Acessibilidade / Reportar erro

CORTINA LITERÁRIA: UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO

Cortina literaria: una producción artístico-literaria en la Enseñanza Secundaria

RESUMO

Com o objetivo de articular a literatura e o audiovisual no processo ensino-aprendizagem, além de aprimorar a atividade expressiva, tendo em vista o desenvolvimento da imaginação e da criticidade, foi ministrada uma disciplina eletiva a alunos do Ensino Médio Integral de uma escola pública do estado de São Paulo. Na primeira parte da eletiva, foram selecionadas, lidas e discutidas obras literárias. Na segunda parte, os alunos realizaram atividades expressivas artísticas em tecidos para exteriorizar as emoções e os sentimentos desencadeados pela leitura e discussão da obra. Como resultado, além da materialização de uma cortina que foi instalada no auditório da escola, identificou-se o desenvolvimento de habilidades interpessoais, o interesse pela leitura, a aproximação professor-aluno e a ampliação da capacidade sensível.

Palavras-chave:
Arte; literatura; desenvolvimento humano

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br