Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento motor e autoconceito de escolares com transtorno do desenvolvimento da coordenação

Motor development and self-concept of children with Developmental Coordination Disorder

Desarrollo motor y auto concepto de escolares con trastorno del desarrollo de la coordinación

Resumo

Verificou-se a influência de um programa de intervenção motora no desenvolvimento motor e autoconceito de escolares com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Participaram do programa de intervenção de 16 semanas,12 crianças com idades de 10 anos (± 6 meses), divididas em dois grupos;sete escolares com indicativo TDC (GT) e cinco escolares com risco para TDC (GR). Utilizou-se a bateria motora MABC-2 (Henderson, Sugden, & Barnett, 2007Henderson, S. E., Sugden, D. A., & Barnett, A. (2007). Movement Assessment Battery for Children 2 - MABC2. London.) e a Escala de Auto-percepção para Crianças (Harter, 1982Harter, S. (1982). The Perceived Competence Scale for Children. Child Development, 53 (1), 87-97.). Para analisar os efeitos da intervenção, utilizou-se o teste de Wilcoxon, o nível de significância foi de p>0,05. O programa se mostrou efetivo quando observado o TDC proporcionando influência positiva e significante nos valores das pontuações totais, pontuação padrão e percentis do Teste MABC-2. Entretanto, para o autoconceito essa efetividade não foi totalmente confirmada.

Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil; criança; autoconceito

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br