the decreasing of the enjoymentOther, Thinking of the dimension of the enunciation, that is always attentive to the appearing of significant things , with the goal of giving a bigger support to the users of the institution. A Terapeutic Workshop would be the place to this important element of subjectivity.
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br