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Dialogicidade e narratividade em professores de excelência e sua relação com a aprendizagem

Resumo

Na presente pesquisa se estuda a dialogicidade e a narratividade do discurso instrucional de professores de excelência pedagógica na Região do Bío-Bío (Chile), com o objetivo de indagar o efeito destas na aprendizagem escolar de estudantes de educação de primeiro ao quarto ano do ensino básico. A amostra incluiu 459 estudantes e 15 docentes. Utilizaram-se medidas pré e pós rendimento acadêmico e provas de aprendizagem e memória para os estudantes, e a observação de aulas para as variáveis do docente a partir de um Modelo Linear Hierárquico. Os resultados deste estudo indicaram que as variáveis individuais explicavam em maior medida o rendimento acadêmico alcançado pelos alunos, entretanto, o discurso instrucional do professor e a forma de dialogar com seus alunos teriam um papel mediador nesta relação. Discute-se a respeito do poder da linguagem como instrumento didático do docente na sala de aula.

Palavras-chave:
Comunicação; Aprendizagem; Formação de Professores

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