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Diferenças no envolvimento em tarefas escolares dependendo do desempenho acadêmico

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi verificar se existem diferenças no envolvimento em tarefas escolares dependendo dos diferentes níveis de desempenho acadêmico dos alunos. Devido ao possível efeito que gênero, curso e motivação intrínseca podem ter, seus efeitos foram controlados incorporando-os como covariáveis ​​no design. A amostra é integrada por 388 alunos do Ensino Secundário de centros públicos da Corunha (Espanha). Os resultados indicam que, como os níveis de desempenho acadêmico dos estudantes são maiores, há um aumento progressivo na quantidade de tarefas desempenhadas e no uso do tempo. Além disso, outro resultado marcante é que, de acordo com os alunos que estão avançando, naturalmente, o número de deveres feitos daqueles prescritos pelo professor diminui e também o uso que eles fazem do tempo que dedicam a eles. Tudo isso deve ser levado em consideração para a prática educacional: uma maior motivação intrínseca implicará em uma melhor gestão do tempo, maior quantidade de tarefas realizadas e, consequentemente, melhor desempenho acadêmico.

Palavras-chave:
Lição de casa; desempenho acadêmico; ensino médio

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