Acessibilidade / Reportar erro

Impacto do treino em habilidades de consciência fonológica na escrita de pré-escolares

The impact of training on phonological awareness skills in writing preschoolers

Impacto del entreno en habilidades de consciencia fonológica en la escritura de pre-escolares

Resumo

Pesquisas recentes demonstram que aprender a ler e escrever em uma língua alfabética exige a compreensão da relação entre fonemas e grafemas, o que requer habilidades de segmentação da fala, isto é, consciência fonológica, sendo que tais habilidades têm se mostrado altamente correlacionadas à aprendizagem da língua escrita. Nesta pesquisa tivemos como objetivo avaliar os efeitos de um programa de intervenção em consciência fonológica sobre o desempenho em tarefas de escrita em 15 pré-escolares, os quais foram submetidos a provas de consciência fonológica, conhecimento de letras e escrita de palavras antes e após a intervenção. Os resultados sugerem um efeito positivo da intervenção tanto no desenvolvimento das habilidades metafonológicas, quanto nas habilidades de escrita dos participantes. Discute-se a importância da incorporação de atividades visando ao desenvolvimento da consciência fonológica na Educação Infantil, a fim de favorecer a aprendizagem da língua escrita.

Palavras - chave:
consciência fonológica; alfabetização; pré-escolares

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br