Acessibilidade / Reportar erro

A promoção da atividade de estudo: repercussões para a organização do ensino

The promotion of the study activity: repercussions for the organization of education

Promoción de la actividad de estudio: repercusiones para la organización de la enseñanza

Resumo

Com o intuito de contribuir para os debates relacionados à organização do ensino no contexto do ensino fundamental, este artigo apresenta uma análise teórica a respeito da atividade de estudo com vistas a nortear tanto a atividade de ensino como a intervenção do psicólogo escolar neste nível de ensino. A pertinência dessa discussão está vinculada à tese que a Educação deve assumir como um de seus princípios orientadores a promoção da atividade principal de cada período de vida dos estudantes. Esta tese baseia-se na concepção de que a atividade principal é aquela que possibilita as mudanças psicológicas essenciais na personalidade do sujeito em determinado período de sua vida e que, portanto, deve ser entendida como um critério para a organização de um ensino escolar que se aproxime de uma perspectiva humanizadora e emancipatória, pois passa a considerar as especificidades e necessidades de cada período do desenvolvimento humano como um dos fios condutores de suas ações.

Palavras-chave:
Psicologia escolar; Psicologia Histórico-Cultural; Atividade Pedagógica

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br