Acessibilidade / Reportar erro

Clima Áulico na escola secundária da cidade de Mar del Plata

RESUMO

O presente estudo analisa o Clima Áulico em instituições educativas de nível secundário da cidade de Mar del Plata. A mostra foi formada por 40 grupos Áulicos de nível secundário básico de quatro instituições educativas da cidade de Mar del Plata (998 estudantes, 37 docentes e 39 preceptores). Para avaliar o Clima Áulico utilizou-se a Escala de Clima Social Escolar (Classroom Environment Scale, CES) desenvolvida por Moos e Tricket. Os resultados mostram um Clima Áulico medianamente favorável. Apresentam-se os pontos fortes e os pontos fracos, assim também como as diferenças entre docentes, preceptores e estudantes. Ressalta-se a importância do rol dos preceptores nas instituições educativas. Espera-se que os resultados possibilitem futuras linhas de pesquisa no desenho de programas de intervenção educativa que favoreçam um Clima Áulico positivo.

Palavras-Chave:
ambiente da sala da aula; escolas de ensino médio; psicologia escolar

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br