Acessibilidade / Reportar erro

Altas habilidades/superdotação: o que dizem as pesquisas sobre estas crianças invisíveis?

High skills / giftedness: what do the research on these invisible children say?

Altas habilidades/superdotación: ¿lo qué dicen las investigaciones sobre estos niños invisibles?

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as teses e dissertações brasileiras, no período de 2005 a 2014Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações {BDTD} (s.d.). Banco de Teses e Dissertações Recuperado: 11 dez. 2014. Disponível: Disponível: http://bdtd.ibict.br/ .
http://bdtd.ibict.br/...
, que abordam a temática da identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação. Realizamos um levantamento junto ao Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, à Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, à Plataforma Sucupira e aos principais Programas de Pós-Graduação com produção na área da Educação Especial no Brasil. Os descritores utilizados foram Identificação, Altas Habilidades, Superdotação, Precocidade, Talento e Dotação. Ao analisar os resultados constatamos que 20% do total de publicações abordam a temática da identificação, sendo 2012 o ano com maior número de publicações. Em relação ao local e tipo de publicações, destacam-se as dissertações e a Universidade Federal de São Carlos. Quanto à categorização das pesquisas, destacamos a identificação de estudantes em contextos específicos, públicos específicos e elaboração de instrumentos de identificação.

Palavras-chave:
Superdotados; pesquisa científica; identificação.

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br