Acessibilidade / Reportar erro

Crenças de diretores escolares: implicações na liderança pedagógica

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em revelar as crenças que possuem os líderes escolares sobre projeto de ensino, processo de aprendizagem e avaliação, segundo o enfoque pedagógico por transmissão ou construção. O trabalho se subscreve à investigação educativa. Participam 10 diretores que lideram centros educativos de educação primária e secundária da região da Araucanía, Chile. Para recolher as informações, se aplica um questionário de escala tipo Likert e se realiza um grupo de discussão entre os participantes. Os resultados quantitativos refletem que coexistem crenças híbridas no pensamento dos diretores desde os enfoques pedagógicos por transmissão e construção. No entanto, ao analisar o conteúdo discursivo, emergem as crenças por transmissão. Em conclusão, prevalecem as crenças com enfoque pedagógico por transmissão que subjaz à tomada de decisão destes líderes. Surge a necessidade de uma formação diretiva centrada na liderança pedagógica que tencione e reconstrua as crenças de diretores escolares.

Palavras-chave:
Crenças pedagógicas; processo pedagógico; liderança pedagógica

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br