Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação Qualitativa de um Sistema de Monitoração da Convivência Escolar

Resumo

No marco de um projeto para a concepção, desenvolvimento e validação de um sistema de monitoração da convivência escolar, o presente estudo avalia tal sistema a partir dos significados construídos por seus usuários, com o fim de melhorar ações futuras. Foram realizadas 17 entrevistas grupais em15 escolas, mais uma entrevista em profundidade à Coordenadora Comunal de Convivência Escolar. Resultados: As escolas participantes relatam que o sistema de monitoração destaca pela entrega de informação válida, pois permite a tomada de decisões baseadas em evidência logrando problematizar a olhada que as escolas têm de si mesmas. Discussões: As escolas colocam no centro da melhora escolar a própria escola e destacam que a efetividade só é possível se a priorização de necessidades surge do próprio colégio.

Palavras-chave:
Avaliação; violência; ambiente escolar

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br