Acessibilidade / Reportar erro

Eu gosto da escola: um estudo sobre o apego ao ambiente escolar

I like school: a study on the attachment to the school environment

Me gusta la escuela: un estudio sobre el apego al ambiente escolar

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar o nível de apego dos alunos ao ambiente escolar. Para tanto, adotou-se a perspectiva da relação pessoa-ambiente que busca contribuir para a vertente institucional da psicopedagogia. Participaram do estudo 200 alunos do ensino médio, com idade média de 15,15 (DP=0,98), igualmente distribuídos entre escolas públicas e privadas de uma capital nordestina. Estes responderam à Escala Apego ao Lugar, além de questões sociodemográficas. As análises indicaram que o nível de apego à escola foi considerável em relação ao esperado, evidenciando uma diferença significativa do nível de apego ao lugar em função do tipo de sistema de ensino (t(191) = -2,205; p≤0,03), com destaque para a escola privada (M= 3,36; DP= 0,603). Com base nesses resultados, foi possível discutir a necessidade de desenvolver estratégias voltadas para promoção de identidade com a escola, percepção da escola como comunidade e atitudes positivas frente à escola.

Palavras-chave:
Comportamento de apego; ambiente escolar; estudantes

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br